Saiba como prevenir lesões no ciclismo – Bike Fit

Saiba como prevenir lesões no ciclismo – Bike Fit

Casar ou comprar uma bicicleta ? Porque não os dois? Mas… para comprar uma bicicleta e não ter dor de cabeça por ter escolhido uma bike fora do seu tamanho é importante checar algumas etapas. Afinal, a Bike vem para trazer alegrias, assim como em um casamento rsrs. No ciclismo, a bicicleta e o ciclista devem formar um par, a ideia é funcionar em plena harmonia, pois uma parte depende da outra, enfim, como uma relação deveria ser, um casamento perfeito ou algo próximo disso.

Outro ponto importante: se você já tem uma magrela em casa e quer melhor a sua postura, ou acha que precisa de novos componentes como: mesa – avanço, pedivela, guidão, selim, etc, procure realizar uma avaliação de Bike Fit com um profissional físico direcionado ao ciclismo. Ninguém quer pedalar 10km e já ter dor no cotovelo, quadril, punho, dormência nas mãos… Ter uma Biomecânica alinhada é tão importante quanto escolher o seu futuro foguete de duas rodas.

Bike na Troca: sua bike usada como forma de pagamento por uma nova ou seminova

Confira alguns benefícios em realizar um bom Bike Fit:

  • Melhor desempenho, pelo fato do desenvolvimento da biomecânica;
  • Maior conforto ao pedalar, tornando o treino mais prazeroso
  • Ajuda na melhora de dores e lesões resultantes do pedal

Independentemente do intuito do praticante, seja a o pedal recreativo ou mais longos e frequentes focados em competição, as forças transmitidas para as articulações durante o ciclismo estão intimamente relacionadas a ajustes que são feitos em uma consulta com um “Fitter”: altura do canote, inclinação do selim, angulação e comprimento da mesa / avanço, ajustes na pressão do pedal clip, e  taco da sapatilha, entre muitos outros.

Além da prevenção de lesão e uma maior sensação de conforto, o Bike Fit também permite que o atleta pedale de forma mais eficiente, gerando maior potência e melhorando a sua performance.

O Bike Fit deve ser realizado por um especialista e, eventualmente, revisado de forma anual ou a depender do volume de treino, pois a flexibilidade do atleta também pode variar ao longo do tempo.

Veja também: