5 dicas e upgrades para deixar sua Bike de Estrada veloz!

5 dicas e upgrades para deixar sua Bike de Estrada veloz!

Texto em parceria com o Especialista Semexe, Douglas Soares Pontes.

Primeiramente, sabemos que comprar uma bike nova às vezes não é possível por questões econômicas para muitos ciclistas. Outras vezes não vale o investimento de uma bike nova se você já tem um excelente quadro, por exemplo. Então, porque não realizar alguns upgrades para transformar sua magrela em um foguete? Vamos te mostrar 5 maneiras de deixar sua bike mais rápida sem precisar gastar o famoso “Olho da cara”. Separamos excelentes upgrades para você!

Claro, deixar uma Bike de Estrada mais rápida e consequentemente mais leve, também é relativo. Caso o ciclista tenha uma bicicleta com pouco peso, 7kg, por exemplo, baixar ainda mais esse número certamente terá um alto custo. Isso se deve a relação: quanto mais leve e de maior qualidade o componente, maior será o custo. Uma bicicleta com 7Kg provavelmente já possui diversos componentes de carbono de baixo peso e alta qualidade, tornando ainda mais complexo e caro a busca por componentes superiores. Nessa situação também é recomendado que o atleta busque aprimorar o seu treinamento em cima e fora da bike e que tenha uma dieta acompanhada por um nutricionista para atingir uma maior performance.

Como deixar sua Bike de Estrada mais rápida e leve, com baixo custo:

1. Cuidados básicos de limpeza e lubrificação

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. No caso da limpeza e lubrificação de componentes, os ganhos não são somente relacionados à preservação e maior vida útil, mas também podem manter/deixar sua bicicleta mais rápida. Isso ocorre devido a bicicleta utilizar sistemas mecânicos (como corrente, catraca/cassete, coroa, cubos, etc) para transformar a potência aplicada ao pedal, em velocidade para deslocamento, e muito dessa potência, pode ser “desperdiçada” no meio do caminho com o acúmulo de sujeira em diversos componentes. Exemplo: com uma corrente seca e também muito suja você pode ter mais atrito entre os componentes e isso aumentará o desgaste das peças, o que deixará consequentemente sua bike mais “travada e pesada” para pedalar.

Conclusão: Sempre tenha os componentes mecânicos da sua bicicleta limpos e lubrificados. Confira alguns produtos que você encontra na Semexe que vão auxiliar você nessa tarefa simples. Afinal, precisamos ter zelo com nossas magrelas.

2. Eficiência mecânica

Já que citamos a importância dos cuidados com a relação da bike, nada mais justo que citar o componente principal para determinar a velocidade de uma bicicleta. É claro que estamos falando da propulsão humana, gerada por vários músculos durante o movimento de pedalar.

O ponto principal neste assunto é quando o ciclista está com uma postura errada, principalmente ocasionada por um ajuste inadequado da bicicleta. Dessa maneira, não conseguimos ser eficientes para gerar potência para movimentar os pedais, e pior ainda quando uma postura errada proporciona dor ou desconforto para o ciclista. Não adiante ter uma super bike leve e com componentes de primeira se a sua postura em cima da bicicleta está errada. A prática do esporte fica comprometida.

Opinião Semexe: invista em um Bike Fit! Este é um excelente upgrade para você! Aqui teremos o casamento perfeito entre bike e ciclista, e ainda por cima ajudando a previnir lesões a longo prazo! Com o Bike Fit, um profissional especializado em biomecânica irá ajustar as medidas da bike após uma série de análises do corpo do ciclista e também dos objetivos específicos de cada atleta.

3. Pneu

Quer um belo upgrade de pneus: Pode comprar com segurança o  Pneu Michelin 700X25 Power Time Trial Racing

Todos sabemos que mais cedo ou tarde teremos que trocar os pneus das “magrelas”, e são esses “sapatos”, os responsáveis pelo contato direto com o solo.

O contato entre o pneu e o asfalto determina muito a velocidade de uma bicicleta, para vários tipos de bicicleta existem diversos tipos de pneus com propostas diferentes; velocidade (pneus lisos), tração (com cravos, ranhuras ou ondulações) e pneus com borrachas mais firmes e espessas (como um pneu maciço). Dentro dessas categorias temos muitas sub divisões com diferentes tipos de materiais e tamanhos. Então, vale uma atenção especial na hora da escolha do novo pneu, ou até caso deseje fazer um upgrade buscando deixar a bike mais rápida.

Upgrade de pneu que fala? Separamos alguns modelos que vão fazer sua bike rodar bem mais veloz!

4. Watts por kilo, o quanto o peso faz diferença

Guidão e toda linha de componentes da Shimano você encontra na Semexe

Certamente, caso você seja um entusiasta do ciclismo de estrada, você já ouviu falar no termo, Watts por kilo, que nada mais é que uma divisão da potência produzida pelo ciclista pelo seu peso corporal.

Mas quando pensamos que o ciclista está produzindo potência para movimentar uma bicicleta, lembramos então a importância do peso do seu equipamento. Simples: quanto mais leve, maior será a velocidade com a mesma potencia aplicada nos pedais.

Neste assunto o investimento pode até ser baixo caso o ciclista encontre alguma oportunidade, mas a regra é que quanto mais leve, maiores serão os valores dos componentes. Aqui o céu é o limite! Afinal, cada grama conta. Ou melhor, cada grama custa!

Mas, se pensarmos de maneira prática, algumas alterações como trocar as rodas, mesa ou avanço, guidão, canote, pneus (olha eles de novo por aqui), e suspensão (para a galera do MTB), por opções de composição mais leve, pode ser de grande ajuda para reduzir gramas e até quilogramas. Certamente esses upgrades de componentes mais leves irão fazer a diferença no seu pedal (principalmente naquela subida), e no seu bolso. Ter paciência e realizar boas pesquisas é fundamental para não entrar em uma roubada ou gastar mais do que você poderia.

Que tal um upgrade de Guidão, Canote ou pedal?

5. Rodas

Que tal um par de rodas Rodas Mavic Aksium Elite Evo? Aqui o Upgrade será no peso, aerodinâmica e na estética.

Sim, boas rodas não são importantes apenas pelo fator peso, mas também pela sua rigidez (que proporciona ganhos de velocidade), pelos seus componentes (como cubos, que podem ser mais eficientes), além da questão aerodinâmica principalmente estudada no Ciclismo de Estrada e Triathlon.

Os ganhos com a aerodinâmica são obtidos por meio de rodas com perfis de aro mais altos, além disso, o formato da folha do aro pode trazer ganhos, como exemplo as rodas patenteadas pela marca Zipp, que possuem formas que propiciam um ganho aerodinâmico na borda do aro.

O tipo do raio da roda, também pode trazer ganhos aerodinâmicos e de resistência. Um fato curioso é que rodas com bordas maiores trazem ganhos aerodinâmicos, porém quanto maior a borda, mais pesado é a roda, aí entramos em uma discussão muito comum entre ciclistas: querem ter o melhor dos dois. E para se ter ambos benefícios, o investimento pode ser mais alto.

Mas é possível sim, encontrar boas opções de um bom par de rodas relativamente leves com um bom custo benefício. E claro, que agreguem um pouco dos dois lados e proporcione uma experiência excepcional com o ciclistas, sem ter que trocar a bicicleta. As rodas são disparado o investimento mais caro dos itens aqui listados. Entretanto, também geram um grande ganho. Caso a sua bike já possua bons componentes e você não pense em trocá-la em breve, as rodas são alternativas para transformar sua bicicleta em um Foguete com duas rodas!

Por último, um bom pedal para você e sempre lembre de usar capacete! Qualquer dúvida sobre upgrades, entre em contato com um Especialista Semexe

Separamos algumas rodas para um super upgrade na sua bike!

De um upgrade na sua leitura sobre bicicletas: