O melhor guia de Suspensão!

O melhor guia de Suspensão!

Uma nova suspensão pode ser um dos melhores upgrades para sua MTB, economizando valiosos gramas e dando aos Mountain bikers a confiança para enfrentar terrenos difíceis em altas velocidades. Quer saber mais? Veja nosso melhor guia de suspensão.

Veja também:

É essencial combinar a suspensão que você está procurando com o tipo de pedal que você gosta, e entender algumas coisas vai te ajudar a escolher a suspensão certa entre as muitas disponíveis no mercado.

Uma suspensão é um dos maiores upgrades que você pode fazer em sua mountain bike. Não apenas absorve impactos e vibrações, mas também permite que a roda dianteira acompanhe o solo com mais precisão e, como resultado, fornece melhor aderência e estabilidade.

Mas antes, existem algumas coisas a serem consideradas antes de comprar sua suspensão:

Confira nosso vídeo com Leonardo Barbosa, especialista da Rock Shox, na Proparts:

Tamanho do aro

As MTB estão disponíveis com rodas de aro 26, 27,5 (650B) e 29. E cada uma requer um tamanho específico de garfo. É muito raro aros menores que não sejam de bikes infantis ou BMX. Então você só precisa procurar por qualquer tamanho de roda que sua bike ofereça.

Veja a opinião de um técnico que é especialista em suspensão pela RockShox (Proparts)

Eixo e padrão de eixo

Você precisará escolher um garfo que corresponda ao tipo de eixo usado em sua roda dianteira. Existem vários padrões de eixo diferentes, então fique sempre atento. 

Tradicionalmente, os cubos dianteiros usam um eixo oco de 9mm eixo de 5mm, também conhecido como eixo Blocagem. As blocagens podem ser encontradas em bikes de entrada até bicicletas intermediárias. 

No entanto, para a galera do DH e Enduro, as blocagens foram quase que totalmente substituídas por eixos ‘passantes’ mais rígidos e fortes.

Normalmente disponíveis em 15mm ou 20mm de diâmetro, mais fortes e mais pesados, com o eixo vindo como parte do garfo, em vez de parte da roda.

Compatibilidade com quadro

O diâmetro do headtube do seu quadro determinará o diâmetro de que você precisa na espiga de direção. O padrão tradicional tem sido de 1 1/8 “, mas algumas bicicletas modernas apresentam head tubes maiores de 1,5” ou mesmo versões cônicas, onde o diâmetro do tubo na parte inferior (1,5 “) é maior do que na parte superior (1 1/8 ”), Então você precisará de uma suspensão com tubo de direção cônico para combinar.

No entanto, vale a pena notar que, se você tiver um headtube cônico, mas quiser usar um garfo de direção reto, poderá comprar um redutor para a parte inferior maior headset para fazer as coisas caberem.

Amortecimento

Escolher se você deseja uma suspensão pneumática ou helicoidal é uma das principais decisões a serem tomadas. Simplificando, a suspensão a ar funciona usando uma câmara de ar comprimido como mola, enquanto a de mola, obviamente, usa uma mola.

Embora a primeira possa ser ajustada para se adequar a pilotos de pesos diferentes simplesmente mudando a pressão do ar com uma bomba de garfo, pilotos mais pesados ​​ou mais leves podem exigir que as molas helicoidais sejam trocadas por unidades com uma taxa de mola diferente (ou seja, uma mola mais rígida para um ciclista mais pesado e vice-versa), que envolve desmontar o garfo.

Se você está optando por uma suspensão com mola(geralmente o preço é mais barato), você precisa se certificar de que a mola está correta para o seu peso. A suspensão pneumática oferece ajuste mais fácil, menos peças móveis, manutenção mais fácil e peso mais leve em troca de um preço um pouco mais alto.

Curso de suspensão

O curso da suspensão (a quantidade máxima que um garfo é capaz de comprimir sob carga) varia consideravelmente e de acordo com o tipo de pedal. As coisas podem variar de suspensões de 80mm de curso, projetados para cross-country, até suspensões de 200 mm prontos para descer as maiores montanhas no Downhill.

É importante consultar as diretrizes do fabricante sobre qual curso seu quadro comporta antes de comprar uma nova suspensão. Todos os quadros de bicicleta são projetados com uma geometria que funciona para a finalidade projetada. Aumentar ou diminuir o curso da suspensão pode alterar drasticamente a altura da extremidade dianteira da sua bicicleta e o ângulo.

Agora que você já sabe o que olhar, vamos falar um pouco de materiais.

Bem, como a maioria das coisas no ciclismo, mais dinheiro geralmente é igual a menos peso. Mais do que isso, quando se trata de suspensão, mais dinheiro geralmente significa mais ajustes. Resumindo, mais botões para ajustar suas características de suspensão preferidas.

A compressão e o rebote tendem a ser as características mínimas para ajuste das suspensões mais caras, oferecendo coisas como compressão de alta e baixa velocidade na mistura. 

Guia de cursos de suspensão

Bikes Urbanas – curso 30 até 80mm

Uma curiosidade importante é que, a maioria das bikes urbanas acabam por utilizar suspensões de entrada de MTB XC (Cross Country), já que sua proposta é conforto para um usuário urbano. Claro que algumas cidades podem apresentar um um pavimento digno de serem chamado de trilha (alguns bairros de São Paulo são um bom exemplo com péssimas ruas tendo inúmeros buracos e remendos). Também existem suspensões especificas para uso urbano com curso entre 30 a 80mm. Essas suspensões são geralmente encontradas em algumas bikes urbanas premium, ou bikes assistidas, como a Caloi E-Vibe City Tour 2021, equipada com a Rockshox Paragon Silver TK – 50mm de curso.

Cross-Country (XC) curso 80-100mm

Em corridas de cross country, as velocidades tendem a ser mais baixas e a ênfase está mais no peso dos garfos do que na capacidade de amortecimento. Esses garfos costumam utilizar materiais exóticos e técnicas de fabricação avançadas para manter o peso mínimo.

Trail, Enduro e All-Mountain curso 120-150mm

Os garfos para essas modalidades podem variar de leves a fortes, dependendo do tipo de pedal, com curso ajustável também uma opção popular.

As suspensões para pedais em trilha geralmente possuem 120mm, enquanto as de All-Mountain mais robustas têm cerca de 140mm e geralmente estão disponíveis com eixos aparafusados ​​de 20mm ou 15mm para maior rigidez. 

As suspensões de curso mais longas são geralmente mais pesadas, pois precisam ser construídas em excesso para evitar flexões. As bikes de de enduro podem ter um curso entre 150-170mm em média e ser capaz de ajustar a configuração dos garfos.

Enduro, Downhill e Freeride (150 mm +)

Nas suspensões de Enduro de 150mm de curso, as coisas começam a ficar mais pesadas. O tamanho do suporte aumenta de cerca de 34-36mm para adicionar rigidez e suavidade ao movimento, sendo de fundamental importância.

Muitas suspensões dessa categoria apresentaram sistemas espaçadores internos que permitem uma maneira mais fácil de ajustar seu desempenho de forma personalizada.

Por último, vale lembrar que se você ainda tiver dúvidas antes de você comprar sua próxima suspensão, fale com nossos especialistas, eles podem te ajudar a opção perfeita entra todas disponíveis na Semexe.