Lesões no ciclismo – saiba como evitar (bike de estrada / MTB)

Lesões no ciclismo – saiba como evitar (bike de estrada / MTB)

Sabe aquele ditado popular: é melhor prevenir do que remediar ? De fato ele está correto. Não é Fake News prevenir e também não dá pra negar, que quem pratica algum esporte com regularidade e alta intensidade está sujeito a algum tipo de lesão. Uma bike mal ajustada para o seu tamanho, sobrecarga nos treinos, uma queda em competição ou até mesmo uma exagerada empolgação nos treinos, pode causar problemas a curto e até mesmo longo prazo. Algo que convenhamos, ninguém deseja.

Por isso, conversamos com os especialistas da Care Club –  Dr. Marcel Faraco, médico ortopedista – especialista em joelho, e Natan Alves, fisioterapeuta esportivo.

Segundo os especialistas, as lesões mais comuns encontradas em ciclistas são consequências de sobrecargas, biomecânica ruim e um bike fit que não foi bem feito ou até a falta de um bike fit. Locais como a lombar, cervical e joelho tendem a ser os mais afetados, mas com certeza as mais graves são decorrentes das quedas que atingem membros superiores, como fraturas de ombro e cotovelo.

A falta do fortalecimento muscular

Exercícios como Leg Press na máquina ou Agachamento também podem ajudar no fortalecimento dos membros inferiores. Sempre tire suas dúvidas com um Profissional de Educação Física.

Não adianta querer “apenas” pedalar 5 x por semana: você vai “quebrar”. Ganhar ritmo e km rodados é super importante para se preparar para uma prova longa e dura, porém, nenhum ciclista tem sucesso apenas pedalando. Um trabalho de fortalecimento muscular, realizado em parceria com seu preparador físico, personal trainer, treinador de ciclismo ou até com um professor e ou orientador de academia (sendo um Profissional de Educação Física), certamente fará a diferença para evitar lesões.

Locais como CORE e cintura escapular são considerados pontos chaves, já que são capazes de melhorar a estabilização do atleta e assim evitar lesões. Com bikes cada vez mais aerodinâmicas, esse trabalho se torna essencial para que o atleta se mantenha estável durante toda a atividade.

Em nossos próximos textos sobre treinamento vamos abordar: Como evitar lesões no ciclismo – A importância de realizar um Bike Fit e Sobrecarga em treinamentos. 

Veja também:

Um comentário em “Lesões no ciclismo – saiba como evitar (bike de estrada / MTB)

Comentários estão encerrado.