Você conhece o MTB XCE – Cross Country Eliminator ?

Você conhece o MTB XCE – Cross Country Eliminator ?

Após a grande vitória da brasileira Marcela Lima, atleta que pedala pelo Team Groove, com uma bike Hardtail Groove Rhythm Carbon 7, na 1ª etapa da Copa do Mundo de MTB XCE, realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, muita gente se perguntou: que modalidade é essa? XCE ?

Conversamos com o fundador da CityMountainBike, organização parceira da UCI que é responsável pela Copa do Mundo e Campeonato Mundial de MTB XCE, Kristof Bruyneel.

Marcela Lima pilotando sua Hardtail Groove Rhythm Carbon 7. A grande maioria dos atletas que disputam as provas de XCE preferem bikes Hardtail.

O Cross Country Eliminator (XCE) ainda é uma modalidade nova no MTB. Temos uma proposta desafiadora pela frente: o XCE é muito rápido, urbano, dinâmico e emocionante. Com isso atraímos a atenção de uma nova geração de ciclistas: crianças e adolescentes que querem se envolver com o esporte e com sua comunidade ao mesmo tempo. Gostamos de abraçar as cidades que recebem nossas corridas. Nossa visão é: queremos trazer os melhores atletas para o XCE e junto com nossos parceiros, vamos construir uma comunidade forte. Diversidade cultural, alto rendimento de atletas e uma grande público completam o espetáculo. Queremos trazer o Mountain Bike Eliminator para as Olimpíadas.

Kristof Bruyneel – Fundador da CityMountainBike

O que é o MTB XCE ?

Largada em bateria com 4 atletas

De bate e pronto e sem delongas: O Mountain Bike Cross Country Eliminator – sigla em inglês XCE, é uma modalidade disputada em um circuito bem menor do que a tradicional modalidade XCO (Cross Country Olímpico). Normalmente uma pista de XCO tem entre 4km – 6km de extensão, no XCE as medidas são entre 450m até 500m de extensão total. O XCE foi criado para ser rápido, urbano, e com obstáculos naturais ou artificiais onde o atleta precisa muita força para atingir o melhor tempo. O formato da corrida é por eliminação: quem faz os piores tempos por bateria é eliminado. Por isso o nome “Eliminator”, eliminador em inglês.

Etapa de Graz na Áustria em 2021

Quais são as regras do MTB XCE ?

  • Circuito tem entre 450m – 500m
  • Número de obstáculos: 4 a 6 podendo ser naturais ou artificiais
  • Todos os atletas registrados na competição fazem uma etapa de Contra-Relógio de 1 volta (500m)
  • As etapas eliminatórias para as finais (oitavas de final) tem início com os 16 melhores tempos na categoria feminina e com os 32 melhores tempos da categoria masculina
  • Cada bateria é disputada por 4 atletas correndo 2 voltas no circuito (1000m)
  • Os 2 melhores ciclistas (mais rápidos) continuam na corrida e os 2 mais lentos saem da disputa pela grande final.
  • Oitavas de final: 8 baterias – 4 atletas – 2 voltas: os 2 melhores avançam
  • Quartas de final: 4 baterias – 4 atletas – 2 voltas: os 2 melhores avançam
  • Semi-final: 2 baterias – 4 atletas – 2 voltas: Os 2 melhores passam para a “Big Final” e os 2 piores vão disputar a “Small Final”
  • Big Final & Small Final: 2 voltas no circuito
  • Small Finals Feminina: disputa da 4ª – 8ª colocação
  • Small Finals Masculino: disputa da 4ª – 8ª colocação
  • Big Finals Feminina: disputa entre 1ª – 4ª colocação
  • Big Finals Masculina: disputa entre 1ª – 4ª colocação

Veja também:

6 comentários sobre “Você conhece o MTB XCE – Cross Country Eliminator ?

  1. Pingback: trap
  2. Pingback: agen togel
  3. Pingback: faceless niches
  4. Pingback: สีทนไฟ

Comentários estão encerrado.