2ª etapa CIMTB Araxá – Henrique Avancini e Raiza Goulão fazem dobradinha e vencem no XCC e XCO

2ª etapa CIMTB Araxá – Henrique Avancini e Raiza Goulão fazem dobradinha e vencem no XCC e XCO

Imagem em destaque: Henrique Avancini atleta da Cannondale Factory Racing comemora vitória no Cross Country Olímpico na 2ª etapa da CIMTB nesse domingo 27/06/2022. Imagem: Alemão Silva/CBMM

Ciclistas confirmaram o favoritismo, após conquistarem o Short Track no sábado (25), e agora somam 110 pontos nos rankings olímpico e mundial da UCI – União Ciclística Internacional – de olho em Paris-2024

A etapa de Araxá da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike é uma das principais provas do calendário Sul-Americano do MTB. A competição vale pontos para o ranking mundial UCI e atrai atletas de diversos países da América do Sul.

RANKING UCI – Excelente posição do Brasil no ranking mundial do XCO Masculino 3ª colocação – ainda não foram contabilizados resultados (pontos conquistados) nas provas disputadas no último final de semana, em Araxá MG.

Excelente performance de Henrique Avancini

Henrique Avancini voando com sua Cannondale Scalpel e sendo perseguido por José Gabriel. Imagem: Cesar Delong

Com o título, Avancini soma 15 conquistas na etapa mais tradicional do ciclismo latino-americano (ele venceu outras seis ocasiões nas categorias de base). Após terminar a prova, Avaça – como é chamado carinhosamente – valorizou sua relação com o local que, segundo ele, foi provavelmente onde mais competiu em sua carreira.

Henrique Avancini sendo observado por Luiz Cocuzzi. Imagem: Cesar Delong

“Hoje venci pela nona vez consecutiva na elite em Araxá. Isso é bem difícil, é um feito que me orgulho bastante. Já tive grandes disputas aqui Catriel Soto (ARG), David Rosa (POR), Michael Lami (SVK), Hans Becking (HOL), Cocuzzi, José Gabriel, Leonardo Paez (COL)… Enfim, foram tantas grandes disputas aqui e sempre consegui de alguma forma tirar forças para conseguir a vitória. Às vezes me sentindo muito bem, outras não tão em boa forma. Já competi doente. Mas não sei. Sei que em Araxá me dá uma força extra para buscar a vitória com todas as minhas forças”

Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing

A prova do XCO repetiu o enredo do XCC, com uma boa disputa entre os principais favoritos, no entanto foi decidida mais cedo. Enquanto no dia anterior a prova foi definida a poucos metros do fim, na modalidade Olímpica Avancini foi minando seus rivais volta após volta, para vencer com certa folga, em 1h25min46, vantagem de 1min15 para o vice-campeão, José Gabriel Marques. O top 5 teve ainda Guilherme Muller, Jhonnatan Botero (COL) e Luiz Cocuzzi. Juan Fernando Monroy (COL), Ulan Galinski, Jerónimo Botero (COL), Rubens Donizete e Flavio Neto completaram o pódio entre os homens na super elite.

Pódio masculino do XCO (Crédito: Cesar Delong/CIMTB)

Super elite feminina – Raiza Goulão 2 vezes

Raiza Goulão voando com sua Oggi Full Suspension Cattura Pro. Imagem: Cesar Delong

Entre as mulheres, a história também foi bem parecida com o dia anterior. Outra vez, Raiza Goulão e Hercília Najara sobraram em relação às rivais. No entanto, a prova teve Raiza construindo sua vantagem volta a volta. Hercília ainda ensaiou uma recuperação, mas com um pneu furado acabou vendo suas chances de vitória irem por água abaixo.

“Estou bem feliz. Fico muito orgulhosa pela vitória e também isso me motiva pelo nível das mulheres subindo. Parabéns para a Hercília, pois conseguimos nos destacar. Logo no início ela veio comigo. Foi uma prova muito boa. É bom andar com uma atleta de alto nível na descida. E foi bom analisar ela, estudar e esperar o momento certo para abrir uma diferença e continuar na liderança”

Raiza Goulão – Squadra OGGI

Vice-campeã pelo segundo dia seguido, Hercília fez uma avaliação da sua prova no Cross Country Olímpico. “A entrega desse circuito é muito completa. Você tem que ter força, tem que ter potência, e eu gosto muito, é meu circuito preferido. Queria fazer minha prova independente das minhas adversárias. Achei um ritmo muito bom na primeira, segunda e terceira voltas. A Raiza acabou abrindo na terceira e eu comecei a tirar a distância que ela conseguiu abrir. Aí, eu tive um furo no pneu, e parei na quarta volta para fazer a troca. Depois, eu não consegui diminuir essa diferença. Mas, eu estou muito feliz com o resultado e valeu muito a pena”, contou Hercília.

Largada da super elite feminina (Crédito: Crys Jardim/CIMTB)

Top 10 – 2ª etapa CIMTB Araxá MG – super Elite Feminina

1. Raiza Goulão – 1:29.35
2. Hercília Najara – 1:31.00
3. Letícia Cândido – 1:31.50
4. Maria Fernanda Castro (CHI) – 1:33.55
5. Isabella Lacerda – 1:37.02
6. Maria Trinidad Moreno (CHI) – 1:38.31
7. Yarela Obando (CHI) – 1:38.53
8. Karen Olímpio – 1:39.16
9. Liege Silva Walter – 1:40.24
10. Sabrina Silva – 1:41.15

Top 10 – 2ª etapa CIMTB Araxá MG – super Elite Masculino

1.Henrique da Silva Avancini – 1:25.46
2. José Gabriel Marques – 1:27.01
3. Guilherme Muller – 1:27.33
4. Jhonnatan Botero  (COL) – 1:28.21
5. Luiz Cocuzzi – 1:28.33
6. Juan Fernando Monroy (COL) – 1:30.43
7. Ulan Bastos – 1:32.07
8. Jerónimo Botero (COL) – 1:32.16
9. Rubens Valeriano – 1:32.31
10. Flávio Neto – 1:32.35

Veja também:

9 comentários sobre “2ª etapa CIMTB Araxá – Henrique Avancini e Raiza Goulão fazem dobradinha e vencem no XCC e XCO

  1. Pingback: para ordnance
  2. Pingback: Check Out Your URL
  3. Pingback: k2 spice for sale
  4. Pingback: cv letter template
  5. Pingback: bonanza178
  6. Pingback: cafe music

Comentários estão encerrado.