Mairiporã se prepara para abrir a temporada da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024

Mairiporã se prepara para abrir a temporada da Copa do Mundo de Mountain Bike 2024

Depois de uma longa espera de seis meses, a 2024 WHOOP UCI Mountain Bike World Series está marcada para começar em Mairiporã, Brasil para a primeira prova da temporada neste fim de semana.

E se recordarmos da última vez que a Copa do Mundo da UCI visitou o Brasil – a abertura da temporada de 2022 em Petrópolis – os atletas podem esperar uma atmosfera incrível com a torcida animada no percurso fazendo um barulho que só temos na América Latina.

Embora seja novidade na WHOOP UCI Mountain Bike World Series, a cidade de Mairiporã já é velha conhecida de alguns atletas, já que sedia provas de cross-country de alto nível desde 2019, como a prova UCI Classe C1 da semana passada no MTB Festival.

Mairiporã fica uma hora ao norte do centro de São Paulo no sudeste do país, e recebe a primeira prova da rodada dupla brasileira de cross-country – a primeira vez que um país sediou duas corridas consecutivas da Copa do Mundo em diferentes locais desde o Canadá (Bromont e Mont-SainteAnne) em 2009. A seguir, as montanhas mineiras da região Araxá hospedam a segunda rodada depois que a poeira baixar na Arena iMTB Bike Park de Mairiporã.

Adquira seu passaporte para curtir o evento clicando aqui.

O que podemos esperar ?

Com um longo período entre as temporadas fica difícil escolher os favoritos para a corrida, mas no Cross-country feminino, a austríaca Mona Mitterwallner (Cannondale Factory Racing Team) e a francesa Loana Lecomte (Canyon CLLCTV XCO) provavelmente retomarão sua batalha pela supremacia.

Campeã Mundial UCI Pauline Ferrand-Prévot (Ineos-Grenadiers) tentará retornar ao topo depois de um 2023 relativamente tranquilo para seus altos padrões, mas ninguém vai querer de apostar contra a cinco vezes vencedora da camisa de arco-íris se reparar na sua forma logo no início da temporada – ela venceu todas as corridas em que participou.

Enquanto isso, no masculino, o suíço Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team) ainda é o homem a ser vencido. O atleta de 37 anos venceu na última vez que a Copa do Mundo da UCI veio ao Brasil em 2022 e conquistou o nono título na etapa final da Temporada 2023 em Mont Sainte-Anne.

Apesar do desafio imposto por Jordan Sarrou (Equipe BMC) e Mathias Flückiger (Thömus Maxon), Schurter parece não envelhecer, usando seus anos de experiência para superar atletas mais de 10 anos mais jovens, como visto no terceiro lugar no Absa Cape Epic de 2024.

Dentre ciclistas que não viajarão para a América do Sul estão a campeã geral do XCO da UCI de 2023 Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) e o atual campeão mundial e olímpico masculino da UCI Tom Pidcock (Ineos-Granadeiros), que decidiram focar na estrada.

Brasileiros na pista

Ulan Galinski – Equipe Caloi Henrique Avancini Racing – Foto: MTB Festival

Diferente da Etapa de Petrópolis em 2022, este ano Henrique Avancini não vai largar, já que se aposentou no final da temporada passada. Mas estará no evento gerenciando a equipe que leva seu nome, Caloi Henrique Avancini Racing, repleta de brasileiros prontos para brilhar.

Em destaque entre os brasileiros temos Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini), que recente teve bons resultados em provas UCI, como no XCC e XCO do Internacional Estrada Real e MTB Festival, além de um histórico de grande evolução desde 2022.

Além de Ulan, temos o experiente José Gabriel (Esquadra Oggi), que fez boas disputas em provas UCI na América do Sul em 2023, com destaque para o Bronze nos Jogos Pan-Americanos.

Na nova geração, vale nota Gustavo Xavier (Specialized Brasil), que subiu ao pódio na etapa de Albstadt e Val di Sole na Copa do Mundo de 2022. Este ano, Gustavo faz sua estreia na Categoria Elite. Já na sub-23,o destaque fica com Cainã Oliveira (Caloi Henrique Avancini) e Alex Malacarne (Trinity).

Entre as mulheres da nova geração, temos a grande promessa Giuliana Morgen, que está de casa nova, na equipe Trek Future Racing. E Sabrina Oliveira (Caloi Henrique Avancini), terceira na Sub-23 no XCO do MTB Festival.

Karen Olimpio – Soul – Foto MTB Festival

O destaque da Elite Feminina fica para a experiente Raiza Goulão (Esquadra Oggi). E a atual Campeã Brasileira XCO, Karen Olimpio (Soul). Karen que vem energizada, após a vitória no XCC do MTB Festival no final de semana passado.


Onde e como acompanhar

A prova começa em Mairiporã na sexta. A programação completa e detalhes dos eventos estão disponíveis AQUI. Você pode descobrir onde assistir toda a ação das corridas ao vivo em Mairiporã AQUI.
Adquira seu passaporte para curtir o evento clicando AQUI.