Conheça o Guia de Preço Semexe, a tabela FIPE das bikes
Entenda como a Semexe desenvolveu o maior guia de preço de bikes usadas do Brasil. Cálculo de valores, preço e depreciação, veja abaixo como é feito e conheça o Guia de Preço Semexe a tabela FIPE das bikes.
Veja também:
- XCO – Conheça as técnicas
- Resistência no ciclismo – veja como conseguir
- Como melhorar suas curvas e retomadas.
Como surgiu?
O Guia de Preço Semexe, carinhosamente chamado de GPS, surgiu de uma necessidade de padronização no mercado nacional de produtos usados relacionados à bike.
O mercado de bikes usadas existe há muito tempo no Brasil e não existia nenhum lugar referência para consultar preços de bikes usadas. Assim como é possível fazer com os carros usados na tabela FIPE.
Pensando nisso, e percebendo a necessidade de um lugar para consultar valores de bikes usadas de maneira fácil e rápida, criamos o GPS – Guia de Preço Semexe.
Como foi feito?
As pesquisas e cálculos foram iniciados em meados de 2019, buscando referências e dados (muitos dados) para que pudéssemos criar um guia que seja real e que acompanhe as reais tendências de mercado em termos de precificação.
“Uma em cada duas pessoas nos procuravam para ajudá-la a saber o valor correto da bicicleta. Como temos a missão de auxiliar os fãs de esportes, elaboramos ao longo de um ano o melhor método de precificação para que os consumidores possam comprar e vender melhor. Temos uma base robusta, composta por dezenas de milhares de bicicletas, para que o ciclista possa ter a melhor referência do mercado. É algo 100% gratuito, feito por quem ama pedalar para o Brasil”, afirma Gabriel Novais, co-fundador da Semexe.
Para chegar nos valores são usados 3 métodos.
1 – Os especialistas por trás do Guia de Preços carregam anos de experiência na indústria do ciclismo que contribuem para uma validação precisa de todos os dados coletados.
2 – Consultamos dados de milhares de transações realizadas online na indústria de bicicletas usadas.
3 – A opinião de nossos visitantes vale muito! Todos os ciclistas que consultam nosso guia são convidados a opinar sobre os valores sugeridos.
Principais critérios de avaliação
Alguns dos principais critérios para a avaliação:
- MODELO
- ANO
- MARCA
- DISCIPLINA (modalidade)
- ESTADO DE CONSERVAÇÃO
Estado de conservação

Vamos falar um pouco sobre o estado de conservação. Um dos fatores que causam a maior diferença de valores entre bikes similares. Fazendo com que a mesma bike possa ter diferença no preço de até 40%.
Dividimos em 4 estados de conservação, que seguem alguns parâmetros, para definir em qual estado a bike está. São esses:
Impecável – 3% das bikes
Parece nova visualmente e seus componentes estão em excelente estado de conservação.
Ótimo – 23% das bikes
Apresenta pequenas marcas de uso, pouco desgaste dos componentes e nenhuma falha mecânica.
Bom – 54% das bikes
Apresenta marcas de uso e claro desgaste dos componentes, mas nenhuma falha mecânica.
Razoável – 18% das bikes
Apresenta muitas marcas de uso, alto desgaste dos componentes e necessita algum tipo de reparo.
Vamos ver um exemplo dessa Specialized Chisel Expert 2019:
Chisel Impecável – sugestão de preço R$13.441
Chisel Razoável – sugestão de preço R$8.321
Lembrando que os valores são sugestões baseadas em dados reais.*
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que o GPS existe para que qualquer pessoa possa ter fácil acesso às informações das bikes.
E uma das ações para mantermos o Guia de Preço Semexe sempre atualizado é a interatividade com os fãs das duas rodas. vocês podem sugerir revisões, darem feedback e apontarem modelos que gostariam de ver no índice. Desde o lançamento, o Guia de Preço Semexe saltou de oito para 11 das principais fabricantes que comercializam no Brasil, assim como possui mais de 5.500 diferentes bikes com preço estipulado.
As fabricantes que estão presentes atualmente no Guia são: Audax, Caloi, Cannondale, Cervelo, GT, Oggi, Scott, Sense, Soul Cycles, Specialized e Trek.
A tabela fipe das bikes existe e vai facilitar a sua busca por uma próxima magrela seminova ou usada! Agora é sua vez de visitar nosso Guia de Preço Semexe, procurar o preço de sua bike e é claro, mande sua sugestão de preço!
Lembrando, o Guia de Preço Semexe, também está disponível gratuitamente no Portal Mobilidade, do Estadão.