Copa do Mundo de MTB em Mairiporã – XCC Sub 23 e Elite

Copa do Mundo de MTB em Mairiporã – XCC Sub 23 e Elite

Resumo Sub 23:

Na emocionante abertura da Copa do Mundo de MTB em Mairiporã, com 40 participantes vindos de 19 países diferentes, o ciclista norte-americano Riley Amos, representando a equipe Trek-Pirelli, dominou a prova de XCC da categoria sub-23 nesta sexta-feira (12 de abril), mostrando um desempenho impressionante, estando no bloco da frente a todo momento, e cruzando a linha de chegada com uma vantagem de 2 segundos sobre o segundo colocado.

© WHOOP UCI Mountain Bike World Series / Marcelo Machado de Melo


O suíço Dario Lillo, da equipe Giant, alcançou a segunda posição, seguido de perto pelo norueguês Sondre Rokke, ambos compartilhando o mesmo tempo, apenas dois segundos atrás do líder.

Entre os brasileiros, Alex Malacarne, da equipe Trinity Racing, foi o destaque ao alcançar a oitava posição, apenas 8 segundos atrás de Riley.

Alex com esse feito conseguiu a qualificação para largar na primeira fila no XCO na tarde do dia 13, o que é uma grande vantagem. Enquanto isso, Cainã Oliveira, competindo pela equipe Caloi Henrique Avancini Racing, terminou na 29ª colocação, a 38 segundos do líder.

Na categoria feminina da sub-23, a competição contou com a participação de 31 atletas representando 14 países distintos. O início da prova viu a portuguesa Ana Santos assumir a liderança nas três primeiras voltas, demonstrando uma performance impressionante. No entanto, não se esperava uma fortíssima Kira Bohm, da equipe Cube, que abriu 17 segundos em uma prova extremamente rápida, e conquistou a primeira posição.

Kira Bohm tranquila ao cruzar a linha de chegada com uma boa vantagem.
© WHOOP UCI Mountain Bike World Series / Marcelo Machado de Melo

Na disputa acirrada pela segunda colocação, tivemos uma disputa entre duas norte-americanas, Madigan Munro, representando a equipe Trek, chegando apenas 17 segundos após a vencedora. Logo atrás, Sofia Wait, da equipe BJ-Coloma, assegurou o terceiro lugar.
Ainda na disputa pelo pódio, vale destaque a brasileira Giuliana Morgen (Giugiu), da equipe Trek Future Racing, que fez uma grande prova e finalizou na quarta posição, chegando 20 segundos após a líder.
Sabrina Oliveira, representando a Caloi Henrique Avancini Racing, garantiu o 14º lugar, completando a prova com uma diferença de 1 minuto e 1 segundo.
Confira todas as brasileiras abaixo:

Resumo Elite:

Já na Elite masculina o neozelandês Samuel Gaze, representando a equipe Alpecin-Deceuninck, conquistou a vitória na prova de short track realizada neste sábado (13 de abril) em Mairiporã (SP), na etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB. Gaze, que é o atual campeão mundial da modalidade XCC, demonstrou sua habilidade ao permanecer constantemente bem colocado no pelotão e terminou por cruzar a linha de chegada em primeiro.

No sprint final, o vencedor superou o alemão Luca Schwarzbauer, da equipe Canyon, que é conhecido por ter um excelente Sprint, mas que hoje não foi o suficiente para vencer Gaze em um dia inspirado. Luca inclusive fez um gesto de aceno em comprimento a disputa com Gaze, ao cruzar a linha de chegada. Ambos utilizam bikes da marca Canyon.

Chegada Elite Masculina no XCC
©️ WHOOP UCI Mountain Bike World Series – Foto: laura Cueto

Já o chileno Martin Vidaurre, da Specialized, grande conhecido dos brasileiros pelas disputas em provas na América do Sul, completou o pódio na terceira colocação.

Entre os brasileiros, a melhor colocação foi de Ulan Galinski, representando a equipe Caloi-Henrique Avancini, que terminou na 27ª posição, a apenas 21 segundos de Gaze. José Gabriel, da equipe Squadra Oggi, por sua vez, concluiu a corrida na 38ª colocação.

Vale nota quem vários brasileiros ficaram de fora do XCC, por conta do limite máximo de 40 atletas, definidos pelos pontos UCI, porém para o domingo teremos um XCO recheado de brazucas.

No feminino, a vitória foi da britânica Evie Richards, representando a equipe Trek-Pirelli. Na segunda colocação, ficou a australiana Rebecca Henderson, da equipe Primaflor-Mondraker, a apenas 7 segundos da líder. Enquanto isso, a suíça Alessandra Keller garantiu o lugar no pódio, terminando na terceira colocação, com uma diferença de 9 segundos para a vencedora.

A prova feminina foi marcada pela imposição de um alto ritmo fazendo vários blocos surgirem, ao final as três primeira chegaram com um gap considerável.

Chegada Elite Feminina no XCC – Evie Richards escapada do bloco
©️ WHOOP UCI Mountain Bike World Series – Foto: laura Cueto

Entre as competidoras brasileiras, a melhor colocada foi Karen Olímpio, da equipe Audax, que alcançou a 32ª posição na classificação geral. Enquanto isso, Raiza Goulão, representando a Esquadra Oggi, finalizou na 40ª posição.

Próximas provas e onde assistir:

A Copa do Mundo de MTB em Mairiporã, continua nesse domingo. O canal da WHOOP UCI no YouTube irá fazer a transmissão da Sub23 e o canal da TNT no YouTube transmitira a prova da Elite. E caso queira ver de perto, não deixe de visitar a @arena_imtb para viver de perto toda a emoção do evento!

2 comentários sobre “Copa do Mundo de MTB em Mairiporã – XCC Sub 23 e Elite

Comentários estão encerrado.