5 pontos importantes sobre as bikes elétricas e suas vantagens

5 pontos importantes sobre as bikes elétricas e suas vantagens

Tudo o que você precisa saber sobre Bicicleta Elétrica e suas vantagens.

E-Bike ou Bicicleta Elétrica, uma Magrela movida a bateria que já se tornou uma realidade nas grandes cidades, sendo uma alternativa atraente para aqueles que preferem economizar a “grana” da gasolina, ipva, estacionamento ou não usar transporte público e ou Uber. Uma e-bike é garantia de ar fresco após meses do confinamento que vivemos em 2020/2021. Com a pandemia do Coronavirus muitas pessoas descobriram que a bicicleta pode ser uma grande aliada para se locomover em poucos minutos dentro dos centros urbanos e ainda de forma prazerosa. Bora pedalar.

Ter um empurrãozinho na hora de pedalar em subidas e trechos longos seria uma boa? E, melhor ainda, se essa ajuda vier de forma econômica? Uma e-bike é um belo auxílio.

1 – Como funcionam?

As Bicicletas Elétricas usam um motor elétrico e uma bateria. O motor tem a intenção de facilitar o esforço humano, e não substituí-lo. Quando você pedala uma e-bike, ele começa a funcionar dando um impulso, assim você pode pedalar distâncias mais longas ou subidas sem cansar.

“Com uma bicicleta convencional, um caminho com subidas significava chegar ao trabalho suado e, depois, ter que tomar um banho, antes de começar minhas atividades. Além disso, fazia muito esforço e, por vezes, me sentia cansado logo cedo. Com a aquisição da elétrica, tudo isso mudou.”

Rodrigo Afonso, Gerente de parcerias da Semexe.

Os motores mais comuns que encontramos nas e-bikes são das marcas Shimano e Bosch ou em alguns casos da própria fabricante do quadro. Em relação a sua potência, a maioria das bikes possuem motores entre 250W até 350 Watts. Sobre a autonomia de uma e-bike, ela pode variar entre 30km até 120km sem necessitar de uma recarga da bateria.

2 – Custo/benefício no uso diário

Utilizar uma bike elétrica para ir ao trabalho pode ser muito mais vantajoso do que o deslocamento de carro, moto ou transporte público. O principal motivo seria o econômico, já que com uma e-bike o ciclista não tem custos como; Combustível, IPVA, Estacionamento…

Outro motivo para utilizar a bike elétrica diariamente é o motor elétrico; com a ajuda deste valioso componente você não chegará suado no seu destino final. 

3 – São Inclusivas?

Sim. As elétricas permitem às pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida ou idosos ter acesso à mobilidade ativa, locomover-se com autonomia e ainda obter todos os benefícios de realizar uma atividade física. 

4 – Modelos à disposição

Na Semexe você encontra diversos modelos de E-bike para o seu pedal diário.

  • E-bikes urbanas: com o foco no deslocamento dentro das cidades, são confortáveis e atendem o público que busca uma opção de deslocamento diário, sendo uma ótima alternativa para reduzir gastos e auxiliar na manutenção da saúde.
  • E-bikes de Estrada: permitem que o atleta pedale mais rápido em pelotões e suba montanhas com maior facilidade.
  • Mountain bikes elétricas (E-MTB): explorar trilhas mais longas e com maior velocidade.

5 – Pode rodar na ciclovia?

Modelo e potência são os requisitos que enquadram um equipamento como uma bicicleta elétrica. Bikes com potência de até 350 W que não ultrapassem a velocidade de 25 km/h e que não possuam acelerador manual podem rodar em ciclovias ou ciclofaixas.

Segundo a Aliança Bike, a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, “a Resolução 315, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece que, desde 2009, cicloelétricos (bikes com acelerador) e ciclomotores devem seguir as mesmas regras de trânsito. Sendo proibida sua circulação em ciclovias e ciclofaixas”.

Veja também: