Copa do Mundo de MTB Mairiporã – XCO tem disputa eletrizante

Copa do Mundo de MTB Mairiporã – XCO tem disputa eletrizante

Blevins vence na Elite masculina

Se o XCC já mostrava que na Elite masculina teríamos disputas acirradas para o XCO, no domingo o show de rodas foi concretizado e a historia escrita na Copa do Mundo de MTB Mairiporã!

Desde as primeiras voltas, já era evidente que teríamos uma batalha acirrada entre um grupo relativamente grande de competidores, prometendo um dia de disputa em aberto. O grande favorito Nino Schurter, que enfrentou uma conjuntivite ao longo da semana, não teve um desempenho favorável, ficando para trás do bloco principal antes mesmo da metade da prova. Outro que não parecia estar tendo um bom dia foi o líder do ranking mundial, Mathias Flückiger.

Enquanto isso, no grupo da frente, destacava-se o agressivo Martín Vidaurre, o chileno que conhece bem a pista em Mairiporã, e se destaca pela sua pilotagem técnica, principalmente devido ao seu histórico em participações em provas na pista brasileira. Outro destaque fica a Joshua Dubau e Filippo Colombo, que movimentaram a frente da prova.

Além de um grupo de atletas resilientes, como Victor Koretzky, Filippo Colombo, Jordan Sarrou, Samuel Gaze e Christopher Blevins, que trocaram ataques e lideraram a prova em vários momentos, taticamente a equipe Specialized Racing tinha uma vantagem considerável. Com três atletas posicionados na frente e em um dia de grande desempenho, bastaria um pouco de coordenação entre eles para que um se destacasse.

Mas assim como no XCC, não se pode conter 3 campeões brigando por uma vitória, em alguns momentos a equipe trabalhava perfeitamente, em outros vimos cenas onde Koretzky fechava os gaps abertos por Vidaurre, sobre tudo nas duas ultimas voltas.

Ao final, um feroz Christopher Blevins, conhecido por sua explosão e inclusive ex-campeão mundial de XCC em 2021, mostrou sua força. Blevins, que em alguns momentos esteve na parte de trás do grupo, conseguiu abrir uma vantagem significativa para cruzar a linha de chegada com tranquilidade.

©️ WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Ao final tivemos:
1° Christopher BLEVINS – SPECIALIZED FACTORY RACING
2° Victor KORETZKY – SPECIALIZED FACTORY RACING
3° Filippo COLOMBO – SCOTT-SRAM MTB RACING TEAM
4° SARROU Jordan – TEAM BMC
5° Martin VIDAURRE – SPECIALIZED FACTORY RACING

Resultados da Elite masculina:

Ulan e a historia Brasileira na Copa do Mundo

Após os feitos de Henrique Avancini, muitos se perguntavam se teríamos outro grande protagonista entre os ciclistas brasileiros na Copa do Mundo. O efeito Avancini que movimentou o MTB de rendimento até então, ajudou a profissionalizar o esporte no Brasil, e já revelamos alguns talentos. Mas no domingo dia 15, tivemos a um grande aceno de quem deve ser um dos novos protagonistas.

Ulan Galinski, da Equipe Caloi Henrique Avancini Racing, conquistou um lugar entre os 20 melhores, um feito alcançado anteriormente por um brasileiro em uma Copa do Mundo de XCO, somente por Avancini. Anteriormente, o melhor resultado de Ulan tinha sido a 31ª colocação em uma prova de XCO de Copa do Mundo.

Ulan, que lidera a disputa para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, já tinha demonstrado sua habilidade no sábado ao terminar a prova do Short Track na 27ª colocação. Ele foi o melhor brasileiro nas duas principais provas masculinas disputadas em Mairiporã, XCC e XCO.

Crédito – @alemaosilvafoto

Na Elite feminina Jenny Rissveds mostra que tem uma conexão com o Brasil

Depois de sua vitória no XCC, Evie Richards conquistou a vantagem de largar na primeira linha e ditar o ritmo assim que a bandeira caiu. Desde o início, ela pressionou suas adversárias e conseguiu selecionar o grupo da frente, que incluía Batten, Rissveds e Kate Courtney.

Até a quarta volta, presenciamos uma disputa equilibrada com várias mudanças de posição, envolvendo Teocchi, Richards, Courtney, Batten e Neff. No entanto, na última volta, Rissveds lançou um ataque fulminante, abrindo uma grande diferença de cerca de 27 segundos.

Batten e Blunk estavam em busca de Rissveds, na perseguição, porém infelizmente, Batten sofreu uma queda. Felizmente, apesar do contratempo, ela se levantou rapidamente o suficiente para garantir a terceira posição.

Rissveds, realmente parece ter uma conexão especial com o Brasil! Desde sua vitória nas Olimpíadas em 2016, pódio no MTB festival da semana passada e agora campeã no XCO da Copa do Mundo etapa Mairiporã.

Destaque para a brasileira Karen Olímpio, atleta Soul, que finalizou dentro do TOP 30, uma marca importantíssima, na 29° posição, mostrando também a crescente no ciclismo brasileiro do cenário feminino.

©️ WHOOP UCI Mountain Bike World Series

Ao final tivemos:
1° Jenny RISSVEDS – TEAM 31 IBIS CYCLES CONTINENTAL
2° Savilia BLUNK – DECATHLON FORD RACING TEAM
3° Haley BATTEN – SPECIALIZED FACTORY RACING
4° Chiara TEOCCHI – ORBEA FACTORY TEAM
5° Jolanda NEFF – TREK FACTORY RACING – PIRELLI

Na sub 23 Giugiu e Malacarne brilharam

Na categoria Sub 23 feminina, Giugiu (Giuliana Morgen) demonstrou sua excelente forma desde o XCC, e mesmo enfrentando um desafio maior no XCO, ela conseguiu manter um ritmo sólido durante toda a prova. Com consistência, assegurou a sétima colocação, destacando o quão forte ela está para a temporada que está apenas começando.

Na categoria masculina, destaque para Alex Malacarne, que realizou uma excelente prova e se encontrava no grupo dos líderes. Infelizmente, em um momento crucial da competição, teve um pneu furado na roda dianteira durante uma descida. Mesmo assim, enfrentou os obstáculos aos trancos e barrancos, e fez a troca de rodas no ponto de apoio. Retornou na 9° posição e finalizou na 6°possição de maneira heroica!

Próxima parada Araxá MG

Agora nosso atletas Brasileiros terão uma nova chance de resultados dentro do solo Brasileiro, com a segunda etapa da WHOOP UCI Mountain Bike World Series, entre os dias 18 a 21 de Abril. Adquira seu ingresso para Araxá, clicando aqui.

Um comentário em “Copa do Mundo de MTB Mairiporã – XCO tem disputa eletrizante

Comentários estão encerrado.