XCO – Conheça as técnicas

XCO – Conheça as técnicas

Olha só as dicas que o Julio Giani, atleta Probiótica Squad, vice campeão Brasileiro de Enduro com diversos títulos nacionais e competições mundo afora, trouxe para te ajudar.

Veja também:

Obstáculos técnicos no XCO

XCO feminino

Os atletas de XCO estão enfrentando pistas cada vez mais técnicas nos circuitos, trechos jamais vistos antes na modalidade agora são frequentes.

Sou atleta profissional de MTB Enduro e já participei de provas de XCO.

Por estar acostumado com os trechos e obstáculos mais técnicos ao participar dos eventos notei que, quem tem esse tipo de treino em dia, já está acostumado e preparado psicologicamente para enfrentar percursos que exigem mais do que apenas preparo físico e assim, sai muito na frente dos outros atletas.

XCO – Treino

Treino de XCO em grupo

Ao se deparar com obstáculos técnicos como pedras, raízes, trechos lisos ou inclinados que exigem da pilotagem, o atleta que não estiver habituado, vai ser obrigado a sair da bike para transpor ou vai se desgastar muito mais, afetando o rendimento em momentos físicos do circuito.

Por isso, a importância de treinar outras modalidades, principalmente as mais técnicas, como Downhill e Enduro.

A parte física é mais simples de ser trabalhada, existem exercícios possíveis de se fazer dentro de casa, na academia ou até mesmo na rua.

A pilotagem já exige um local mais específico e aqui entra mais um ponto, se o atleta não tem acesso a uma pista adequada de treino técnico, ele precisa começar a pensar em tirar um momento do dia para abrir uma nova trilha.

Trail Building

Trail Building, o processo de criar e construir trilhas. Para Enduro, XCO e MTB no geral

O contato com o Trail Building abre ainda mais a visão do piloto, faz com que ele entenda como a trilha funciona e além disso, ao construir os próprios obstáculos, o nível de dificuldade de cada trecho é definido pelo atleta, aumentando a dificuldade conforme a evolução da pilotagem acontece.

Foi isso que me fez evoluir, ter vários locais de treino, trechos cada vez mais técnicos e o contato com a construção das pistas.

Sempre posto dicas e demonstrações de pilotagem no meu instagram e no meu canal no Youtube.

Veja a loja oficial da Probiótica na Semexe – Clique aqui!