Quais são os diferentes tipos de sistemas de marchas e como eles funcionam?

Quais são os diferentes tipos de sistemas de marchas e como eles funcionam?

Ao escolher uma bicicleta, um dos aspectos cruciais a considerar é o sistema de marchas. Existem três tipos principais: câmbio de marchas de cubo interno, câmbio de marchas de desviador traseiro e câmbio de marchas de desviador dianteiro. Entender como cada um funciona pode fazer toda a diferença na sua experiência de pedalada. Vamos dar uma olhada em cada um deles:

Câmbio de marchas de cubo interno:

Nesse sistema, as engrenagens ficam localizadas dentro de um cubo na roda traseira da bicicleta. Para alterar as marchas, o ciclista gira o punho do câmbio no guidão. O cubo interno possui várias engrenagens, e a corrente é direcionada para diferentes engrenagens para alterar a relação de marcha. Esse sistema é conhecido por sua facilidade de uso, trocas de marcha suaves e baixa necessidade de manutenção.

Câmbio de marchas de desviador traseiro:

Nesse sistema, a corrente é movida entre diferentes engrenagens na roda traseira por meio de um desviador traseiro. O ciclista aciona alavancas no guidão para mover o desviador, que muda a posição da corrente nas engrenagens traseiras, oferecendo uma ampla variedade de opções de marcha. Esse tipo de câmbio é comumente encontrado em bicicletas de estrada e mountain bikes.

Câmbio de marchas de desviador dianteiro:

Esse sistema trabalha em conjunto com o câmbio de desviador traseiro para oferecer ainda mais opções de marcha. O desviador dianteiro move a corrente entre diferentes engrenagens no conjunto de coroas localizado no pedivela. Isso proporciona variações adicionais nas relações de marcha, oferecendo uma ampla faixa de opções para enfrentar diferentes terrenos e níveis de esforço.

Esses são apenas os conceitos básicos dos diferentes sistemas de marchas em bicicletas. Cada tipo possui vantagens distintas, e entender como utilizá-los corretamente é fundamental para otimizar o desempenho enquanto pedala.

Escolher o sistema de marchas adequado para o seu estilo de ciclismo e ter uma boa compreensão de como mudar as marchas durante o pedal irá melhorar significativamente sua experiência de ciclismo e tornar cada pedalada mais agradável e eficiente.

Aproveite ao máximo sua bicicleta escolhendo o sistema de marchas que melhor se adapta ao seu estilo e necessidades!

Veja também:

Um comentário em “Quais são os diferentes tipos de sistemas de marchas e como eles funcionam?

Comentários estão encerrado.