Como pedalar em pé na bike!

Como pedalar em pé na bike!

Pedalar fora do selim pode parecer estranho (pelo menos no início), mas isso não significa que você deve ficar sempre sentado. Não só para aumentar a força quando você precisa, mas também alivia os músculos das costas e pernas doloridos ou pesados.

Ver também:

Aqui estão algumas situações na estrada onde pedalar fora do selim pode ajudar:

Momentos para ficar de pé

  • Escalada:  Embora seja mais fácil gerar energia por longos períodos em longas escaladas, mantendo-se sentado, muitos profissionais e ciclistas recreativos preferem escalar de pé. Em uma corrida, quando você está tentando permanecer na frente de alguém ou para uma rápida aceleração para criar um espaço entre você e outro ciclista.
  • Sprint  se você já tentou ultrapassar a velocidade de outro ciclista atingindo sua velocidade máxima rapidamente, então provavelmente sabe que ficar em pé é sua melhor aposta. Manter as mãos nos drops e em pé é como você pode gerar o máximo de energia possível em um sprint curto.
  • Pernas e costas  doloridas:  Quando você pedala por longas distâncias, ficar na mesma posição também podem causar dores em suas pernas. Por esse motivo, levantar-se do selim e mudar de posição ocasionalmente pode proporcionar alívio a cada um desses grupos musculares e aliviar um pouco a rigidez. Ficar de pé a cada poucos quilômetros por 30 segundos a um minuto também pode ajudar a evitar que parte dessa dor e rigidez ocorram, e faz você se sentir mais revigorado no final da viagem.

Como melhorar a técnica.

Sair do selim corretamente exige mais do que apenas deixar seu peso cair de um lado para o outro sobre os pedais. Na verdade, a parte superior do corpo e o movimento para cima tornam-se extremamente importantes quando você está tentando gerar mais força durante corridas ou subidas íngremes.

Aqui estão algumas dicas para ajustar sua técnica:

  • Mude para uma marcha mais forte
  • Fique sobre os pedais
  • Flexione os joelhos
  • Mova a bicicleta, não o corpo
  • Puxe o guidão para cima

Considerações

Como qualquer outra coisa, a segurança deve ser sua consideração número um. Esteja atento a isso e mova-se para o lado para obter espaço extra ou concentre-se em pedalar mais forte na primeira vez para minimizar a perda de força ao mudar de posição sentada para em pé.

Para ficar melhor em se levantar na bike, você precisará de bastante prática. Uma boa maneira de obter conforto é fazer repetições em subidas. 

Encontre uma pequena subida que leve apenas um minuto ou mais para chegar ao topo e pratique pedalar para fora da sela de baixo para cima. Equilíbrio, como deslocar seu peso e encontrar a cadência certa serão coisas que você descobrirá quanto mais praticar. Antes que você perceba, você ganhará conforto e será muito mais eficiente

Para ilustrar, veja o video feito por nossa amiga Gisele Gasparotto, da Lulu Five ciclismo para exemplificar e dar mais algumas dicas:

10 comentários sobre “Como pedalar em pé na bike!

  1. Pingback: bonanza178
  2. Pingback: calm music
  3. Pingback: bacon999
  4. Pingback: Trust Bet

Comentários estão encerrado.