Brasil e Henrique Avancini são destaques no ranking de MTB da UCI

Brasil e Henrique Avancini são destaques no ranking de MTB da UCI

Boas novas para o MTB brasileiro! Com a última atualização feita no ranking da entidade máxima do ciclismo internacional, a UCI, nessa terça feira 27/06/2022, Henrique Avancini – atleta da Cannondale Factory Racing, chegou a 2ª colocação do ranking Cross-country Ranking Men Elite, somando 1.776 pontos. Esse ranking soma os pontos conquistados em provas válidas pela UCI nas modalidade XCC + XCO. Na frente do brasileiro que foi campeão mundial de XCM – Maratona Mountain Bike em 2018 e acumula 19 títulos de campeão brasileiro de MTB, apenas o suíço Nino Schurter, atleta da Scott -Sram MTB Racing Team e 9 vezes campeão mundial de MTB. Nino acumula até agora 1973 pontos. Na 3ª colocação do ranking com 1.737 pontos, temos outro suíço, Mathias Fluckiger do time Thomus Maxon.

Henrique Avancini pilotando sua Cannondale Scalpel na pista da CIMTB em Araxá MG – Imagem: Fotop – Daniel Cunha

Vale lembrar que Henrique Avancini acumulou 110 pontos no último final de semana quando venceu as provas do XCC e XCO da 2ª etapa da CIMTB em Araxá MG.

Brasil no topo do ranking de MTB

Com a vitória de Avancini e com a excelente atuação de outro brasileiro na CIMTB, José Gabriel Marques, atleta da Squadra OGGI, conquistando no domingo a 2ª colocação no XCO o Brasil chegou aos 3.153 pontos no ranking de países do Cross-country Ranking Men Elite. Ponto importante: Zé Gabriel é o segundo melhor brasileiro no ranking da UCI e está na 33ª posição com 740 pontos, o atleta subiu 10 posições no ranking.

José Gabriel Marques, atleta da Squadra OGGI, voando com sua OGGI Cattura Pro. Imagem: Ultrafotos – Jonathas Abrantes e José Márcio

Mulheres brasileiras no Ranking UCI

Raiza Goulão é a melhor brasileira no ranking de MTB da UCI – 34ª posição. Imagem: Cesar Delong

Raiza Goulão, atleta da Squadra OGGI, também fez dobradinha em Araxá e venceu o XCC e XCO. A atleta também somou 110 pontos e agora está na 34ª posição do ranking da UCI Cross-country Ranking Women Elite. Outra brasileira que também subiu bastante no ranking, foi Hercília Najara, atleta da TSW Racing Team, que pulou da 53ª para a 38ª após subir 15 posições no ranking da UCI.

Hercília Najara – atleta da TSW Racing Team, voando com sua bike Full Suspension TSW na pista da CIMTB em Araxá MG. Imagem: jubinsk

Veja também: