Snowshoe 2023: O palco épico da despedida triunfal de Henrique Avancini

Snowshoe 2023: O palco épico da despedida triunfal de Henrique Avancini

A ansiedade está no ar com a iminente chegada da Copa do Mundo de Mountain Bike de 2023, e a cidade escolhida para sediar a sétima etapa é nada menos que Snowshoe, nos Estados Unidos. Situada no topo das majestosas montanhas Allegheny, Snowshoe emerge como um verdadeiro santuário do MTB, experimentando um notável crescimento recente e consolidando-se como referência no cenário do ciclismo.

Snowshoe: O epicentro global do mountain bike

A cidade é um ícone do mountain bike, destacando-se por sua cultura rica e por ter sido palco de inúmeras disputas memoráveis na história recente da Copa do Mundo. Com uma vila no alto da montanha, um bikepark completo com teleférico e trilhas intocadas em seu interior, Snowshoe firmou-se rapidamente como um destino crucial para os entusiastas do esporte.

A história do ciclismo em Snowshoe remonta à década de 1980, uma década após a região ter se estabelecido como a principal área de esqui local. Nos anos 1990, a montanha era palco de eventos da NORBA, entidade responsável pelos campeonatos de mountain bike antes da USAC. Nos anos 2000, Snowshoe oferecia acesso por teleférico a uma rede de trilhas íngremes e radicais, meticulosamente cortadas à mão na densa floresta. A montanha ganhou notoriedade por suas rochas e raízes desafiadoras, conquistando a reputação de ser uma meca para ciclistas “hardcore”.

Recentemente, a criação de trilhas divertidas e fluidas, adequadas tanto para ciclistas experientes quanto para iniciantes, solidificou a reputação de Snowshoe como um destino inclusivo para todos os níveis de habilidade.

Programação emocionante em Snowshoe

A etapa de Snowshoe não é apenas mais uma na Copa do Mundo, é a última corrida de Henrique Avancini neste prestigiado evento. Nesse momento emocionante, serão coroados os novos campeões do cross-country maratona da Copa, prometendo uma competição repleta de adrenalina e emoção.

As competições se estendem ao longo de quatro dias intensos, com disputas emocionantes de downhill, cross-country maratona, cross-country short circuit e cross-country olímpico. Além disso, os entusiastas têm a oportunidade de acompanhar as qualificações para as provas finais.

  • 27 de setembro: Corrida de XCM masculina e feminina.
  • 28 de setembro: Competição XCC sub23 feminino e masculino, junto com as qualificações do downhill para juniores feminino e masculino.
  • 29 de setembro: Downhill para juniores feminino e masculino, além das eliminatórias da elite feminina e masculina.
  • 30 de setembro: Semifinais e finais do downhill feminino e masculino.
  • 10 de outubro: Disputa do cross-country olímpico, com as categorias Sub23 e Elite masculina e feminina.

Snowshoe: Mais que uma competição, uma experiência única

Snowshoe transcende a mera condição de palco para competições de mountain bike; é um destino imperdível para todos aqueles que desejam vivenciar a atmosfera única desses eventos esportivos, ao mesmo tempo em que desfrutam de trilhas incríveis e paisagens inesquecíveis.

O calendário de despedida de Avancini

Essa será a única prova internacional do calendário de despedida do atleta. O ciclista competirá em duas provas no Brasil após Snowshoe: MTB Festival e Brasil Ride. Henrique Avancini está a apenas três corridas do encerramento de sua carreira como ciclista profissional. A prova da Copa do Mundo de Mountain Bike em Snowshoe (EUA), programada para ocorrer entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, marcará a última participação internacional do renomado ciclista brasileiro.

Após anunciar sua decisão de encerrar a carreira como atleta profissional, Avancini elaborou um calendário de despedida das pistas, escolhendo participar de eventos que tivessem uma conexão sentimental com sua trajetória e que o aproximasse do público. Assim, ficou decidido que ele competiria em apenas mais quatro corridas, sendo Snowshoe a única internacional, uma prova de Copa do Mundo, competição na qual Avancini deixou sua marca na história.

“Vou participar da minha última Copa do Mundo, e sem dúvida, é algo muito marcante. Cresci almejando competir na Copa do Mundo, e isso foi, durante alguns anos, um sonho distante, um objetivo que parecia inatingível até disputar o circuito. Pouco a pouco, fui ampliando minhas metas até conquistar meu primeiro Top 20, meu primeiro Top 10, meu primeiro pódio e minha primeira vitória. Conquistei tudo isso, então a Copa do Mundo foi, durante anos, o grande palco que tive para difundir e demonstrar o esporte, a principal forma de comunicação para compartilhar lições com os fãs desse esporte que tanto amo”.

Competindo pela equipe Caloi / Henrique Avancini Racing, Avancini dedicou uma preparação especial para Snowshoe. Ele disputará a prova de Short Track (XCC) na sexta-feira e, no domingo, o Cross Country Olímpico (XCO).

“Me aproximar agora de uma última Copa do Mundo como atleta profissional é realmente muito especial para mim. O que busquei foi me preparar da melhor forma possível. Após o título Mundial de XCM (Maratona), dei uma diminuída na intensidade dos meus treinos, concentrei-me em anunciar minha aposentadoria e, após isso, iniciei um bloco de treinamentos. Realizei um Trainning Camp isolado para utilizar minha recuperação e meu tempo de descanso. Procurei me preparar da melhor forma possível, chegar nas minhas melhores condições, mesmo que o resultado não seja primordial. Acredito que essa seja a maneira de encarar uma Copa do Mundo. Quando você vai competir contra os melhores no maior campeonato existente, precisa estar ao máximo empenhado e afiado. Foi dessa forma que alcancei vitórias, disputei títulos e ganhei não oficialmente o título geral de 2020, onde fui o atleta que mais subiu ao pódio, com 10 pódios em Copas do Mundo em um ano somente. Então, busquei fazer o meu melhor mais uma vez, pela última vez. Espero, acima de qualquer coisa, dar o meu melhor, fazer uma boa corrida e curtir o prazer desse processo mais uma vez”, finalizou Avancini.

Além da Caloi, a equipe Caloi / Henrique Avancini Racing conta com patrocínio da Shimano, Fox, Vittoria, Z2, 9thWave, Oakley, Strava, Lazer, AminoVital, Ceramicspeed, Pimenteira Imperial, Vorr, Greenpeople, Bauerfeind, Barbedo, SeMexe, Fizik, Morgan Blue e RDR.

Principais feitos na carreira de Henrique Avancini

  • 2 títulos Mundiais na Categoria MTB Maratona (XCM)
  • 5 vitórias na World Cup (4 no XCC e 1 no XCO)
  • Atleta número 1 do ranking UCI em 2020
  • 23 vezes Campeão Brasileiro
  • 88 vitórias em provas UCI Elite + 47 vitórias na Elite em etapas de provas por estágio
  • 30 vezes Top 5 em World Cups / World Champs
  • Primeiro atleta a vencer Major Races no XCC, XCO e XCM