Evento pré Copa do Mundo de MTB (CIMTB) tem seus campeões no XCO

Evento pré Copa do Mundo de MTB (CIMTB) tem seus campeões no XCO

Domingo – 03/04/2022 foi o dia decisivo da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB) e também marcado por muita emoção no São José Bike Club, em Petrópolis, cidade que é apoiadora oficial do evento. Com bastante chuva e lama, os ciclistas percorreram o circuito de 4,5 km com força e dedicação. Às 14h, os competidores da super elite masculina foram para a pista para concorrer pelo título do XCO, o Cross Country Olímpico. O primeiro lugar foi do chileno Martin Vidaurre Kossmann, em segundo ficou o romeno Vlad Dascalu e o terceiro lugar no pódio foi ocupado pelo suíço Thomas Litscher, o campeão do Short Track (XCC) no dia anterior

Martín Vidaurre  –  atual campeão mundial sub-23, vence o XCO em Petrópolis. Ciclista sul-americano mostrou sua força, ao superar grandes nomes do ranking mundial. Romeno Vlad Dascalu e suíço Thomas Litscher completaram o top 3 da competição. Imagem: Ney Evangelista.

Elite Masculina XCO

Com 22 anos, o chileno Martin Vidaurre já esteve presente nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, e garantiu a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2019, além de ser presença constante nas etapas da CIMTB Michelin. Na competição do XCO da Super Elite, o ciclista completou a corrida em 1h27min47 e vibrou com sua conquista. Vlad Dascalu terminou pouco mais de um minuto após o campeão.

“Sempre gostei de correr no Brasil, pela sua gente e pelos circuitos, que na CIMTB Michelin são sempre muito bons. Fiquei feliz de vir aqui, de poder competir. E, nada melhor do que vencer a prova”, comemorou o chileno. “O circuito é excelente. A organização fez um ótimo trabalho. Foi um espetáculo nossa corrida. Aproveito para convidar a todos para virem no próximo fim de semana, porque vamos competir com força total.”

Martin Vidaurre – atual campeão mundial sub-23 de MTB XCO

O vice-campeão, Vlad Dascalu, disse que essa foi uma das suas corridas favoritas. “Eu aproveitei muito durante essa corrida, as condições não estavam boas, mas foi muito legal”, concluiu Vlad.  

O primeiro lugar da XCC, Thomas Litscher, falou do clima que predominou na cidade hoje e das condições que teve que enfrentar na prova deste domingo (4). “Hoje estava muito quente e as condições estavam difíceis, mas estou feliz porque estive entre os mais rápidos da prova”, disse o suíço. O top 5 teve ainda Maxime Marotte e Jordan Sarrou, ambos da França.

Melhores brasileiros na prova

O primeiro brasileiro a finalizar a disputa do XCO foi Luiz Cocuzzi, que largou na terceira fila, ocupou o top 3 da prova, porém teve um pneu furado a duas voltas do fim. O paulistano concluiu a prova em 1h32min51 e afirmou que essa foi a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike mais dura que participou: “Eu estou muito feliz com o meu desempenho, a cada dia venho melhorando. Fiz junto com o meu treinador Cadu Polazzo e com a minha equipe, uma base de treinos muito forte e a cada prova que eu participo o ritmo está melhor. Com certeza, farei uma grande prova na Copa do Mundo, esse é o grande objetivo”, comentou confiante Cocuzzi, 14º lugar. Ulan Galinski, em 16º, Gustavo Xavier, em 22º, Edson Rezende, em 36º, e Kennedi Sampaio, em 38º, foram os melhores brasileiros da super elite masculina.

Top 10 do XCO – Super Elite Masculina

1 – Martin Vidaurre (CHI) – 1h27min47  
2 – Vlad Dascalu (ROM) – 1h29min
3 – Thomas Listcher (SUI) – 1h29min16
4 – Maxime Marrote (FRA) – 1h29min28
5 – Jordan Sarrou (FRA) – 1h29min41
6 – Daivid Valero (ESP) – 1h29min42  
7 – Leandre Bouchard (CAN) – 1h30min22  
8 – Julian Schelb (ALE) – 1h30min54  
9 – Ondrei Cink (CZE) – 1h31min19  
10 – Camilo Gomez (COL) – 1h31min33

XCO Elite Feminina

Atual campeã olímpica, Jolanda Neff (SUI) vence o XCO da CIMTB 

A super elite feminina da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike agitou os amantes do ciclismo no início da tarde deste domingo (3), no São José Bike Clube, em Petrópolis/RJ, município que tem sua Prefeitura como apoiadora do evento. Poucos minutos após a largada, às 12h, a chuva veio torrencial e deixou o circuito ainda mais desafiador para as atletas de todas as partes do mundo. Atual campeã olímpica, a suíça Jolanda Neff assumiu a liderança logo no início e construiu de forma sólida sua vitória no Cross Country Olímpico (XCO). Ela cruzou a linha de chegada, após cinco voltas, com o tempo de 1h26min05. A  austríaca Laura Stigger e a britânica Evie Richards, dona da Rainbow Jersey de campeã mundial, completaram o top 3, ambas a pouco mais de 6 minutos de diferença para a vencedora. Kate Courtney, dos Estados Unidos, e Sina Frei, da Suíça, completaram o top 5.

Jolanda Neff mostrou o porquê de ser uma das melhores ciclistas da história do mountain bike. Além de ser a atual dona da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos, já foi campeã mundial e também ostenta títulos em diversas outras categorias do esporte. “Foi incrível. Já estive aqui outras vezes, em 2014 e em 2016, e tenho grandes memórias. Todos são tão animados pelo mountain bike, então é sensacional vir aqui. Não via a hora de chegar ao Brasil”, declarou Jolanda.

“A pista é incrível. É como um parque de aventuras. Uma verdadeira Disney Land. Eu me diverti demais. Eu realmente amei cada minuto aqui. Pude sentir como está o calor aqui no Brasil, uma vez que eu venho de um período de inverno na Europa. Sei que temos que nos acostumar com essa adversidade, mas sei que ainda tenho uma semana para chegar a competição. Estou realmente feliz de estar aqui”

Jolanda Neff – Atual campeã olímpica
Largada da elite feminina. Imagem: Ney Evangelista

Em sua primeira visita ao Brasil, a vice-campeã Laura Stigger, da Áustria, exaltou a possibilidade de ter uma competição acontecendo no mesmo circuito que irá receber a Copa do Mundo Mercedes-Bens de Mountain Bike em alguns dias, entre 7 e 10 de abril, também no São José Bike Club.

“Definitivamente foi um bom começo para a semana de provas da Copa do Mundo. Todos sabemos que no domingo que vem, será completamente diferente. O foco será outro, mas para mim é um sentimento ótimo eu ter ido bem na prova da CIMTB Michelin e ganhar confiança. Foi maravilhoso. Amo quando está clima chuvoso. Agradeço muito aos meus mecânicos, por terem colocado pneus de chuva e tive sorte de ter confiado neles”, disse Laura. “Fiquei impressionada com a região e com as pessoas daqui. A natureza é linda, fiquei maravilhada. Com certeza esta não será minha única vez aqui”, concluiu a austríaca.

4 comentários sobre “Evento pré Copa do Mundo de MTB (CIMTB) tem seus campeões no XCO

  1. Pingback: superkaya slot
  2. Pingback: ผลบอล

Comentários estão encerrado.