Whey Protein: o que é, como tomar e para que serve

Whey Protein: o que é, como tomar e para que serve

Whey Protein é frequentemente consumido por esportistas para o ganho de massa muscular e recuperação dos músculos após uma sessão de exercícios. Porém, o alimento também tem outros benefícios

Nossa parceira e nutricionista, Liane Schwarz, que também é triatleta, vai explicar o que é o Whey Protein, para que serve e como tomar.

O que é Whey Protein

O Whey Protein é um suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite. O seu uso mais popular é para a recuperação e ganho de massa muscular, entretanto, estudos comprovam e mesmo na minha prática clínica, eu observo benefícios à imunidade, aumento da saciedade, de forma indireta o aumento do metabolismo basal e até um importante melhora na resistência a insulina (resultando no aumento de açúcar no sangue).

Opinião da Nutricionista

Não considero em hipótese alguma um suplemento fundamental. Para se ter uma ideia, em um scoop (colher com medidor que vem dentro das embalagens de whey protein) costuma ter aproximadamente 25g de proteínas. Essa quantidade encontramos em 100g de peito de frango, em uma lata de atum ou também em 4 claras de ovos. Mas, além das vantagens citadas acima, outro ponto importante na utilização do whey protein é a sua praticidade e a alta digestibilidade

Liane Schwarz – CRN 37100

Praticidade

Após um treino (pedal, corrida, musculação, etc) quando o ideal e prescrito pelo nutricionista é ingerir uma quantidade de proteína, o suplemento whey protein pode ser levado em qualquer lugar (ponto positivo!). Basta colocar a quantidade recomendada do pó em uma garrafinha e adicionar água (ou sua bebida de preferência) quando for ingerir.

Alta digestibilidade

O whey protein tem fácil absorção. Mais um ponto positivo para o suplemento! Ele costuma ser um boa pedida, em especial quando sentimos uma considerável perda de apetite (inapetente) após um treino. *Opinião aqui do editor de conteúdo da Semexe: eu sempre prefiro tomar whey protein (quando tenho acesso a este) após realizar uma atividade física, seja o meu treino com a bike, um treino de corrida ou após a musculação. Não gosto de ingerir sólidos após um desgastante treino.

Como tomar whey protein

Existe uma “janela” de melhor aproveitamento de nutrientes, cerca de até 1h após o treino  – com finalidade de recuperação muscular, reposição de glicogêncio, manutenção de imunidade. Mas muitos atletas não sentem vontade alguma em comer nesse período. Então o Whey protein “cairá” muito bem. Mesmo as bebidas Recovery – 4:1 têm whey protein em sua formulação original.

Em nosso próximo texto vamos conhecer os tipos de Whey Protein que você pode encontrar para consumir: Concentrado, Isolado e o Hidrolozado.

Veja também:

8 comentários sobre “Whey Protein: o que é, como tomar e para que serve

  1. Pingback: superkaya88
  2. Pingback: naza24
  3. Pingback: basics

Comentários estão encerrado.