Como recuperar sua bike roubada

Como recuperar sua bike roubada

Ninguém gosta de ser roubado ou furtado, ainda mais quando o objeto é nossa preciosa bicicleta, no entanto, sabemos que infelizmente isso acontece com muita frequência no Brasil. Por isso a SeMexe – a plataforma onde apaixonados compram e vendem com segurança – atua 100% na verificação dos usuários, combatendo qualquer prática de comércio de produtos ilegais.

“Nossa bandeira número 1 é a segurança, por isso desenvolvemos várias formas de verificação dos produtos para certificarmos ao máximo sobre a procedência antes de disponibilizarmos no site da SeMexe. Com isso inibimos a criminalidade e oferecemos um ambiente seguro e tranquilo para as negociações”, explica Gabriel Novais, sócio fundador da SeMexe.

O número de bikes roubadas no país é incerto, segundo os dados do site bicicletasroubadas.com.br somente neste ano já registrou-se quase 5 mil ocorrências, concentrando-se quase 40% dos casos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Agora o que muitos desconhecem é que quando a polícia apreende bicicletas roubadas, você precisa comprovar a posse do equipamento para conseguir recuperar a bike, por isso selecionamos dicas importantes para você ter um final feliz:

  • Faça um Boletim de Ocorrência (até para que as autoridades tenham dados e estatísticas do tipo de ocorrência para teoricamente conseguirem atuar na prevenção);
  • Evite ser furtado, use travas tipo “U” para evitar as tentativas de quebras com alicates industriais e o uso de chaves falsas;
  • Criar uma ‘marca pessoal na bike: escreva por exemplo, num papel seu nome e dados pessoais básicos e esconda no quadro da bike, como dentro do cantor ou guidão, assim conseguirá mais um recurso para comprovar que a bike é sua;
  • Registrar a bike num sistema de dados e divulgue em grupos de Facebook e WhatsApp;
  • Fazer um seguro da bike.

Também consultamos os especialistas Anderson Augusto da Silve, mais conhecido como Ciclonauta que administra o grupo Bicicletas Roubadas e Recuperadas e o Daniel Moral, fundador do Bike Ajuda App para dar mais algumas dicas:

  1. Sempre anotar e fotografar o número de série do quadro da bike;
  2. Guardar a nota fiscal da bicicleta e acessórios de maior valor;
  3. Fotografe a bicicleta em vários ângulos, bem como detalhes particulares, como acessórios ou, simplesmente, arranhões, pequenos amassos, por exemplo;
  4. Estacione sua bicicleta sempre em locais próximos de câmeras de vigilância se não houver bicicletários ou estacionamentos ‘bike-friendly’ próximos.

Sites oficiais

Além do cadastro nacional de bicicletas roubadas (site já mencionado acima), destaque para o Bike Registrada, além de outras ações governamentais estão sendo realizadas neste sentido, como por exemplo, o site de “Consulta Bicicleta” do Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e o projeto “Achei minha magrela” criado pela Comissão de Segurança no Ciclismo em parceria com os inspetores da 10ª DP (Botafogo) do Rio de Janeiro para as recuperar bicicletas. Por fim, outra dica é registrar no Cartório Eletrônico (pago): https://www.rtdbrasil.org.br (no primeiro campo a esquerda, última linha – Registro de Bicicletas).

Segurança em 1º lugar

A SeMexe sabe o que importa para você, por isso atua com total segurança nas negociações em que todo usuário – seja comprador e vendedor – precisa estar cadastrado e identificado com documento para comprovar idoneidade. Com isso, o time de especialistas (não somos robôs) verificam todos os itens antes de publicarem no site, assegurando total tranquilidade nas operações.