IRONMAN 70.3 2023: Prepare-se para a emoção!

IRONMAN 70.3 2023: Prepare-se para a emoção!

Prepare-se para o evento esportivo do ano! O Circuito Itaú BBA IRONMAN 70.3 desembarca em São Paulo no dia 24 de setembro, e traz consigo uma emocionante novidade que promete elevar a competitividade e consagrar o evento como um dos maiores da temporada na modalidade. O percurso de ciclismo do Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo sofrerá uma grande alteração este ano, abrangendo vias importantes da maior cidade da América Latina. Com largada e chegada na Cidade Universitária de São Paulo (USP), esta prova reunirá 2.000 triatletas amadores de diversos países para uma disputa de tirar o fôlego, composta por 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

O novo trajeto promete adrenalina desde o início, partindo da USP, passando pela Rua do Jockey, e agora seguindo pela Avenida Juscelino Kubitschek até o Parque do Ibirapuera. Em seguida, os competidores cruzarão as Avenidas Rubem Berta e 23 de Maio, passando pelo Complexo Viário Ayrton Senna. A rota inclui ainda um trecho pela pista expressa da Marginal Pinheiros, garantindo aos atletas uma pedalada livre de carros e mais dinâmica.

A natação continuará a ser realizada na segura Raia Olímpica da USP, ideal para triatletas iniciantes na distância IRONMAN 70.3. A meia maratona, que acontecerá também na Cidade Universitária, oferece um percurso plano e proporciona a proximidade da torcida, conhecida por seu calor e entusiasmo nas proximidades do CEPEUSP.

Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, compartilhou sua empolgação sobre as mudanças no percurso de ciclismo, afirmando que:

“A mudança traz maior fluidez para a etapa do ciclismo, tornando o desafio mais dinâmico e prazeroso. Além da tradicional passagem pela Ponte Estaiada, o novo percurso passa por um dos centros financeiros mais importantes do país, a JK, e vai até outro grande cartão-postal da cidade, o Parque do Ibirapuera. Neste trecho, atletas irão se beneficiar das boas condições viárias, pedalando com mais velocidade em algumas das principais vias da cidade”.

História de sucesso em São Paulo

Esta será a terceira vez que a capital paulista recebe uma etapa do Circuito IRONMAN 70.3, e os resultados anteriores favorecem os atletas brasileiros. Em 2019, José Belarmino e Fernanda Palma foram os campeões da primeira edição. No ano passado, os vencedores foram Felipe Bergamini e Patrícia Franco. A edição deste ano também será uma oportunidade de ouro para 30 atletas se classificarem para o Mundial IRONMAN 70.3 de 2024, programado para os dias 14 e 15 de dezembro em Taupo, na Nova Zelândia.

Participação internacional e crescimento do evento

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo 2023 promete ser ainda mais grandioso. Este ano, o evento contará com cerca de 2.000 atletas amadores de 26 países diferentes, superando os números do ano passado, quando participaram 1.800 triatletas de 20 nações. A diversidade de países representados demonstra o crescente prestígio da competição em uma das maiores cidades do mundo.

As nações confirmadas incluem Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Japão, Coreia do Sul, Letônia, Holanda, Noruega, Peru, Filipinas, Paraguai, Rússia, Tunísia, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, África do Sul e, é claro, o Brasil. Os brasileiros lideram o pelotão, com 1.675 inscritos, seguidos pelos norte-americanos, bolivianos e chilenos.

IRONKIDS

É um evento paralelo que visa incluir as crianças no mundo do esporte, enquanto promove valores essenciais como tolerância, respeito, união e espírito esportivo. Esta é uma oportunidade única para os jovens atletas, com idades entre 2 e 12 anos, experimentarem a emoção do esporte. Realizado no sábado, dia 23 de setembro, no CEPEUSP, o IRONKIDS oferece corridas adequadas para diferentes faixas etárias, variando de 200 metros para crianças de 2 a 5 anos, até 600 metros para aquelas de 10 a 12 anos. Os percursos são cuidadosamente monitorados para garantir a segurança e diversão dos participantes, bem como para deleite dos torcedores entusiastas.

O triatleta Bruno Busch, que fará sua estreia na distância IRONMAN 70.3, compartilha sua empolgação por poder competir ao lado de seu filho David, de apenas 3 anos. “Em meu maior desafio esportivo até o presente momento, seria fundamental a participação do meu menino. Estou ensinando com exemplo”, afirma. Outro campeão, Rodrigo Lobo, reforça a importância do IRONKIDS, destacando que “é uma ótima oportunidade de conexão das crianças com os pais e familiares, sem falar que é a porta de entrada para o esporte. A melhor educação é pelo exemplo e viver essa experiência juntos é muito importante”.

Apoio à doação de órgãos

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo não é apenas sobre esportes, mas também sobre causas importantes. Neste ano, o evento apoia a campanha do Setembro Verde, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos. No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma data especialmente significativa.

Durante a competição, uma equipe de revezamento, que inclui Patrícia Fonseca, uma triatleta transplantada de coração, estará presente para destacar a importância da doação de órgãos. A entrega de kits também incluirá informativos sobre o tema para os atletas. Além disso, as crianças que participarem do IRONKIDS receberão o livro “Adorável Dora”, que aborda diversos tipos de doação e conscientização.

Capa do livro “Adorável Dora”

A autora do livro, Priscilla Pignolatti, que se tornou a primeira brasileira a completar solo uma prova do Circuito IRONMAN 70.3, compartilha sua motivação: “O livro trata da doação no sentido amplo da palavra. A ideia é plantar a sementinha na cabeça delas e destacar que existem pessoas que precisam de ajuda. Temos histórias lúdicas que tratam não somente da doação de órgãos, mas de outras coisas que trabalham e incentivam a cultura doadora”.

O Itaú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo é mais do que uma competição esportiva; é um evento que une atletismo, inclusão, conscientização e valores essenciais. Não perca a oportunidade de participar ou apoiar esta celebração do esporte em São Paulo!

2 comentários sobre “IRONMAN 70.3 2023: Prepare-se para a emoção!

  1. Pingback: jazz cafe

Comentários estão encerrado.