Nino Schurter ainda terá muitas conquistas em altíssimo nível no MTB – por Érick Bruske

Nino Schurter ainda terá muitas conquistas em altíssimo nível no MTB – por Érick Bruske

Nada de aposentadoria para o Suíço Nino Schurter. E sim, acredite se quiser rs, mas muitas pessoas acreditavam que o Suíço de 35 anos estava prestes a anunciar uma aposentadoria para 2022. Em 2021, Nino Schurter venceu pela 9ª vez o campeonato mundial de MTB Cross-Country XCO, em Val di Sole, Itália. O super atleta ainda tem muita lenha para queimar em altíssimo nível com uma bike de mtb.

Em Petrópolis, Nino bateu mais um recorde

Após vencer o XCO da 1ª etapa da 2022 MERCEDES-BENZ UCI MOUNTAIN BIKE WORLD CUP, prova realizada em Petrópolis RJ, Nino igualou o número de vitórias em Copa do mundo de MTB com a lenda do MTB, o francês Julien Absalon. Ao total são 33 vitórias. Lembrando que Julien Absalon já não compete como profissional. Hoje o Francês é Manager da equipe BMC MTB Racing.

Nino Schurter comemorando sua vitória na etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de MTB 2022 – A bike campeã? Scott Spark RC

Durante a prova final do XCO em Petrópolis, Nino Schurter foi muito ativo e ao mesmo tempo estratégico, usando seus adversários ao seu favor e colocando acelerações em lugares do circuito que o favoreciam. Assim, quando a disputa veio para os metros finais, um dos seus pontos fortes, conseguiu garantir a vitória e mostrou que ainda tem muita lenha para queimar.

Novos países na briga por uma vitória na Copa do Mundo de MTB

Depois que o petropolitano, Henrique Avancini, colocou o Brasil entre os países campeões em etapas da copa do mundo de mtb, agora quem briga para fazer história é o atleta da Romênia, Vlad Dascalu. Vice-Campeão da última etapa em 2021 e 3º colocado na etapa de Petrópolis, o atleta de 25 anos, e campeão mundial Sub 23 em 2019, é sem dúvida um forte candidato a fazer história para seu país.

Entretanto, temos na fila outro forte concorrente, o Chileno Martin Vidaurre, que apesar de ainda não estar na categoria Elite, mostrou tranquilidade ao vencer a etapa na categoria Sub 23. Na semana que antecedeu a Copa do Mundo, Martin esteve disputando a CIMTB, o chileno venceu a competição em cima de Marrote e Vlad, que foram 2º e 3º na Copa do Mundo respectivamente. Será que em breve teremos o chileno na briga por uma vitória na categoria Elite do XCO ou ainda é cedo ?

Pelotão feminino super disputado

Rebecca Macconnell emocionada e celebrando a vitória na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB 2022. Ima

Na temporada de 2021 da Copa do Mundo de MTB, uma das maiores surpresas na categoria feminina, sem dúvida foi a dominância da francesa Loana Lecomte, com apenas 22 anos. Em Petrópolis, ainda na primeira etapa da Copa do Mundo, a francesa ficou “apenas” com a 3ª posição, sendo superada por Rebecca Macconnell e Anne Terpstra, ambas mais experientes e com 31 anos.

Renovação do MTB XCO Feminino – Etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de MTB XCO

Loana Lecomte, com apenas 22 anos, ao lado de sua Canyon Lux com um grafismo que remete as cores da bandeira da França.

3ª Loana Lecomte – 22 anos
4ª Laura Stigger – 22 anos
5ª Mona Mitterwallner – 20 anos
6ª Caroline Bohé – 23 anos

Em 2022 temos um lineup muito renovado na categoria feminina, ainda mais, quando lembramos da épica vitória da atleta norueguesa, Rita Dahle Gunn, durante a etapa de Andorra, na Copa do Mundo de MTB XCO em 2018, no auge dos seus 45 anos de idade. Viva o ciclismo em todas as idades!

Veja também: