Como escolher sua primeira GRAVEL

Como escolher sua primeira GRAVEL

Com Inovação e Referência, o Time Semexe vai desvendar para você o mundo das Gravel Bike. Então fique com a gente e veja tudo sobre como escolher sua primeira Gravel.

Divertidas e ágeis em terrenos irregulares

Ao invés de perguntar; “Como deve ser uma bike Gravel?” Não seria melhor; O que um ciclista de Gravel precisa? É mais ampla a pergunta e assim podemos ter múltiplas respostas. Além do mais, todos nós podemos nos tornar Gravel Lovers.

Divertidas, ágeis e sim, confortáveis, as Gravel bike já são bem populares no mercado Americano e Europeu e nos últimos dois anos podemos notar um número crescente de adeptos da modalidade nas ruas das grandes cidades e estradões Brasil afora.

Vamos conhecer o mundo das Gravel Bikes que estão oferecendo um novo conceito de pedal que se encaixam as necessidades de muitos ciclistas e são perfeitas para as precárias ruas e estradas brasileiras. Definitivamente as Gravel Bikes conquistaram um espaço de respeito no ciclismo mundial.

Vou adiantar algo para vocês: As Gravel são deliciosas para pilotar em terrenos ruins!

“Com uma Gravel Bike a diversão é garantida, você pode explorar todo tipo de desafio, seja no cascalho, terra batida, as péssimas ruas das cidades e os estradões com a turma de Speed. A Gravel é um estilo de vida mais relax”.

Mario Roma, fundador da Brasil Ride

O que são as Gravel Bikes?

Olhando rapidamente você vai dizer que elas se assemelham muito com uma bicicleta de Estrada. Mas logo você vai fazer a seguinte pergunta: “Deve ser interessante pedalar com uma bike dessas em estradas de chão”. Aí está o “pulo do gato”. De cara você vai notar os pneus mais largos e também os freios a disco. A palavra “Gravel” vem do inglês e significa “Cascalho”, ou seja, uma clara indicação de que essas bikes podem enfrentar percursos quase que impensáveis para uma bicicleta de estrada.

O que eu preciso saber?

O que você precisa saber é que as bicicletas Gravel possuem geometria e configurações de suas peças desenvolvidas para ter excelente desempenho em terrenos de cascalho, terra batida, algumas trilhas e também em estradas e ruas pavimentadas com asfalto. As Gravel Bikes oferecem mais conforto do que uma estradeira e, é na terra que elas mostram o seu melhor, já que são mais leves do que uma MTB.

Lembrando, as Gravel Bikes não são desenvolvidas para trilhas mais “cavernosas” ou para a prática de Downhill.

Caso você goste de fazer trilhas e também curte pegar uma estrada ou até mesmo pedalar em ciclovias, mas não quer fazer um investimento em ter uma Mountain Bike e uma bicicleta de Estrada, certamente uma Gravel será a sua companheira ideal.

Configuração de uma Gravel Bike

  • Pneus mais largos comparado aos de uma estradeira – 33, 35, 38, 40 ou até 42mm ao contrário dos usuais 23, 25 e 28mm.
  • Quadro e geometria: Semelhante aos quadros de uma bike de estrada. Mas, os quadros de uma Gravel tem uma distância maior entre os eixos, comparada a uma bike de Estrada ou até uma Cyclocross.
  • Garfo rígido, na sua maioria.
  • Guidão Drop com flare.
  • Relação de marchas: Um mix entre as relações de estrada e as de MTB. Duas coroas deixam a bike com uma “pegada mais para Estrada” e com uma coroa uma “pegada mais para MTB”.
  • Freios a disco.
  • Furações no quadro: instalação de diversos bagageiros, suporte para caramanholas e para – lamas.

Vantagens de uma Gravel Bike

  • Peso baixo comparada a uma MTB.
  • São robustas e leves, entregando performance, conforto e prazer ao pilotar.
  • Poderá pedalar em trilhas, estradas de terra batida ou asfalto, ciclovias e nas ruas da sua cidade.
  • Espaços para diversos bagageiros e caramanholas
  • Excelente opção para cicloviagens

Veja também:

Principais competições

No cenário internacional a competição que mais se destaca entre os Gravel Lovers certamente é a Unbond Gravel, antiga Dirty Kanza, prova com 206 milhas, aproximadamente 332km, realizada nos Estados Unidos, no Estado do Kansas na cidade de Emporia.

Já no Brasil, com poucas provas na modalidade, a competição mais importante é à Diverge Gravel Race, organizada pela tradicional marca da Brasil Ride.

Ficou interessado em uma Gravel Bike? Na Semexe você vai poder pesquisar modelos e preços e escolher sua bicicleta com procedência verificada e todo apoio dos nossos experts para tirar suas dúvidas.

11 comentários sobre “Como escolher sua primeira GRAVEL

  1. Pingback: rap mix
  2. Pingback: Bk8
  3. Pingback: polaris snowmobile
  4. Pingback: bacon999
  5. Pingback: aksara178 slot

Comentários estão encerrado.