Guia Semexe: Tubeless – o que é?

Guia Semexe: Tubeless – o que é?

O pneu tubeless é certamente uma das invenções no mundo da bike que veio para transformar positivamente a nossa maneira de pedalar. Conheça!

Todos os anos, a indústria da bike lança novos produtos, alguns vieram para apenas atualizar componentes antigos e poucos realmente superam o modismo e se consolidam no mercado como revolucionários. Os pneus tubeless certamente são uma das invenções mais acertadas na história da indústria da bike nos últimos anos. Bora lá entender o que são e como funcionam!

Sem muito mi mi mi: O pneu tubeless elimina as câmaras de ar da bicicleta, funcionando da mesma forma que um pneu de carro: roda + pneu + ar. Mas claro, vamos mostrar a fundo como isso funciona. E vou adiantar para vocês: é muito bom!

Opinião pessoal: eu tenho uma bike elétrica que uso diariamente para o meu deslocamento; casa – escritório (10km). Uma Caloi E-vibe Easy Rider (super recomendo essa bike por ser ao meu ver um dos melhores custo benefícios de e-bike atualmente). Infelizmente eu tive uma “maré ruim” de furos no pneu traseiro. Após ter que trocar três (3) câmaras de ar em menos de 90 dias após eu comprar a bike (eu rodo em São Paulo, trecho Campo Belo – Vila Madalena) e mais um rasgo no difícil de encontrar, pneu Schwalbe g-one 27,5X2.25, eu parti para um tubeless, Pneu Continental Cross King 27,5 Performance.

O que é o tubeless ?

Tubeless são pneus para bicicleta (diversas modalidades) que não possuem a câmara de ar. A palavra tubeless vem do inglês: tube, seria câmara de ar, e less seria “menos” = menos câmara de ar! Sacou?

E, a diferença para os pneus clássicos ou “normais”, é que o tubeless possui uma estrutura única. Por não possuir câmara de ar, ele precisa ter uma cobertura externa forte. A sustentação se dá por uma junção de componentes de borracha + aço, garantindo uma resistência necessária à pressão do ar. Um líquido selante é adicionado no pneu para garantir que o ar não vaze. O líquido selante irá cobrir pequenos e corriqueiros furos. Agora, se o pneu rasgar… Aí são outros quinhentos.

O tubeless serve para o que?

Resumindo: performance + praticidade + leveza, em suma são essas as principais serventias de um pneu tubeless. Devido a falta da câmara de ar o pneu fica mais leve e com isso o atleta certamente poderá ter uma maior performance. E usando de maneira correta o líquido selante, certamente você não terá problemas com furos durante seus treinos e competições.

Devido a sua estrutura diferenciada é possível identificar se o pneu é ou não tubeless, já que ele é visivelmente (e claro, sentindo a textura do pneu nas mãos) mais flexível. Entretanto, normalmente na lateral da maioria dos pneus costuma vir escrito “Ready for tubeless”o que significa: pronto para tubeless, ou apenas, tubeless. 

Par Pneu Michelin 29X2.10 Jet XCR Competition Line – R$ 1.199,00 – Pensa em um pneu BOM, RÁPIDO e RESISTENTE com Tubeless Ready para sua MTB!

BOMBA ADX TUBELESS – Que tal uma Bomba de pé com reservatório de ar para pneus Tubeless! Sim de tempos em tempo é bom dar uma calibrada na pressão do pneu da sua bike! Possui – Bico reversível em alumínio para válvulas PRESTA (bico fino) e SCHRADER (bico grosso). Ou seja, com essa bomba você pode usar tanto na sua bike equipada com pneus tubeless ou comum, seja a bike uma Road ou MTB. Excelente produto que você pode ter na sua casa!

Selante

Sem usar um bom selante, o pneu tubeless não irá funcionar corretamente. E isso vale para sua aplicação. O selante é líquido e possui o látex como base. Existem muitas marcas no mercado e sempre é bom conversar com o seu mecânico ou um Especialista Semexe para tirar suas dúvidas de qual selante usar.

Selante americano – SELANTE STANS NOTUBES GALAO 16OZ (473ML)

O selante irá agir rapidamente para reter o ar e reparar a estrutura, caso aconteça algum furo na borracha do pneu. A aplicação pode ser feita de duas formas: pela válvula ou na lateral do pneu. 

Realizando a conversão

Após confirmar a compatibilidade do aro e do pneu, chegou a hora da conversão para tubeless. Para isso será necessário: 

  • álcool isopropílico;
  • Válvula especial para tubeless;
  • fita de aro;
  • seringa para selante (caso prefira);
  • selante.
  • Primeiro, retire o pneu com cuidado para não danificar a estrutura do aro. Utilize o álcool isopropílico na própria estrutura do aro, deixando agir por cerca de 10 minutos. Depois, aplique a fita. O ideal é que ela esteja centralizada. Evite deixá-la enrugada. Com a ajuda de uma faca, faça um furo no local exato da válvula. 
  • Após o procedimento, comece a instalação do pneu e encha de acordo com as recomendações do fabricante. Depois esvazie e inicie o processo de aplicação do selante. 
  • Utilizando uma seringa ou o próprio frasco do produto, coloque a quantidade recomendada pelo fabricante do selante. Em seguida, encha o pneu com uma bomba de alta pressão e verifique se o selante está devidamente distribuído, girando a roda. Verifique a pressão do pneu em sua lateral e siga corretamente a recomendação do fabricante.

Quando substituir o selante

É a mesma lógica de um pneu comum com câmara de ar. Quanto mais quilómetros você rodar, mais rápido terá que trocar. Com o selante é mesma lógica, que vai naturalmente acabando conforme o uso. 

Porém, é possível SIM perceber quais furos foram vedados pelo selante, pois o processo gera uma pequena elevação para fora da borracha (nada muito grande). Após 90 dias +- (caso você use a bike com regularidade), fique de olho para perceber se existem muitas dessas pequenas elevações. Se a resposta for positiva, chegou a hora de trocar o seu selante. 

A maioria dos fabricantes de selante, seja importado ou nacional possui um consenso: A permanência máxima do selante no pneu não deve ultrapassar os 6 meses de uso. Isso também vale para quem não utiliza a bike com tanta frequência.

Dica importante: Para realizar a troca do selante antigo é necessário abrir o pneu (retirar ele do aro) e tirar o antigo selante, que estará seco, com uma coloração mais amarelada. Não esqueça de raspar completamente o produto antigo, para só depois aplicar o novo. Caso o pneu não tenha nenhum rasgo, você só gastará com o valor de um novo selante =) Bom, não?!    

Benefícios do tubeless

  • Tchau, tchau, furos: a maioria dos ciclistas que utilizam pneus tubeless afirmam: não percebem quando furam o pneu! Perfurações até 3mm são quase que 100% garantidas de vedação com o selante é bem instalado. Ou seja, não serão pequenos pregos, vidros ou pedrinhas que vão atrapalhar o seu pedal!
  • Pneu com melhor aderência: o pneu não precisa estar inflado ao seu máximo, devido a pressão estar mais baixa. Com isso, teremos uma maior aderência do pneu no chão. Maior aderência do pneu = mais conforto.
  • Menor peso: sem câmara de ar e com menor pressão você tem menos peso na roda. Quem busca performance ou participa de competições vai acabar se rendendo ao tubeless.

Veja também:

4 comentários sobre “Guia Semexe: Tubeless – o que é?

  1. Pingback: native smokes
  2. Pingback: go to my site
  3. Pingback: spin238

Comentários estão encerrado.