Concorrendo a prêmio de inovação – Brasileira BikeHero apresenta tecnologia digital contra roubos e falsificação de bikes em feira internacional

Concorrendo a prêmio de inovação – Brasileira BikeHero apresenta tecnologia digital contra roubos e falsificação de bikes em feira internacional

Concorrendo ao prêmio de Inovação do Ano em uma das principais feiras de bike do mundo, startup brasileira apresenta ideia inovadora para combater o comércio de bicicletas irregulares, contrabando e falsificação.

Imagine comprar uma bicicleta e, na hora de revender ou de fazer o seguro, descobrir que ela é falsificada ou foi roubada de alguém? Com a atual tecnologia de número de série analógica, que utiliza letras e números definidos pelo fabricante, você realmente não tem muito o que fazer para evitar esta situação.

Com isso em mente, a startup brasileira BikeHero criou uma tecnologia que promete revolucionar o mercado da bicicleta, trazendo inúmeras vantagens não só para o consumidor final, mas também para fabricantes, lojistas e seguradoras: o Smart Serial Number, ou Número de Série Inteligente.

Parceiros da Semexe – Todas as bikes usadas e seminovas vendidas na Semexe passam por uma certificação digital de autenticidade realizada pela BikeHero.

“A parceria com a Semexe nos ensinou muito sobre a criação da tecnologia Smart Serial Number. A tecnologia consiste na adição de uma chave digital irreplicável ao número de série analógico de uma bicicleta. Cada chave é gerada por um algoritmo próprio e alimentada já nos primeiros processos de fabricação e montagem das bicicletas, passando por todas as etapas, até o envio para a revenda ou distribuidor “

Duilly Cicarini – Founder Bike Hero

Tecnologia BikeHero testada e aprovada

Apesar de nova, a tecnologia de número de série inteligente da BikeHero não nasceu ontem. Na verdade, o projeto surgiu de uma parceria para implementação de seguros para a Specialized Brasil há cerca de 2 anos e, de lá para cá, já conquistou outros clientes como a Semexe. Além disso, os certificados da BikeHero são aceitos por todas as seguradoras brasileiras.

Para garantir a segurança dos dados, a startup utiliza tecnologia similar a dos bancos digitais na validação de identidades e certificação de posse. Por ser uma tecnologia 100% whitelabel, ela pode ser utilizada por qualquer fabricante.

Na Eurobike, uma das feiras de bicicletas mais importantes do mundo, a BikeHero apresentará uma grande novidade: a primeira bicicleta de linha equipada com a tecnologia no mundo, em uma nova parceria com a Audax Bike, um dos principais fabricantes de bicicletas do Brasil.

A tecnologia implantada nas bicicletas é aplicada diretamente na fábrica, antes do verniz da pintura.  Assim, depois de comprar a bicicleta, basta o consumidor acionar o QR Code com qualquer telefone celular, fazer um rápido cadastro no site do fabricante e pronto: aquela bicicleta está atrelada àquela pessoa, em um endereço único na internet.

Assim, caso a bike seja roubada, verificar quem é o real proprietário dela é muito simples, dispensando inclusive outros documentos. Além disso, na hora de vender a bicicleta, é possível gerar um certificado de transferência totalmente online, eliminando a necessidade de recibos e documentos assinados em cartórios.

De quebra, o processo de fazer o seguro fica muito mais simples, já que a própria seguradora pode confirmar detalhes da bike e do proprietário digitalmente, reduzindo drasticamente a burocracia.

Combate efetivo ao crime e falsificações

O grande trunfo da BikeHero é criar um número de série único, completamente digital, intransferível e totalmente rastreável. Por isso, uma bike fabricada com a tecnologia sempre terá um “dono” definido. Assim, a única maneira de vender uma bicicleta furtada ou roubada seria raspar o número de série, o que rapidamente acende um sinal de alerta em qualquer consumidor.

Além disso, os fabricantes de bicicletas ganham um importante aliado na coleta de dados como: tempo de fabricação e controle de qualidade, performance de vendas e comportamento do consumidor final.

Outro detalhe é que a tecnologia torna a falsificação de quadros impossível, já que o número de série inteligente está atrelado ao fabricante, e o falsificador não tem acesso às informações para aplicar nas cópias.

“Nós conectamos bicicletas, literalmente. Qualquer marca valiosa é capaz de congregar uma comunidade em torno de si, mas existe uma barreira para estas marcas se conectarem  diretamente ao seu consumidor, que hoje é essencialmente, digital. Acreditamos que podemos conectar diretamente as marcas aos seus consumidores, criando um novo mundo de oportunidades”

Duilly Cicarini – Founder Bike Hero

BikeHero concorrendo a prêmio na EUROBIKE 2022

Na Eurobike 2022, a BikeHero está concorrendo ao prêmio Inovação do Ano, que é realizado por meio de votação popular. Para votar na empresa brasileira é fácil: clique no link abaixo, escolha a opção: “P – Smart Serial Number Technology, BikeHero”, e siga os passos do site. A votação pública está aberta apenas até o dia 24/06 de junho e os finalistas são definidos no dia 14/07.

3 comentários sobre “Concorrendo a prêmio de inovação – Brasileira BikeHero apresenta tecnologia digital contra roubos e falsificação de bikes em feira internacional

Comentários estão encerrado.