Você sabe mesmo o que é altimetria?

Você sabe mesmo o que é altimetria?

Esse é um termo bem comum para praticantes de esportes de vários tipos, desde os corredores de ruas e montanhas até o ciclismo. Mas o que significa exatamente altimetria?

Veja também:

Altimetria

Significado de Altimetria substantivo feminino.

Medição das altitudes, prática relativa aos procedimentos utilizados ao medir altitudes, alturas, das elevações medidas verticalmente. Etimologia (origem da palavra altimetria). Alti + metria.

dicio.com.br/altimetria

Também conhecido como, ganho de elevação, acumulado, ganho cumulativo entre outros nomes. Altimetria é basicamente o quantidade de metros acumulados que você sobe verticalmente nos percursos.

Gráfico de ganho altimetrco
Gráfico exemplificando o ganho de altimetria de um percurso de 100km

Por exemplo: O gráfico do percurso acima possui 500m de altimetria acumulada.

1º pico – 150m
2º pico – 20m
3º pico – 250m
4º pico – 80m
Total = 500m

E como avaliar se o meu percurso vai ser muito duro de subidas ou não?

O principal é entender qual vai ser a intensidade do percurso. Por exemplo: se o percurso 25km e tem 500m de altimetria. Esse percurso tem um alto grau de intensidade e inclinações mais íngrimes, porém se você faz um percurso de 100km com 500m de altimetria é um percurso com subidas muito menos intensas e com menores ângulos de inclinação.

Para entender melhor o que é altimetria, veja o video em que nossa amiga, Gisele Gasparotto da Lulu Five ciclismo, conta o que é altimetria:

Sobre a Lulu Five:

Pedalamos com o compromisso de empoderar pessoas e transformar vidas por meio do ciclismo. Somos a principal marca, do Brasil, que atua com o ciclismo feminino. Atendemos também o mercado corporativo e o público infantil. Além da assessoria esportiva, temos as áreas de conteúdo e eventos.

O ciclismo é o nosso negócio: empreendemos por meio dos nossos serviços e produtos e oferecemos experiências on e offline. Somos a conexão com o universo desse esporte e realizamos projetos com caráter proprietário ou sob medida. A LuluFive gira em prol da saúde, qualidade e estilo de vida, performance e mobilidade. É movida por paixão, conhecimento e união!