Recall de Pedivelas Ultegra e Dura-Ace: Shimano Brasil se pronuncia

Recall de Pedivelas Ultegra e Dura-Ace: Shimano Brasil se pronuncia

No universo do ciclismo, a marca Shimano é amplamente reconhecida por sua qualidade, inovação e confiabilidade. Com mais de um século de história e dedicação à fabricação de componentes de alto padrão para bicicletas, a empresa conquistou a confiança de ciclistas em todo o mundo. Entretanto, até mesmo as marcas mais respeitadas podem enfrentar desafios, e é com essa perspectiva que a Shimano Brasil se pronunciou sobre um recall global de pedivelas.

Na semana passada, a empresa anunciou um recall global que envolve pedivelas dos grupos de estrada Hollowtech II das linhas Dura-Ace e Ultegra, ambos com onze velocidades. Esse chamado afeta aproximadamente 2,8 milhões de pedivelas em todo o mundo. Agora, a distribuidora brasileira da Shimano lançou seu próprio programa de recall com o objetivo de garantir a segurança e a satisfação dos ciclistas no Brasil.

O recall abrange os pedivelas de estrada HOLLOWTECH II de 11 velocidades produzidos entre 1º de junho de 2012 e 30 de junho de 2019. A motivação por trás dessa iniciativa está relacionada a um possível problema de separação na colagem das peças dos pedivelas. A segurança dos ciclistas é a principal prioridade da Shimano, e eles estão tomando medidas proativas para solucionar essa questão.

Modelos afetados.
Foto: Shimano

Com o intuito de facilitar o processo de recall, a Shimano forneceu instruções claras para os ciclistas que possuem pedivelas desses modelos. Os consumidores são incentivados a verificar o número do modelo e o código de fabricação gravados nos pedivelas para determinar se eles estão sujeitos ao recall. Caso surjam dúvidas, as lojas revendedoras locais da Shimano estão prontas para oferecer assistência.

As inspeções e substituições dos pedivelas serão conduzidas pelos lojistas credenciados Shimano Service Center, e a previsão é de que as inspeções tenham início em 1º de outubro de 2023. Os ciclistas cujos pedivelas apresentarem problemas durante a inspeção receberão um item de reposição gratuitamente, instalado profissionalmente pelo revendedor.

A Shimano destaca que nem todos os pedivelas de estrada HOLLOWTECH II de 11 velocidades necessitam de inspeção, apenas aqueles produzidos no período mencionado. A empresa acredita que apenas uma pequena parcela dos pedivelas precisará ser substituída.

Os modelos específicos afetados são os pedivelas Ultegra FC-6800, Dura-Ace FC-9000, Ultegra FC-R8000 e Dura-Ace FC-R9100 compatíveis com 11 velocidades, bem como a variante do medidor de potência FC-R9100P. O recall afeta produtos fabricados antes de 2019, com um dos seguintes códigos de produção de duas letras (que pode ser encontrado na parte traseira do pedivela):

KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI, LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ, NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK, PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF.

Localização do código.
Foto: Shimano

Apesar dos possíveis transtornos associados a um recall, a Shimano expressa sua gratidão pela paciência e compreensão dos ciclistas. Eles encorajam todos os ciclistas a continuarem desfrutando de seus passeios e a manterem a manutenção regular de suas bicicletas. Ademais, a empresa ressalta a importância de ler atentamente os manuais do usuário para garantir o uso seguro e adequado de seus produtos.

Para obter informações adicionais e detalhes de contato, os ciclistas podem visitar o site da Shimano, onde encontrarão recursos para se comunicar com o serviço de atendimento ao cliente da empresa, especialmente destinado ao programa de inspeção de pedivelas. A empresa enfatiza que nenhum outro pedivela da marca está sujeito a esse recall voluntário. A empresa agradece pela confiança, compreensão e apoio dos ciclistas e apresenta suas desculpas por qualquer inconveniente causado por essa inspeção.

Um comentário em “Recall de Pedivelas Ultegra e Dura-Ace: Shimano Brasil se pronuncia

  1. Pingback: gentle jazz

Comentários estão encerrado.