O Guia definitivo de sapatilhas!

O Guia definitivo de sapatilhas!

Para dar uma volta de bike, no geral, qualquer tênis funciona (até descalço vai). Mas para quem está buscando um novo nível de performance ou segurança, é super recomendado, a escolha de uma sapatilha própria para seu estilo de pedal.

Veja também:

Mas porque usar uma sapatilha?

Antes de tudo, vale lembrar que o uso de sapatilha é apenas uma recomendação e não uma obrigatoriedade.

Existe uma série de benefícios quando se fala do uso de sapatilhas voltadas para performance. Dentre eles, uma sapatilha bem escolhida, alinhada a um bom bike fit te garante melhor aproveitamento dos movimentos do corpo, fazendo com que suas pedaladas sejam mais eficientes.*

Além disso, a sapatilha faz com que você faça os movimentos corretos para pedalar, evitando lesões e fadigas musculares prematuras.

O que eu tenho que saber antes de escolher uma sapatilha?

Muito simples. Primeiramente, você deve entender qual o tipo de uso, tipo de terreno e seus objetivos na bike. Então você busca sapatilhas que tenham características apropriadas para cada situação. 

Veja as principais características para observar em uma sapatilha.
Apenas uma rápida referência:
  • Sola
  • Fecho
  • Cabedal (parte superior)
  • Compatibilidade

Tipos de sola de sapatilha.

Quando falamos de sola de sapatilha, é importante que você saiba que existem duas partes principais que compõem a sola. A plataforma da sapatilha, que seria a parte onde a estrutura da sapatilha é montada e a sola que é a parte que vai em contato direto com o chão.

Nessa matéria vamos nos referir à parte estrutural como plataforma e já vamos falar dela. Mas antes, vamos falar da sola.

Existem vários tipos de materiais que compõem as solas, como carbono, nylon, tipos de plástico entre outros. Cada material oferece um tipo de rigidez. O carbono, por exemplo, é o tipo mais rígido e normalmente é a escolha dos profissionais. No entanto, é o tipo que vai custar mais, além de ser mais frágil do que os outros tipos. 

Vamos ao que interessa:

Para escolher sua sapatilha, como dito anteriormente, você precisa entender o uso que será feito.

Antes de tudo, você precisa considerar se, durante seus pedais, caminhar em alguns momentos com a bike. Pois isso influencia diretamente no tipo de solado que você deve escolher. 

Por exemplo:

Se for usar a bike em pedais urbanos, com muitas paradas e descidas da bike, o ideal é usar sapatilhas que sejam mais maleáveis para você se sentir mais confortável e com sola apropriada para caminhada. Algumas até parecem tênis normais.

Se a ideia é usar as sapatilhas nas estradas, com percursos longos, poucas paradas, poucas caminhadas e bastante velocidade. O recomendado é usar sapatilhas para speed. Elas são super rígidas com a sola feita em polímeros, carbono ou híbridas. (Normalmente terríveis para caminhar)

Caso você tenha preferência pelas trilhas, estradas de terras e montanhas. Você precisa procurar por uma sapatilha com “cravos” nas solas ou uma boa área de solado, para caminhar com a bike em terrenos de lama e barro. Plataformas rígidas para transferir a potência, porém, com alguma flexibilidade para você não as danificar nas pedras e raízes.

Plataforma

A rigidez é um dos principais fatores de consideração, pois interfere diretamente na transferência de potência durante os pedais. Quanto mais rígida a plataforma, maior a transferência de potência, porém, menos confortável e mais “frágil”. Quanto mais maleável a plataforma, mais confortável (e normalmente mais acessível). Porém menos eficientes em transferência de potência.

Tipos de fechos

Assim como as solas existem alguns tipos diferentes de fechos, que você precisa avaliar, para suas sapatilhas. Vamos listar os mais comuns aqui 😉

Cadarços

Um dos mais comuns por aí, os cadarços oferecem conforto e boa personalização do ajuste. Porém, quando usado para ciclismo ele pode causar problemas, se não estiver com suas pontas bem curtas, prendendo na coroa. Além de reter umidade e sujeiras.

Velcro

Bem como o cadarço, o velcro, é facilmente encontrado em diversos produtos. Para sapatilhas ele funciona super bem em condições mais extremas, como na lama e na água. Além de possuir boa estrutura e ajuste bem fácil. 

