Treinar o Sprint é mais eficiente do que puxar peso?

Treinar o Sprint é mais eficiente do que puxar peso?

O treinamento de força pesada pode torná-lo mais forte, mas o treinamento específico de sprint é melhor para aumentar a potência durante os sprints curtos, de acordo com um estudo publicado na Frontiers in Physiology

Os ciclistas que treinam em sprints em bicicletas de rolo melhoraram seu desempenho em corridas de 55 metros em suas próprias bicicletas em 4,3%, enquanto aqueles que treinam em força não viram melhorias na vida real em um sprint de 55 metros.

Você precisa de força para vencer um sprint. Ninguém contesta isso. O que tem sido motivo de debate é a melhor maneira de buscar essa força. Alguns pilotos e treinadores acreditam que o treinamento de força pesada é o principal: depois de um período de construção da base, eles dizem que você deve fazer a transição para um treinamento de força pesado e explosivo, a fim de construir força bruta para colocar nos pedais.

Outros seguem a rota da especificidade: se você deseja colocar mais força no seu sprint, treine-o. Agora, um estudo publicado na Frontiers in Physiology relata que, embora o treinamento de força pesado realmente o torne mais forte, se você é uma máquina de correr, o treinamento de corrida rápida fornecerá mais poder de pedalar para você chegar à linha mais rapidamente.

Para testar as duas abordagens, uma equipe de cientistas noruegueses do exercício realizou a primeira comparação direta de 28 ciclistas competitivos treinados em resistência, com idade média de 29 anos. Todos os pilotos seguiram um plano básico de treinamento de força duas vezes por semana, durante quatro semanas.

Então, os cientistas fizeram metade do grupo realizar treinamento de força pesada pelas próximas seis semanas, enquanto a outra metade trabalhou no treinamento de sprint curto pelo mesmo período de tempo.

Os participantes do grupo de treinamento de sprint curto realizavam sessões de sprint duas vezes por semana em uma WattBike. Após o aquecimento, eles começavam de uma parada e, permanecendo sentados, realizavam três séries de sprints de quatro a oito segundos na resistência definida para permitir que produzissem a maior potência possível em uma cadência de 110 a 120 rpm.

WattBike

No final de seis semanas, o grupo de treinamento de sprint melhorou significativamente seu pico de potência e potência média para sprints de 6 segundos (tanto em um estado fresco quanto após um ciclismo prolongado), sprints de 30 segundos e esforços de 5 minutos.

O grupo de treinamento de força pesada melhorou sua potência média em esforços completos de 5 minutos (3,3% em comparação com uma melhoria de 5,7% entre os velocistas), mas obteve ganhos pequenos em sua potência em qualquer um dos sprints mais curtos. (Os levantadores também aumentaram a quantidade de peso que conseguiam agachar em 9%, enquanto o grupo de treinamento de corrida sofreu um declínio de quase 4%.)

Os ciclistas de treinamento de sprint também melhoraram seu desempenho de corrida sentado em um sprint de 55 metros em sua própria bicicleta em 4,3%.

Em comparação, o grupo de treinamento de força pesado não viu melhorias na vida real no teste. Isso também mostra que o treinamento de sprint em uma bicicleta ergométrica pode ser traduzido em passeios reais ao ar livre.

De fato, pode ser preferível, porque você pode controlar a resistência e não é interrompido por semáforos, tráfego ou outras interrupções incontroláveis ​​que você encontra do lado de fora.

A mensagem de levar para casa é uma questão de especificidade: o treinamento de resistência e resistência básico pode melhorar seu desempenho geral no ciclismo, mas se você deseja se destacar em um elemento específico do desempenho, como corrida explosiva, não há melhor maneira do que dedicar tempo e esforço exatamente ao que você quer melhorar

Matéria traduzida e adaptada de: https://www.bicycling.com/news/a29306326/sprint-training-vs-heavy-lifting-sprint-performance-study/