5 dicas para pedalar à noite com segurança

5 dicas para pedalar à noite com segurança

Confira 5 dicas para aproveitar o período de temperatura mais amena do dia e deixar sua pedalada noturna mais segura

Ahh o verão! Sim! A época do ano mais aguardada pelos brasileiros, e por nós ciclistas, está chegando! E, que tal um pedal noturno? Bora!

A noite é um ótimo período para pedalar, principalmente no verão, que inicia no próximo dia 21 de dezembro. Durante o dia “o bicho pega” com altas temperaturas na maior parte das cidades brasileiras, quando o sol castiga. Após um dia corrido no escritório, nada melhor do que sair pelas ruas da cidade, com sua bike, em uma temperatura mais amena e um clima mais amigável para a prática esportiva.

 Mas, pedalar à noite também tem seus riscos. Confira algumas dicas para tornar o seu passeio, prática esportiva ou a volta do escritório em cima de um bike, mais segura. Lembre-se. Não importa qual seja o modelo da sua magrela, pedale com segurança. Utilize capacete, antecipe e informe seus movimentos aos motoristas !

1. Invista em luzes

Ter uma boa iluminação em sua bike é fundamental para um pedal noturno seguro

A maneira mais fácil de aumentar simultaneamente sua visibilidade e capacidade de ver é instalando algumas luzes em sua bicicleta. As luzes dianteiras vêm em dois estilos diferentes: “para ver” e “para ser visto”, que fazem exatamente como você espera. O primeiro, “para ver”, será brilhante o suficiente para guiá-lo quando estiver andando em áreas sem iluminação pública. Caso você queira uma excelente iluminação, observe as luzes que têm mais de 400 lumens. A luz dianteira deverá ser na cor branca.

As luzes traseiras não precisam ser tão potentes quanto as dianteiras, pois estão lá apenas para visibilidade e segurança. Para ajudá-lo a se destacar da multidão, no entanto, opte por um modelo de luz traseira com vários modos de piscar, sempre na cor vermelha.

A quantidade de luzes que você usa depende de você, mas há um requisito importante e básico para sua segurança: ter pelo menos uma dianteira e uma traseira ao pedalar entre o pôr-do-sol e o nascer do sol. Dito isso, sempre vale a pena ter um conjunto de backup (em casa, no trabalho ou na mochila) ou pelo menos uma forma de carregá-los quando você chegar ao seu destino. A maioria das luzes usam cabo USB, o que permite você recarregar com facilidade em diferentes dispositivos.

2. Planeje suas rotas com antecedência

Com as luzes da sua bike organizadas, você pode pensar que está tudo pronto. Mas… ainda não. Pedalar a noite tem suas armadilhas. As rotas que fazemos durante o dia mudam depois do escurecer, e o que é um belo e tranquilo caminho já conhecido pelo ciclista, pode se tornar um jogo de adivinhação no escuro com o breu ao anoitecer, escondendo curvas cegas, buracos e muitas imperfeições nas péssimas ruas do Brasil (que mais parecem um queijo suíço).

Embora possam ser um pouco mais movimentadas e com maior tráfego de automóveis, ruas bem iluminadas geralmente são mais seguras para percorrer; o brilho das luzes da rua o ajuda a manter o controle sobre você e a detectar quaisquer obstáculos em seu caminho, como folhas molhadas, buracos ou poças. Também é muito mais fácil consertar um problema mecânico que você tenha em sua bike, sob o feixe de um poste de luz se você tiver um problema. Utilize aplicativos de navegação como Google Maps que possui rotas para ciclistas em destaque, o Maps da Apple ou até o aplicativo Waze.

3. Deixe que os outros vejam você claramente!

Camisa Castelli A Bloc 2020 possui detalhes refletivos

Motoristas são distraídos! E ciclistas também são! Celular, rádio com sua música favorita, outros carros ao lado, o buraco da rua, o trânsito caótico… Um motorista pode facilmente não perceber sua presença camuflada pelas muitas luzes urbanas e também por diversos fatores externos como os que citamos acima.

É muito importante estar vestido com roupas adequadas para o pedal, que sejam confortáveis para o seu biotipo. Mas, acima do conforto, busque roupas de maior visibilidade. Seja com cores mais claras, mas principalmente com adesivos refletivos. Você precisa ser visto no escuro! Verde neon e rosa são boas pedidas! Um colete refletivo pode ser uma boa alternativa, assim como colocar faixas refletivas em sua mochila e na sua bike.

4. Prepare-se para problemas mecânicos

A Ferramenta Topeak Mini 9 Pro Carbon conta com um total de 9 ferramentas/funções feitas em aço enrijecido, que se encaixam em uma estrutura super leve e resistente, feita em fibra de carbono.

Um problema mecânico pode ocorrer a qualquer horário do dia, sim! Porém, a noite você terá mais dificuldades para resolve-ló caso não esteja preparado. Primeiro que dificilmente você irá encontrar um bikeshop aberto e segundo: o breu da escuridão. Uma troca de câmera de ar, um ajuste no selim ou nos freios, etc. Tenha na sua mochila um kit de ferramentas básicos e uma câmara de ar reserva assim como o kit para reparar o pneu.

5. Use sempre capacete e luva!

Capacete Capacete Cannondale Hunter Neon – Tamanhos S/M e L/XL

Um bom capacete pode salvar sua vida em uma queda ou em um acidente!

Luva Giro Bravo Gel Aberta

Luvas de ciclismo também proporcionam maior aderência ao guidão. Como a maioria dos modelos possuem material antiderrapante, isso ajuda a manter as mãos firmes no guidão, sem que escorreguem. De quebra ainda evitam a formação de calos e bolhas.

Um comentário em “5 dicas para pedalar à noite com segurança

Comentários estão encerrado.