Por que usar um ciclocomputador ou velocímetro de ciclismo ?

Por que usar um ciclocomputador ou velocímetro de ciclismo ?

Caro ciclista, se você está procurando informações para escolher o seu primeiro ciclocomputador ou deseja fazer um upgrade para um modelo mais completo, capaz de acompanhar a sua performance durante os treinos de bike, você está no lugar certo! Ter um equipamento de qualidade e confiável faz toda a diferença na sua experiência sobre duas rodas.

Mas afinal, o que é um ciclocomputador?

Trata-se de um aparelho eletrônico instalado no avanço (mesa) ou guidão da bicicleta, que monitora diversas informações essenciais durante o seu pedal. Com recursos avançados, alguns modelos possuem botões laterais, enquanto os mais sofisticados são touch screen e à prova d’água. Ahh, com um bom ciclocomputador você também pode ter conectividade com o APP Strava e outros aplicativos fitness para compartilhar os dados da sua pedalada e fazer suas análises.

Confira os benefícios que um bom ciclocomputador pode proporcionar:

Funções de um ciclocomputador / velocímetro

Se você deseja elevar sua experiência no ciclismo e obter informações precisas durante os treinos, o ciclocomputador é um companheiro essencial. Além de monitorar sua velocidade, esse dispositivo oferece uma gama de recursos incríveis. Confira tudo o que você pode obter com um ciclocomputador moderno:

  1. Informações Personalizadas: Alguns modelos permitem que você acrescente dados pessoais, como modelo da bicicleta, gênero, idade, altura e peso. Essas informações personalizadas contribuem para uma análise mais precisa da sua performance e proporcionam treinos ainda mais eficientes.
  2. Conexões com Smartphones: Fabricantes inovadores oferecem conexões de emparelhamento com smartphones, permitindo que você receba mensagens de texto diretamente em seu dispositivo. Além disso, os ciclocomputadores mais completos fornecem acesso às suas plataformas de treino e mapeamento favoritas, como Strava, Komoot e TrainingPeaks. Mantenha-se conectado e aprimore seus treinos com facilidade.

Recursos que Você Vai Amar:

  • Velocidade Atual (Here and Now!): Observe a velocidade em que você está pedalando no momento exato em que olhar para o visor do ciclocomputador. A precisão em tempo real é essencial para ajustar seu ritmo e manter o controle.
  • Velocidade Média: Representada pelas siglas AV/AVG, a velocidade média é um dado valioso, considerando todo o pedal, incluindo retas, subidas e descidas. Acompanhe seu desempenho geral em cada trajeto.
  • Velocidade Máxima: Curta a adrenalina de saber a maior velocidade atingida durante o pedal. Você pode observar essa velocidade antes de finalizar sua jornada.
  • Tempo de Pedal: Fique por dentro do tempo total percorrido desde o momento em que você começou a pedalar. Verifique essa informação a qualquer momento durante o treino ou passeio.
  • Distância Percorrida (DST): Através da sigla DST, acompanhe a distância percorrida em tempo real. Para muitos ciclistas, essa informação é essencial para atingir metas e celebrar conquistas.
  • Hodômetro: O hodômetro registra os dados acumulados com o passar dos dias, como quilômetros e tempo de pedal. Mantenha-se atualizado sobre seu progresso ao longo do tempo.
  • Relógio: Não se preocupe com o horário durante o pedal! O ciclocomputador permite verificar o horário em tempo real, garantindo que você esteja sempre no controle do seu tempo e não perca nenhum compromisso.

Ciclocomputador Vs Smartphone

Embora existam aplicativos de monitoramento de atividades físicas para smartphones, o ciclocomputador oferece diversas vantagens. Em relação ao custo-benefício, ele se destaca, já que não requer pagamentos mensais para funções específicas do esporte. Além disso, o ciclocomputador proporciona maior precisão nos dados, informações específicas do ciclismo e uma resistência que smartphones não possuem, além da autonomia de bateria, que é essencial para longos percursos.

Confira algumas opções de ciclocomputador para você comprar hoje!

1.Ciclocomputador GPS ATRIO Iron

O Ciclocomputador GPS ATRIO Iron – oferece um excelente custo benefício para quem quer comprar um primeiro equipamento sem fazer grandes investimentos. Possui boa precisão, luz de fundo automática, e sua memória comporta até 80h de atividades, sem precisar de qualquer tipo de ajuste, basta ligar e sair pedalando.

Principais funções: distância do percurso atual e total, altitude, temperatura, velocidade média e máxima, tempo de percurso e data / hora. Sua bateria garante até 22 horas de autonomia.

Resistente à água, conta com a classificação IPX6, que protege o equipamento contra jatos de água potentes de todos os ângulos, sem comprometer seu funcionamento.

Sobre a compatibilidade com o app Strava: Ligue o aparelho e vá pedalar. Ao final do seu pedal, ligue o ciclocomputador ATRIO Iron ao seu computador com o cabo USB que acompanha o conjunto e suba / transfira o seu treino para o site do Strava e veja seu desempenho.

2. Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 130 Plus

A Garmin é uma marca altamente procurada e respeitada pelos ciclistas, e o modelo de entrada, o Garmin Edge 130, é uma escolha segura para quem busca qualidade e resistência.

O Edge 130 oferece sincronização fácil de exercícios entre contas Garmin Connect™ e outros aplicativos, como o TrainingPeaks®, proporcionando treinos perfeitos e informações dinâmicas de desempenho, como VO2 máximo e ritmo cardíaco.

Navegação fácil: Mantenha-se no caminho certo com indicações de mudança de direção, bem como um mapa com pontos de passagem para ver onde esteve e para onde vai. No final da atividade, o Edge 130 Plus pode ainda redirecioná-lo de volta para o ponto de partida.

Principais funções: todas as funções básicas como distância, velocidade e outras exclusivas da Garmin: Paginas de dados personalizáveis, Planos de treinos transferíveis, VO2 máximo, Assistente de recuperação, Virtual Partner, Virtual Racer, Alerta de tempo/distancia (O alarme é acionado se alcançar o objetivo), Percursos (Competir contra atividades anteriores),

Resistente à água: Proteção IPX7 – Suporta imersão acidental em água até 1 metro de profundidade durante 30 minutos.

Conectividade: App Garmin Connect dispõe de uma comunidade online em crescimento, na qual as pessoas podem ligar, competir e até compartilhar os seus triunfos através das redes sociais.

3. Ciclocomputador com GPS Garmin Edge 530

Monitoramento dinâmico do desempenho: Obtenha mais informações sobre como o seu corpo está a responder ao treino. Monitore o VO2 máximo, o tempo de recuperação, carga de treino, a distribuição da carga de treino e muito mais

Percursos populares trendline: Utilizando os milhares de milhões de quilómetros de dados de atividade de ciclismo que os ciclistas carregaram, o Edge 530 consegue encontrar a melhor rota, escolhendo a partir das estradas (e trilhas) mais percorridos.

Funciona com mais Aplicativos: Cada vez mais as suas plataformas de treino e mapeamento favoritas funcionam com o Edge. Por isso, pedale como quiser com Strava, Komoot, TrainingPeaks e muito mais.

Volte ao início do local do treino: O Edge 530 é suficientemente inteligente para o redirecionar de volta à sua rota ou de volta ao início, caso se desvie ou decida voltar para casa mais cedo.