Pré Copa do Mundo de MTB – CIMTB reúne mais de 100 ciclistas estrangeiros de 35 países

Pré Copa do Mundo de MTB –  CIMTB reúne mais de 100 ciclistas estrangeiros de 35 países

Evento, de 1º e 3 de abril, terá mais de 800 participantes e antecederá em uma semana a realização da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike, também no município da região Serrana do Rio de Janeiro

A cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, escreve a partir desta sexta-feira (1º) um novo capítulo em sua história e também na história do ciclismo mundial. Com a realização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, entre os dias 1º e 3, a cidade dá um importante passo para a retomada de sua economia e da autoestima de sua população. Serão mais de 800 ciclistas pedalando pelas trilhas do São José Bike Club, com a confirmação de mais de 100 estrangeiros, vindos de 35 países. 

“Temos 200 ciclistas inscritos só nas categorias super elite feminina e masculina, que contemplam atletas da elite e da sub-23 em cada gênero. A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike é de fato um marco na história do ciclismo latino-americano, não só por ter esse grande número de ciclistas vindos de diversas partes do mundo, já aquecendo o turismo e economia da região, mas também por anteceder em uma semana a Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike. Ou seja, quem quer conhecer a pista e já ir se acostumando ao seu traçado e pegar ritmo de prova, vai encontrar o cenário perfeito”, 

 Rogério Bernardes – organizador CIMTB
Copa Internacional Michelin de Mountain Bike – 2019. Imagem: Fábio Piva

Elite feminina

Entre as ciclistas inscritas na super elite feminina, nove delas são de fora do País. Além de Isabella Lacerda, Karen Olimpio, Raiza Goulão, Giugiu Morgen, entre outras, estão inscritas ciclistas de destaque como a britânica Evie Richards, número 2 do ranking mundial, as suíças Sina Frei e Jolanda Neff (4ª e 7ª do ranking), a holandesa Anne Tauber (10ª), a estoniana Janika Loiv (12ª), a francesa Lena Gerault (14ª), a austríaca Laura Stigger (15ª), a ucraniana Yana Belomoina (16ª) e a espanhola Rocío Alba (20ª).

Elite masculina

Entre os homens, o número de representantes do top 20 é maior. Para disputar a vitória da etapa contra os brasileiros Luiz Cocuzzi, José Gabriel Marques, Guilherme Muller, Ulan Galinksi, entre outros, serão dez estrangeiros na corrida: o tcheco Ondrej Cink, top 3 do mundo, o francês Jordan Sarrou (5º do ranking), o romeno Vlad Dascalu (6º), o neozelandês Anthon Cooper (9º), o polonês Bartolomiej Wawak (10º), o espanhol David Serrano (14º), o francês Maxime Marotte (15º), o chileno Martin Vidaurre (16º), o letão Martins Blums (17º) e o italiano Luca Braidot (19º).

A pista de ambas competições

A etapa de Petrópolis será disputada no XCO Henrique Avancini. A pista, que será palco da CIMTB Michelin e também da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB, conta com percurso de 4,5 km e, aproximadamente, 200 metros de altimetria acumulada por volta. Desde o início de janeiro, a equipe da CIMTB Michelin trabalha diariamente no local, fazendo melhorias e acertos técnicos no seu traçado com novos trechos, pontes etc. Para ver mais detalhes da pista, acesse https://cimtb.com.br/petropolis-rj/.

Programação da CIMTB Michelin

A programação da super elite na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike terá início com treinos na sexta (1), sendo no sábado (2) a realização do Short Track (XCC). Enquanto as mulheres competem às 9h, os homens vão à pista logo em seguida, às 9h40. Já no domingo (3), será a vez do Cross Country Olímpico (XCO), com largada feminina às 12h e a largada masculina às 14h. Veja a programação completa em https://cimtb.com.br/a-copa/programacao/.

ServiçoAbertura da CIMTB Michelin 2022

Veja também