4 bons motivos para você ir de bicicleta para o trabalho

4 bons motivos para você ir de bicicleta para o trabalho

Entenda por que gradativamente pessoas têm deixado o carro em casa para usar a bicicleta, mesmo que seja casualmente.

À primeira vista, ainda temos muitas pessoas que acham estranho ou que são até contra deixar o carro na garagem e usar a bicicleta como meio de transporte diário ou como uma eventual alternativa ao automóvel. A Bike Urbana está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Em maior quantidade nas ruas das grandes cidades em 2021, comparado com os anos anteriores, as magrelas ainda são um tabu para muitas pessoas. Mas, vamos te mostrar que pedalar na cidade e se locomover diariamente com esse modal só trás benefícios para você. Lembre-surue, quando for pedalar use capacete e seja visível. E bora pedalar!

Está precisando de uma bike urbana? Encontre sua próxima magrela na Semexe. Não esqueça de ter uma boa iluminação na sua bicicleta.

Congestionamento de carros na AV Brigadeiro Faria Lima em São Paulo. Ciclovia livre. As bikes urbanas são cada vez mais comuns nas grandes cidades.

1. Economia de dinheiro

Combustível, seguro, estacionamento, IPVA, troca de óleo, funilaria, lavagem do carro, multas, retoque na pintura… As vezes com um carro você fica quase que sócio do mecânico. Em contrapartida, comparado com um automóvel, os componentes e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo. O investimento que você terá que gastar para comprar uma bike nova também é muitíssimo menor do que comprar um carro novo ou seminovo. Mas claro, ninguém aqui quer ser radical, você pode sim ter seu carro e usar sua bike diariamente. Ainda assim, se você deixar para usar o automóvel apenas alguns dias da semana, sua economia será grande. Pense com carinho na possibilidade.

2. Economia de tempo com uma bike urbana

Se o tráfego for lento e congestionamentos são comuns na rotina do motoristas, os ciclistas desviam disso com tranquilidade. Pode parecer mentira, mas uma recente pesquisa suíça aponta que, utilizando a bicicleta em trajetos de até 8 quilômetros, você chegará antes do que se tivesse ido de carro ou em tempo similar.

3. Saúde e longevidade

Praticar atividade física moderadamente e regularmente, previne doenças cardíacas, hipertensão, reduz a obesidade, controla a diabetes, aumenta a resistência aeróbica. Pedalar ajuda na liberação das endorfinas (uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células, este é o hormônio do bem estar), e também aumenta os níveis de serotonina o que gera relaxamento, essencial para um sono mais saudável.

4. Produtividade no trabalho

A sua produtividade vai aumentar quando você for de bike para o trabalho, em consequência de um melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça mais tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.

Definitivamente, a bicicleta veio para ficar nas cidades. Lembre-se de sinalizar suas ações e seja previsível. Outra dica é conhecer o seu trajeto. Estude as rotas disponíveis em aplicativos como o Google Maps. Procure usar ciclovias e ciclofaixas. Tente evitar ruas com tráfego intenso. Por último, não se esqueça de realizar revisões em sua bike. Capacete e luvas são essenciais para todos os ciclistas. Seja sua bike urbana, MTB, de Estrada ou bike elétrica, vá pedalando!

Veja também: