Sepp Kuss encerra o jejum de vitórias dos EUA na La Vuelta 2023

Sepp Kuss encerra o jejum de vitórias dos EUA na La Vuelta 2023

Neste domingo, dia 17, a emocionante edição da La Vuelta, a volta da Espanha de ciclismo, chegou ao fim. O ponto alto da competição ocorreu em Madri, onde o ciclista estadunidense Sepp Kuss cruzou a linha de chegada como o vencedor indiscutível. Sua vitória nesta prestigiada prova ciclística, que integra o calendário das Grandes Voltas ao lado do Giro d’Itália e do Tour de France, marcou um momento épico. A etapa final foi conquistada pelo talentoso australiano Kaden Groves, que não apenas triunfou nesta etapa, mas também levou para casa o prêmio de ciclista com mais pontos. Os ciclistas Filipo Ganna (ITA) e Nico Denz (GER) completaram o pódio.

A vitória de Kuss pôs fim a um longo jejum de 10 anos sem vitórias dos Estados Unidos em Grandes Voltas, um feito que remete a Chris Horner, vencedor da La Vuelta em 2013. Esta conquista representa um marco na carreira do ciclista estadunidense, que atua principalmente como um gregário, desempenhando um papel crucial de apoio aos principais ciclistas da equipe durante as Grandes Voltas. Ele contou com a ajuda dos líderes de sua equipe, Jumbo-Visma, nomeadamente Jonas Vingegaard (DEN) e Primoz Roglic (SLO), que terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Juntos, eles já acumularam seis títulos em Grandes Voltas, demonstrando a especialização de Kuss nas montanhas.

Fonte: Instagram @ cxcling

“É incrível. Acredito que hoje tenha sido a etapa mais desafiadora de toda a corrida. Agora, estou aliviado por ter terminado. Senti que seria uma etapa rápida quando vi todos os competidores se preparando para atacar. Esta é uma maneira incrível de encerrar a competição. No que diz respeito a minha personalidade, não mudou em nada agora que ganhei a La Vuelta. Continuarei sendo eu mesmo. No entanto, é inegável que esta conquista representa uma mudança de vida. Acredito que lembrarei dessa experiência com muitas memórias alegres. Estou me acostumando com tudo isso, e levará algum tempo para que a ficha realmente caia. Agora, é hora de celebrar. Minha família e amigos estão aqui, o que torna esse momento muito especial. Vou aproveitar para compartilhar histórias com os outros pilotos e membros da equipe, relembrando os últimos três intensos e memoráveis ​​semanas.”

Kuss compartilhou sua emoção após a vitória.

Esta vitória também inscreve a equipe Jumbo-Visma na história do ciclismo, tornando-se a primeira equipe a vencer as três Grandes Voltas em uma única temporada. Primoz Roglic conquistou o Giro d’Itália, Jonas Vingegaard triunfou no Tour de France e agora Sepp Kuss ergueu a taça na La Vuelta.

Além dos títulos de Kuss na classificação geral e de Groves como o ciclista com mais pontos, outros ciclistas talentosos também se destacaram: o belga Remco Evenepoel levou para casa o troféu de melhor escalador, enquanto o espanhol Juan Ayuso foi reconhecido como o melhor jovem da competição.

Veja também: