Desvendamos os 7 mitos do ciclismo

Desvendamos os 7 mitos do ciclismo

Existe muita coisa que dizem por aí que é pura bobagem na hora de comprar e vender bikes, principalmente as usadas ou equipamentos e acessórios de maior valor. O comércio de equipamentos usados está cada vez mais disseminado por grupos de Facebook, WhatsApp e perfis de Instagram, além de sites de classificados especializados e anúncios avulsos na rede.  Por isso a SeMexe, a plataforma onde apaixonados por bike compram e vendem com segurança, honra seu compromisso desvendando os principais mitos sobre o ciclismo para que você deixe o “mimimi” de lado e comece a se mexer agora mesmo!

1. Mito – Ciclismo é um esporte caro

FALSO. Comprar uma bike, um capacete ou acessórios não precisa ser necessariamente custoso caso você tenha um direcionamento correto para o que precisa. Lojas físicas normalmente tem pouca variedade de bikes usadas, por isso faça antes uma pesquisa por sites com mais opções de filtros por modelos.  Uma consultoria adequada vai diminuir seu tempo de busca dentro daquilo que quer gastar.

2. Mito – Mulheres precisam de bikes específicas para elas

FALSO. Com o mínimo de orientação de um especialista, qualquer pessoa pode comprar uma bike usada adequada para suas preferências. Para equipamentos mais especializados, muitas vezes um bike fit (ajuste da bike ao ciclista) faz o casamento perfeito entre a mulher e a máquina. Agora, tem alguns componentes como selins, principalmente, que fazem toda a diferença na pedalada para as mulheres. Por isso, pesquise, estude e consulte um especialista.

3. Mito – O esporte com bike é perigoso

FALSO. Como qualquer outra atividade o ciclismo é um esporte que oferece risco, no entanto, você pode minimizar as probabilidades de acidentes com uma condução segura, conhecimento das regras de trânsito, bom senso e obviamente ao utilizar equipamentos de segurança como o capacete e sistema de iluminação ser visto a qualquer hora do dia.

4. Mito – O peso da bicicleta é tudo

FALSO. Caso você não seja um ciclista profissional prestar a escalar o Col du Tourmalet (icônica subida nos Alpes utilizada no Tour de France), o peso não é o único fator que influencia na velocidade da bicicleta ou argumento na hora de considerar comprar ou vendar uma magrela. Existem outros elementos importantes, como o tamanho do quadro da bike, componentes, aerodinâmica, estado de conservação do equipamento, entre outros.

5. Mito – Pneus mais finos são mais rápidos

FALSO. Apesar de parecer um contra-senso, os pneus mais largos para bicicletas são mais velozes do que os extremamente estreitos. Antes os pneus padrões para o ciclismo de estrada eram com dimensões 700X23C e atualmente as bikes mais novas rolam até com dimensões 700X28C. A justificativa é quanto maior a área de contato com o solo (banda de rodagem) mais tração para acelerar e estabilidade para curvas.

6. Mito – Pressão mais alta do pneu para ir mais rápido

FALSO. Calibrar o pneu com a pressão máxima recomendada pelo fabricante não significa que será a pedalada mais confortável e veloz. Encontrar a calibragem ideal para seu tipo de pilotagem e local de pedalada é um exercício íntimo entre o homem e sua bike.

7. Mito – Se eu não estou sofrendo, não estou treinando duro o suficiente

FALSO. Os medidores de potência estão aí para comprovar cientificamente que quantidade de treino não é qualidade. Tudo vai de acordo com sua condição física, limites e níveis de esforço para fazer o treino correto com evolução. Lembrando que o descanso também faz parte do treino.