Dicas para uso as ciclovias no dia a dia com Doctors.Bike.

Dicas para uso as ciclovias no dia a dia com Doctors.Bike.

Conheça a mais nova parceria semexe. O Doctors.Bike foi criado por 3 amigos de infância apaixonados por bike, 2 médicos e um publicitário.

O projeto surgiu meio despretensioso com o objetivo de mostrar um pouco do dia a dia em cima das magrelas e mostrar os benefícios que elas trazem para a nossa vida, principalmente no quesito saúde.

Para iniciar a parceria vamos responder algumas perguntas feitas por quem está começando a usar a bike como meio de transporte no dia-a-dia.

“Vocês se baseiam na experiência cotidiana com bicicletas ou em legislação de trânsito? Ou em ambas?”

Nos baseamos em ambas, mas preferimos usar mais a experiência cotidiana. O Art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos de menor porte, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres, não sejam muito respeitados pelos motoristas de carro, ônibus, moto, etc.

Quando falamos sobre os espaços “ciclovias e ciclofaixas” ai é que realmente as poucas regras deixam de ser respeitadas. Desde limite de velocidade até uso de capacete.

Para concluir, acreditamos que a nossa convivência nestes espaços compartilhados e a experiência de pedalar no dia-a-dia são o que mais contam para trazer dicas e aprendizados para vocês.

“Existem empresas que alugam itens de segurança, como capacetes?”

Capacetes de bicicleta para garantir a segurança do usuário

Até onde conhecemos, não existe nenhuma empresa que faça o aluguel apenas de capacetes para usar na bike. Existem empresas de aluguel de bike e de patinetes que alugam os capacetes atrelados ao aluguel do meio de transporte.

Há um tempo atrás houve a tentativa de obrigar as empresas de aluguel de patinetes a fornecer capacetes. Se alguém fosse visto sem capacete andando de patinete, a empresa seria multada, porém a fiscalização disso é praticamente impossível de ser realizada e aparentemente não foi para frente.

Capacete é item básico de segurança e que pode salvar a sua vida. Sempre use, não importa se vai sair para andar 20km ou se vai até a padaria 😉

“Quais dicas básicas para alguém que esta começando a utilizar a bike em um centro urbano como São Paulo?”

Bicicleta para uso urbano

Se já pedala no dia-a-dia, temos 6 dicas legais para você não passar perrengue:

  • Segurança SEMPRE em primeiro lugar. Use capacete.
  • Evite lesões: Ajuste a bike de uma forma que não sobrecarregue o seu joelho ou que você fique com dor no final de cada trajeto.
  • Se faça visível: use luz dianteira e traseira e colete refletor.
  • Esteja preparado: sempre leve um “kit emergência” para não ficar na mão: uma bomba de encher pneu, uma câmara extra, espátulas para troca do pneu e um “canivete de ferramentas básicas”
  • Hidratação: se o seu pedal for longo, uma água é sempre bem vinda
  • Não perca sua bike: Compre um cadeado legal para não ter nenhuma surpresa no final do dia 😉

Se quer começar a pedalar, ai tenho algumas perguntas que você deveria se fazer antes de tomar essa decisão:

  • Qual a distância do trajeto total do seu dia (entre casa, trabalho, academia, etc – ida e volta)?
  • Consegue avaliar se tem muita subida? (O Google Maps pode te ajudar muito com trajetos para bike e descobrir se tem ou não muita subida)
  • Existem ciclovias ou ciclofaixas que você possa usar no seu trajeto?
  • Como é a segurança das regiões que você irá passar?
  • São regiões movimentadas?
  • Você tem aonde tomar banho quando chegar? Não se iluda, você vai suar (a não ser que vá de bike elétrica)
  • Tem onde deixar a bicicleta no seu trabalho ou no seu destino final?

Se você conseguir obtiver respostas positivas para estas perguntas, talvez esteja na hora de comprar uma bike e começar a pedalar, não acha?

PS: Vamos fazer abordar o tema da escolha da melhor bike para você usar no seu dia a dia

“Tenho dúvida quanto as bikes e patinetes elétricos, vamos seguir convivendo com eles ou vem novas leis e regras por aí que podem acabar com essa febre?”

Sobre novas leis, o que sabemos é do Decreto de Lei 58.907/19 . A resolução estabelece que as empresas deverão pagar, ao município, R$ 0,20 por corrida e uma mensalidade de R$30 por patinete. A norma também prevê a criação de estacionamentos e bolsões para recolher as patinetes das ruas.

Menores de 18 anos estarão proibidos de utilizar patinetes e a circulação será permitida em ciclovias e ciclofaixas, vias com velocidade máxima permitida de até 40 km por hora e ruas destinadas para lazer previstas no Programa Ruas Abertas.

O problema é o processo de fiscalização, que ainda é praticamente impossível de ser feito, principalmente em relação a uso de capacete e excesso de velocidade nas vias exclusivas. De qualquer forma, com a febre das bikes compartilhadas, bikes elétricas, patinetes e monociclos, a tendência é que este processo de fiscalização seja aprimorado, transformando estes meios de transportes ainda mais legais de serem usados e mais seguros.