L’Étape Campos do Jordão 2023: Uma prova épica de superação e conquistas no ciclismo

L’Étape Campos do Jordão 2023: Uma prova épica de superação e conquistas no ciclismo

No último domingo, a cidade de Campos do Jordão foi palco da L’Étape Campos do Jordão by Tour de France apresentada pelo Santander, um evento esportivo que reuniu 3.600 ciclistas no Vale do Paraíba. Considerada a maior prova de ciclismo da América Latina, a competição testou a resistência e determinação dos atletas amadores, que enfrentaram desafios técnicos, incluindo subidas íngremes, e lidaram com temperaturas acima do esperado para a época do ano.

Os grandes vencedores da competição foram João Marcelo Gaspar e Erika Soares, que se destacaram nos percursos desafiadores de 107 km. Erika Soares, representante da equipe Lulu Five, conquistou a vitória no segmento feminino, enquanto João Marcelo Gaspar, da equipe AGI, teve uma emocionante vitória nos metros finais contra Caio Godoy, da Swift Carbon.

O evento atraiu ciclistas de 302 cidades em todo o Brasil, representando todos os estados do país, e contou com a participação de ciclistas estrangeiros. Esta edição marcou a sexta realização do Tour de France no Vale do Paraíba.

Erika Soares, uma ciclista dedicada que competiu em seis edições anteriores do evento, finalmente alcançou seu objetivo de vencer a L’Étape Campos do Jordão. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, ela intensificou seus treinos e perdeu cinco quilos para escalar as montanhas com mais rapidez. Sua estratégia bem-sucedida a ajudou a abrir uma vantagem significativa após a Serra Velha, nos quilômetros finais do percurso longo.

Erika Soares compartilhou suas emoções após a conquista:

“Sempre sonhei com isso, me preparei demais. Pensei em fazer a minha prova e o que planejei durante todos esses anos. O L’Étape é uma prova que eu amo fazer, e a vitória fica maior ainda vendo a lista de competidoras tão talentosas.”

A categoria feminina de 107 km também viu Marina Boite em segundo lugar, com o tempo de 3 horas, 20 minutos e 12 segundos, e Victoria Martins Remaili em terceiro, com 3 horas, 22 minutos e 16 segundos.

Foto: Caio Souza

No masculino, a disputa foi intensa, e os atletas mantiveram uma média de 36,8 km/h, mesmo enfrentando temperaturas elevadas. A corrida foi decidida nos últimos quilômetros, com João Marcelo Gaspar emergindo como o vencedor, com um tempo de 2 horas, 54 minutos e 18 segundos. Caio Godoy, o vice-campeão, chegou apenas um segundo depois, com um tempo de 2 horas, 54 minutos e 19 segundos.

João Marcelo Gaspar compartilhou sua jornada de vitória:

“Esta vitória é sensacional, algo que busquei por muito tempo. Sonhei com este pódio ontem! Hoje acordei com as pernas boas, diferente da semana passada. O segredo foi a persistência, a mentalidade, a força de vontade e a fé em Deus.”

O terceiro lugar na elite masculina foi conquistado por Alan Maniezzo, com o tempo de 2 horas, 56 minutos e 21 segundos.

O evento premiou 32 categorias, incluindo os vencedores da elite. Os melhores escaladores foram reconhecidos no Desafio Rei e Rainha da Montanha Specialized. No Desafio Sprint Santander, os mais rápidos foram Francisco Chamorro, da Argentina, e novamente Erika Soares.

Além da corrida, mais de 50 expositores apresentaram novidades no Village, localizado no Centro de Convenções de Campos do Jordão. Grandes empresas do mercado, como Santander, Vivo, Specialized, Mitsubishi e Samaritano Medicina Esportiva, marcaram presença com estandes, oferecendo aos participantes e entusiastas do ciclismo uma experiência completa.

Veja também:

2 comentários sobre “L’Étape Campos do Jordão 2023: Uma prova épica de superação e conquistas no ciclismo

Comentários estão encerrado.