Henrique Avancini conquista o Short Track e deixa sua marca no MTB Festival

Henrique Avancini conquista o Short Track e deixa sua marca no MTB Festival

Na tarde desta sexta-feira (13), Henrique Avancini, uma lenda do ciclismo brasileiro e bicampeão mundial, brilhou intensamente ao vencer a emocionante disputa de Short Track (XCC) no MTB Festival em Mairiporã, São Paulo. O atleta da Caloi / Henrique Avancini Racing cruzou a linha de chegada após seis voltas intensas, registrando o impressionante tempo de 22min44seg578ms. O evento ficou marcado pela rivalidade acirrada entre Avancini e José Gabriel, com uma diferença ínfima de apenas 1 centésimo, resolvida pelo photo finisher (VAR).

Em uma declaração emocional após a vitória, Avancini compartilhou seus sentimentos: “Estou curtindo essa nova experiência.” O ciclista destacou a intensidade da prova e a complexidade do momento, revelando a mistura de emoções enquanto se despede da competição de Short Track.

A disputa foi marcada por uma batalha épica entre Avancini e Zé Gabriel, culminando em um sprint final emocionante e o uso necessário da tecnologia para determinar o vencedor. O atleta explicou detalhes táticos e desafios enfrentados durante a corrida, enfatizando a importância de estratégias bem calculadas e a satisfação de uma vitória merecida. “Assumi um risco, mas valeu a pena. Fiz uma prova além do esperado.”

Despedida em grande estilo e a bicicleta especial da Caloi

Como parte de sua despedida planejada, Henrique Avancini escolheu o MTB Festival para se retirar da modalidade Short Track antes de sua última competição na Brasil Ride, na Bahia. A Caloi, patrocinadora da equipe, prestou uma homenagem única ao presenteá-lo com o protótipo da nova Caloi Elite FS 2024.

Esta bicicleta especial é um testemunho visual da incrível jornada de Avancini, incorporando seus principais títulos, desde os campeonatos mundiais até suas vitórias na Brasil Ride. A pintura da bicicleta recria a aparência da primeira bike utilizada por Avancini quando ingressou na equipe Caloi em 2012, evocando memórias significativas de sua carreira.

A bicicleta não é apenas um símbolo de suas conquistas nas pistas, mas também apresenta aspectos pessoais, incluindo os nomes de seus familiares, desenhos de seus cachorros e uma imagem do pôr do sol, sua paisagem favorita. Destaque especial para a marcação “1º do ranking mundial”, referência ao ano de 2020, quando Avancini alcançou o topo do MTB.

O futuro das últimas pedaladas

Enquanto o MTB Festival e a Brasil Ride representam paradas essenciais nesta jornada final de Avancini, proporcionam aos fãs a oportunidade de celebrar junto com o maior nome do ciclismo brasileiro. Avancini encerrará sua carreira com a camisa rainbow de campeão mundial de maratona, título conquistado na Escócia no início de agosto. A expectativa cresce para testemunhar suas últimas pedaladas como atleta profissional e o impacto duradouro que deixará no cenário do ciclismo.