7 motivos para você comprar uma E-bike

7 motivos para você comprar uma E-bike

A semexe, plataforma onde apaixonados por bike compram e vendem com segurança, oferece novas opções de bikes elétricas; saiba mais!

Já acompanhamos que as bicicletas elétricas estão transformando a forma que nos locomovemos pela cidade e junto à natureza.

“E-Bike é uma ótima solução de mobilidade urbana, promovendo mais acessibilidade para qualquer pessoa” – explica Gabriel Novais da semexe, marketplace onde apaixonados por bike compram e vendem com total segurança, onde é possível encontrar e-bikes semi-novas com valores que cabem no seu bolso.

“E-Bikes oferecem inclusão com muita evolução e diversão, abrindo novos horizontes e “amplificando” nossos caminhos” – explica Luciano “Kdra” Lancelotti, que já utiliza uma e-mountain bike nos seus cursos de pilotagem no Cantareira Bike School.

Se você ainda tem alguma dúvida da nova revolução sobre duas rodas, selecionamos sete motivos para você comprar a sua e-bike:

1. Um veículo inclusivo

Bicicletas elétricas são inclusivas, pois permitem que pessoas com alguma mobilidade reduzida, especialmente pessoas idosas, possam ter acesso à mobilidade ativa, locomover-se com autonomia e, ainda, receber todos os benefícios desta atividade, especialmente para a saúde.

2. Distâncias mais longas e mais viagens

Bicicletas elétricas permitem que distâncias mais longas estejam ao alcance das pessoas e da mobilidade por bicicletas. Este é um fenômeno que se apresenta como solução principalmente para grandes centros urbanos, que implicam em longos deslocamentos pela população.

3. De casa para a escola…pedalando!

Uma das questões centrais de toda família é o deslocamento dos filhos até a escola, especialmente dos três aos dez anos de idade. A pé ainda é o meio de transporte mais comum para se chegar à escola, mas crescem as viagens motorizadas com destino escola, especialmente nas grandes cidades.

A busca de uma alternativa aos meios motorizados de transporte – como as vans e ônibus escolares, os automóveis e as motocicletas – tem aumentado o contingente de famílias adotando a bicicleta para levar o/a filho/a à escola.

4. Ganhos para sua saúde e para a saúde da cidade

Ainda que haja a assistência do motor elétrico nas bicicletas elétricas, a necessidade de pedalar, intrínseca a elas, garante os importantes ganhos para a saúde de quem as pedala, especialmente se cumpridas as recomendações mínimas de 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos indicam que a redução mais acentuada de fatores de risco de doenças coronarianas e cardiovasculares se dá nas primeiras faixas de mudança de uma situação de sedentarismo para a prática de alguma atividade física.

5. Migração modal: dos meios de transporte motorizados para a bicicleta

Uma das principais questões enfrentadas pelas cidades contemporâneas, inclusive as brasileiras, é a necessária desmotorização de sua população. Seja por questões ambientais e de mudanças climáticas, seja em decorrência dos estressantes congestionamentos, estimular a população a deixar o automóvel ou a motocicleta em casa (ou mesmo a não adquirir estes veículos) se tornou uma agenda pública fundamental e urgente das nossas cidades. A cidade de São Paulo, por exemplo, já superou a taxa de 0,60 veículo individual motorizado por habitante. Em Belo Horizonte, esta taxa já é de 0,65. Porto Alegre e o Distrito Federal também já superaram a marca de metade de seus habitantes motorizados.

6. Cicloturismo divertido e acessível

O cicloturismo é uma das formas mais econômicas e divertidas de viajar, estimulando o comércio local, levando viajantes a locais onde usualmente o turismo institucional e tradicional não chega. É uma das categorias de turismo que mais cresce no mundo e no Brasil, não à toa um estudo britânico estimou cerca de 2,2 bilhões de cicloviagens ao ano na Europa. O crescimento do cicloturismo acontece por inúmeras razões, entre elas pelo contato imediato com a paisagem e com o ambiente, pelo prazer do percurso (e não apenas do destino), pela autonomia e liberdade de se passar por onde quiser, parar onde quiser, pelos amigos que se faz pelo caminho, entre tantas outras características.

7. Uso esportivo

As bicicletas elétricas são para todos e para praticamente quaisquer condições, principalmente as novas e-mountain bikes, capazes de subir e descer montanhas com plena eficiência. Dentro os atributos, considere uma e-MTB para o uso esportivo, isto é, uma bike que auxilia para acompanhar um pelotão mais forte com seus amigos ou simplesmente para explorar mais longe e mais rápido. Com uma e-MTB você sobe qualquer colina e divirta-se mais. Enfim, saia para o mundo.