5 bons pneus para sua MTB

5 bons pneus para sua MTB

O que você busca em um bom pneu de MTB? Velocidade ? Robustez? Custo benefício ? Uso misto em terra e asfalto ? Leveza? Tubeless Ready ? Bora conferir excelentes pneus para todos os gostos e bolsos.

Texto com a participação do Especialista Semexe, Douglas Soares Pontes.

Conheça 5 bons pneus para MTB

1. Pneu Maxxis Ikon


O Maxxis Ikon possui tecnologia Tubeless Ready (podendo rodar sem câmera de ar). Medidas: 29 x 2.20 e com peso de 690g.

A nossa primeira opção de pneus para MTB é muito utilizada por ciclistas que participam de provas de Cross-Country Marathon (XCM), como a Brasil Ride. O Maxxis Ikon possui uma ótima rolagem e uma excelente resistência a furos e rasgos. O Ikon é o tipo de pneu em que você pode apostar para muitos e muitos KMs em sua magrela. Nesse sentido, além de ser um pneu com ótima apresentação em terrenos arenosos, ele possui um bom custo benefício. Por outro lado, nem tudo são flores, a linha Ikon não é das mais leves, assim como não é um pneu para situações com lama. Agora, se você gosta de pegar longos trechos de plano ou subidas com estrada de terra, vá sem medo com um Ikon. Caso você possa fazer um investimento um pouco maior, a Maxxis também possui uma versão do Ikon com ainda mais proteção, maior TPI com triplo composto e podendo ser utilizada sem câmera de ar por ser Tubeless Ready: Maxxis Ikon 29×2.20 EXO Protection TR 3C 120TPI.

2. Continental Cross King

Outro pneu muito bem conceituado, que possui anos de experiência na indústria da bicicleta. O Continental Cross King é um pneu diferente do Maxxis Ikon, essa já oferece uma versatilidade maior em terrenos instáveis e molhados. O pneu possui cravos maiores e bem distribuídos, entretanto, perde um pouco em rolagem. Esse pneu é considerado um bom all-rounder, ou o famoso “pau para toda obra”.  Você também pode optar pela versão “casca de jacaré” (super resistente) com o Continental Cross King Protection, que possui uma proteção extra em sua camada sendo Tubeless Ready assim como o seu concorrente Maxxis Ikon 29×2.20 EXO Protection TR 3C 120TPI.

3. Pneu Michelin Acess Line

Aqui temos um pneu de baixo custo da Michelin, onde a proposta é ser um pneu de MTB de entrada, sem o recurso de Kevlar, ou seja, é um pneu com arame. Mas a Michelin não abriu mão de desenvolver um ótimo pneu: o Acess Line possui 3 camadas sobrepostas, promovendo uma boa durabilidade e proteção. Não é o mais leve ou de melhor rolagem, mas é uma opção de baixo custo com qualidade. Cada pneu tem o peso de 850g.

4. Pneu Kenda Booster Pro

Aqui temos a proposta de competição da Kenda para pneus de mtb: o Booster Pro tem bem menos tempo de mercado que os demais pneus acima, apesar disso, esse pneu tem bons atributos e está em nossa lista de dos all-rounders (ideal para quem pedala de 60 a 70% em estradões de terra). Um de seus pontos fortes é o seu peso: apenas 590g (muito bom). O Kenda Booster Pro possui cravos médios no centro e levemente maiores na lateral. Um pneu rápido e com preço justo. Uma boa pedida!

5. Pneus Michelin Force AM e XC

O pneu Michelin 29X2.25 Force XC Competition tem um bom peso de 690g

A linha Michelin Force possui duas versões, a AM que é ótima para controle em percursos mais exigentes, e a linha XC mais ágil e rápida. Basicamente as duas versões possuem um desenho bem similar com leves alterações e com a principal diferença na altura dos cravos. Ambos possuem um ótimo grip e robustez, e se assemelham ao peso e proposta de proteção do Maxxis Ikon, mas com um desenho de banda bem diferente. O que o faz ser útil para uso em treinos e também em competições. 

Veja também: