Como tirar peso da sua bike! por Bike Guru.

Como tirar peso da sua bike! por Bike Guru.

Fala pessoal, vamos falar sobre peso nas bikes?

A questão de tirar peso das bike é um assunto bem controverso, tanto que a UCI (União Ciclistica Internacional), a entidade que regula as modalidades de competição de ciclismo, estabeleceu uma regra no ano 2000 que nenhuma bicicleta poderia pesar menos de 6,8kg.

Em qualquer competição oficial da UCI um ciclista que usar uma bicicleta com peso menor que o determinado é desclassificado. Inclusive, nas bikes de estrada de tamanhos pequenos, é bem comum as equipes terem que colocar lastro para atingir o peso mínimo.

Mas será que até onde o peso faz diferença?

Alguns casos o peso é mais importante que em outros. Em uma bike de MTB XC isso importa mais que no downhill, por exemplo, já que o ciclista precisa “carregar” a bike por mais tempo. Em bikes de estrada, o peso vai importar realmente. Ainda mais nas subidas de montanhas de 15 a 20km. Mas tem sempre aquele que fala: “tire peso de você e não da bike!”, como é o caso dos atletas profissionais, que tem uma quantidade de mínima de gordura no corpo e já estão o mais leve possível.

Componentes que podem ser facilmente trocados para economizar peso.

  • Blocagens – economia de até 70g
  • Mesa – economia de até 60g
  • Suportes de garrafa- economia de até 66g
  • Selim – economia de até 60g

No seguinte video falo até quanto faz diferença tirar peso da bike: https://www.youtube.com/watch?v=HEyUQspQ5qU

Também falo sobre as loucuras que fiz pra deixar a minha bike o mais leve possível: https://www.youtube.com/watch?v=GGzsv6nqIPI

Nesse vídeo dou dicas simples pra tirar peso da sua bike de entrada.

Valeu pessoal até a próxima!

Um comentário em “Como tirar peso da sua bike! por Bike Guru.

Comentários estão encerrado.