Fivela

Diferentemente dos citados anteriormente, esse tipo, possui menos precisão de ajuste. Porém tem um sistema de fivela que vai manter o ajuste sempre no lugar.

Dials ou catraca

O tipo mais usado pelo profissional, é uma espécie de “botão”, que faz o ajuste conforme você gira o botão. É o tipo com maior precisão para fechar e super prático de usar, tanto para colocar, quanto para tirar as sapatilhas.

Cabedal

O cabedal é a parte mais visível nas sapatilhas. Existem muitos tipos de materiais e métodos de construção de cabedal, mas aqui, vamos focar na parte prática. Então são 2 principais tópicos que você precisa considerar na hora de escolher sua sapatilha. Ventilação e limpeza.

Sapatilhas com partes do cabedal em tecido são muito mais ventiladas que outros tipos de sapatilhas, porém, mais fácil de acumular sujeiras e mais difícil de limpar.

Em contrapartida, sapatilhas com cabedal de couro, por exemplo, são melhoras na hora de repelir a sujeira, porém, mais quentes que os outros modelos.

Então na hora de escolher sua sapatilha, novamente, considere as condições que você vai usar essa sapatilha.

Tipos de sapatilhas

Enfim, depois de todas essas dicas, vamos te mostrar os principais tipos de sapatilhas e suas características.

Urbano/casual

É o tipo que mais parece um tênis comum. Uma excelente opção para pedalar pelas cidades, como transporte ou recreativamente, sem precisar trocar os sapatos toda vez que for usar a bike.

Alguns modelos híbridos entre sapatilhas “tradicionais” e tênis comum oferecem compatibilidade com pedais clipless de 2 furos. 

Estrada/Speed

Ao contrário das sapatilhas urbanas, a sapatilha para estrada possui um visual bem característico. No geral, são feitas em materiais leves, com sola lisa e super rígidas. Uma péssima opção para quem caminha de sapatilhas, pois a rigidez e a construção da sapatilha dificultam e muito longas caminhadas fora da bike.

Normalmente com três furos na sola que aceitam o taquinho e pedais da Look, Time e Shimano (SPD-SL). Um sistema de 3 furos garante maior estabilidade e transferência de potência durante os pedais. O taquinho de 3 furos é capaz de distribuir a força ao pedal em uma área maior, reduzindo a pressão nos pontos de conexão e permitindo uma conexão segura quando você está pedalando forte.

Triathlon

Muito similares às sapatilhas de estrada. As principais diferenças encontradas nas sapatilhas de triathlon são os fechos e a capacidade de vazão de água. O fecho da sapatilha é feito para ser mais rápido e fácil de colocar a sapatilha saindo das transições.Além da sapatilha ter mais aberturas para escoar a água.

Mountain Bike

Assim como as sapatilhas urbanas, no MTB você tem opção de escolher modelos com ou sem compatibilidade para clipless. Mais uma vez, é super importante considerar o uso que será feito. Vamos falar delas separadamente aqui pra facilitar.

Clipless(com clip)

Os Clipless para MTB  possuem o sistema de dois parafusos (SPD, crankbrothers ou Time styles). Ao contrário das sapatilhas de estrada, as travas dos de MTB são normalmente fixadas nas solas, facilitando a caminhada em trilhas ou em outros lugares.

São ideais para cross-country, longas distâncias ou passeios. Alguns ciclistas de estrada, no entanto, podem preferir usar tênis de mountain bike para maior conforto e facilidade de caminhada.

Plataforma

Com visual similar aos tênis convencionais, esse tipo não têm travas. A sola é projetada para melhor tração e para “grudar” nos pedais. É fácil subir e descer da bike, o que é muito bom para trilhas. Esse tipo é uma boa escolha para pedais casuais, ou em trilhas ou pedais mais técnicos e agressivos, como Downhill.

Por último, para você aproveitar as dicas e acertar na escolha, acesse nossa sessão de sapatilhas no site e escolha a sua 😉

8 comentários sobre “O Guia definitivo de sapatilhas!

  1. Pingback: HABANERO
  2. Pingback: ufabtb
  3. Pingback: jazz instrumental
  4. Pingback: upx1688.com

Comentários estão encerrado.