Tipos de capacete

Tipos de capacete

Apesar de todos os capacetes protegerem sua cabeça, dependendo da disciplina de ciclismo que você escolher, todos eles atuam de maneiras diferentes. Abaixo está uma descrição das diferenças de tipos de capacete entre as modalidades do ciclismo.

Veja também:

MTB

Exemplo tipo de capacete MTB

A primeira coisa que você vai perceber nos capacetes para mountain bike é a cobertura extra que eles oferecem

Nas estradas, a maioria dos acidentes ocorre à frente do ciclista, ao contrário do MTB, onde os acidentes podem ocorrer em todas as direções. Como resultado, existe muito mais cobertura nas regiões laterais e traseiras e, no caso do downhill, um capacete Full face que fornece proteção extra para o rosto, queixo e boca é necessário (como também para BMX) .

Os capacetes para mountain bike geralmente são projetados para maior ventilação em velocidades médias mais baixas, o que significa menos aberturas, porém maiores. Um aspecto negativo raramente mencionado desse projeto de ventilação é o ruído, capacetes de mountain bike com grandes aberturas geralmente ficam bem barulhentos se usados ​​na estrada em alta velocidade!

Os MTBikers normalmente preferem uma “viseira” na frente do capacete para fornecer alguma proteção do sol e do brilho intenso, além de servir para desviar a folhagem saliente. Outra característica exclusiva de alguns capacetes de mountain bike é a instalação de luzes ou GoPro.

Estrada

Exemplo tipo de capacete Estrada

Como mencionado, a maioria dos acidentes na estrada ocorre na frente do ciclista e, portanto, a proteção é muito mais focada na frente e nas laterais do capacete. O objetivo de um capacete de estrada é ser leve e fornecer boa ventilação em velocidades mais altas. 

Como resultado, muitos capacetes de estrada premium usam material composto de fibra de carbono para reduzir o peso e, ao mesmo tempo, permanecer fortes. Eles apresentam canais que percorrem o capacete para que o ar seja guiado sobre a cabeça, o que o mantém fresco.

Capacetes ultraleves podem pesar menos de 200g, mas você vai pagar mais por isso. Recentemente, também houve um grande foco na aerodinâmica no uso de estradas e muitos fabricantes estão alisando a superfície de seus capacetes e reduzindo o número de aberturas em favor de mais ganhos aerodinâmicos. 

Triathlon

Exemplo de tipo de capacete Triathlon

O triathlon é um evento mais previsível que não envolve mudanças rápidas de direção ou flutuações na velocidade; em vez disso, a parte da bike, tem tudo a ver com aerodinâmica. 

Como tal, os capacetes de triathlon normalmente apresentam “caudas” que aumentam o fluxo de ar sobre o ciclista, tornando-os mais aerodinâmicos. O único problema é que os ciclistas precisam ficar em uma posição específica para aproveitar ao máximo os benefícios. 

Os capacetes de triathlon mais modernos são semelhantes aos capacetes aerodinâmicos, em que a cauda foi cortada, o que permite maior movimento da cabeça sem afetar negativamente a aerodinâmica, ao mesmo tempo que permite uma saída mais fácil para o ar quente.

Urbano

Exemplo de tipo de capacete Urbano

Capacetes para uso urbano são muito mais básicos do que outros, pois as velocidades são menores, a aerodinâmica não é um fator importante e nem a dissipação de calor, pois o esforço não é tão alto.

Então, os capacetes urbanos geralmente apresentam menos aberturas e são estilizados para serem um pouco mais sutis e menos esportivos. Algumas opções mais premium incluem luzes integradas.

Dicas úteis na hora de avaliar um capacete
  • Sistema de ajuste na cabeça
  • Qualidade do forro interno
  • Viseira
  • Crash replacement
  • MIPs
O que é o MIPS?!

MIPS (Sistema de proteção contra impactos multidirecional) é uma camada de baixo atrito entre o casco e o forro. O MIPS – Sistema de Proteção contra Impactos Multidirecional foi projetado para permitir que sua cabeça se mova dentro do capacete, o que pode redirecionar a energia rotacional prejudicial durante certos impactos angulares.

Por último, para quem ainda quer saber mais a Gisele Gasparotto, da Lulu 5, fez um video explicando com mais detalhes os tipos de capacete.

Para finalizar, vale lembrar que temos diversos tipo de capacetes novos e seminovos na Semexe, para ver os modelos disponíveis basta clicar aqui!