SRAM Eagle AXS – GX vs XO1 vs XX1

SRAM Eagle AXS – GX vs XO1 vs XX1

Quer saber qual é a diferença entre SRAM GX Eagle AXS e os grupos sem fio XO1 e XX1 mais caros? Neste post, mostraremos todos os recursos que são compartilhados, e o que é diferente, entre os câmbios de mountain bike sem fio da SRAM.

Veja também:

Alerta de spoiler : Não há muito, o que torna a diferença de preço entre eles ainda mais impressionante. Aqui está uma visão aproximada dos detalhes e recursos entre todos os três conjuntos de componentes MTB.

Qual é a diferença entre os grupos SRAM Eagle AXS?

Abaixo estão algumas fotos para mostrar essas diferenças e como a construção geral e o design são quase idênticos.

É mais fácil listar primeiro quais recursos são iguais e, em seguida, mergulhar nos detalhes que separam GX de XO1 de XX1. Todos os câmbios Eagle AXS têm o mesmo:

  • Motor
  • Eletrônicos
  • Embreagem de sobrecarga
  • Estrutura de paralelogramo
  • Embreagem de cage tipo 3
  • Cage Lock

Agora, vamos dar uma olhada nas principais diferenças …

Câmbio SRAM GX Eagle AXS

GX Eagle pega o motor e os componentes eletrônicos compartilhados e adiciona um cage de polia de aço e ferragens de parafuso cromado. As polias de GX giram em rolamentos de aço.

GX é o único câmbio traseiro AXS que vem com a tampa da bateria

Mas se encaixa em qualquer um dos câmbios de mountain bike AXS. Basta encaixá-lo e, em seguida, puxar a pequena aba na parte traseira para retirá-lo. O parafuso B é ajustável através da tampa, não há necessidade de removê-lo por nenhum motivo, exceto para puxar a bateria para carregar.

Câmbio SRAM XO1 Eagle AXS

O XO1 Eagle obtém um acabamento anodizado no parafuso principal, mantém os mesmos rolamentos da polia de aço, mas é atualizado para cage de polia de liga forjada que reduz muito o peso.

É realmente a redução de peso que vale a pena atualizar para os câmbios XO1 … funcionalmente, todos os três funcionam exatamente da mesma forma e parecem ter as mesmas tolerâncias e ajuste apertado. O tempo dirá se o câmbio GX AXS mantém seu desempenho nítido, relataremos no final deste ano.

Câmbio SRAM XX1 Eagle AXS

XX1 atualiza para um cage de polia externa de fibra de carbono, parafusos de titânio e rolamentos de cerâmica dentro das polias. O carbono e o titânio economizam alguns gramas, mas os rolamentos de cerâmica são a grande atualização. 

Se você é um piloto do tipo ajuste e esqueça e deseja o drivetrain SRAM mais rápido, é assim que você o consegue. Mas, para o diferencial de preço, pode valer a pena considerar um câmbio GX AXS com algo como um upgrade de cage de polia Kogel AXS .

Comparação do cage e do parafuso do câmbio Eagle AXS

Dê uma olhada de perto no cage de aço GX e ele parece estampado e forjado … ou pelo menos estampado com um pouco de acabamento, talvez. Na maioria das vezes, há bordas e ângulos limpos, com alguns sulcos característicos de estampagem em alguns pontos que você dificilmente notará.

As próprias rodas da polia são as mesmas em todos os três câmbios, apenas os rolamentos dentro delas que variam.

As únicas diferenças de design físico que encontramos são:

  • A polia superior de GX é aparafusada por trás, XO1 e XX1 aparafusada por fora. Isso provavelmente tem diferença funcional zero.
  • Não mostrado aqui ( veja acima ), o parafuso de montagem da gaiola do XX1, que o conecta ao mecanismo de embreagem na articulação inferior, usa uma arruela e parafuso levantado em comparação com os parafusos nivelados mostrados acima em XO1 e GX.
Comparação de shifters Eagle AXS e kit de atualização

Os shifters Eagle AXS são idênticos, exceto pelo acabamento anodizado na peça de montagem de metal. GX fica preto, o que nós preferimos, e XO1 / XX1 fica cinza prata. Os shifters são funcional e fisicamente idênticos, mas o modelo GX custa menos.

Assim como, os kits de atualização para todos os três grupos são iguais, fornecendo o câmbio, a bateria, o carregador e a ferramenta de ajuste do câmbio. A ferramenta permite ajustar facilmente o parafuso de tensão B para posicionar a correção da polia superior para o melhor desempenho de deslocamento.

Comparação dos pesos dos componentes SRAM Eagle AXS

COMPONENTEGXXO1XX1
Passador67g67g70g
Câmbio426g363g350g
Bateria24g
Tampa da bateria9g

Por fim, aqui estão os pesos reais dos componentes sem fio AXS MTB. Os pesos são da nossa própria balança e os câmbio são pesados ​​SEM a bateria instalada.

Matéria traduzida e adaptada de: Bike Rumor