Como a bike pode mudar sua vida em 2022

Como a bike pode mudar sua vida em 2022

Pedalando, você terá mais saúde em 2022, irá reduzir gastos com transporte e até melhorar sua imunidade.

A bicicleta ideal é aquela que você tem! Claro, upgrades são sempre bem vindos para termos mais conforto e performance durante o pedal, mas o mais importante é pedalar, girar o pedivela, gastar a canela! Recentemente, com a pandemia de covid-19, notamos no Brasil um forte movimento de pessoas comprando Bikes. Isso é bom? Claro! Mas… agora que academias voltaram a funcionar normalmente, esportes coletivos estão liberados e observamos cada dia menos restrições, aquela “febre”da bike diminuiu.

Será que o “bichino da bicicleta não te picou”? Bem, para você gostar de um esporte é preciso praticá-lo, entender como esse esporte funciona e a cada dia aprimorar um puco. Um pedal de cada vez e certamente após um curto tempo você estará pedalando com segurança, tranquilidade e mais rápido. Mas, para isso acontecer é preciso tirar a bike da garagem!

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a bicicleta foi indicada como o principal meio de transporte para evitar a proliferação da covid-19. A bike esteve em em alta em 2021. Até o final do primeiro semestre do ano passado, teve aumento de 34% nas vendas no Brasil, segundo a Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), em comparação com o ano anterior.

Segundo uma pesquisa disponível na conceituada revista científica Transportation Research (2021), que contou com mais de 33 mil pessoas, o uso da bicicleta acima de três vezes por semana auxilia na diminuição do estresse mental e melhora os níveis de satisfação pessoal.

Que tal você começar 2022 com uma bike elétrica para ir ao trabalho? Certamente vai gastar menos combustível com o seu carro particular (usar apenas quando necessário) ou ainda gastar menos com carros de aplicativo. E claro, vai evitar a lotação do transporte público e o caótico trânsito das grandes cidades. Na semexe você encontra modelos de bicicleta elétrica a parir de R$ 3.000,00

Caloi E-vibe EasyRider é um modelo de bicicleta elétrica que atende muito bem quem quer economizar a grana do combustível do carro. A bike é um excelente custo benefício; possui freios a disco hidráulicos, cambio traseiro Shimano Torney de 7v e robustos pneus Schwalbe g-one, aro 27.

Médicos destacam o fortalecimento e os benefícios ao tônus muscular e às articulações, melhora no sistema imunológico, potencialização do emagrecimento, estímulo na produção de endorfina e até ajuda no controle da glicemia.

“O que torna na a bicicleta tão especial é a forma com que ela se mostra eficiente para solucionar inúmeros problemas do nosso dia a dia. Quando contrastamos isso com as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte (acumular de 30 a 60 min./dia – ou 150 min./semana – de exercícios de intensidade moderada à população adulta), vemos que, em uma simples ida e volta do trabalho, temos a chance de realizar essa atividade física.”

Douglas Soares Pontes, profissional de educação física e especialista na Semexe. 

Como incorporar a bike no dia a dia?

Uma ótima opção para quem quer começar a pedalar é, por exemplo, ir a um restaurante aos domingos (utilizar ciclovias quando possível) ou passar a utilizá-la em trajetos curtos, em vez de utilizar o carro todos os dias. Guarde o automóvel para tarefas mais específicas como viagens ou dias de chuva. Com a volta gradual ao trabalho presencial, pedalar em todo o trecho – ou em determinados períodos – da residência até o local de trabalho, ao mesmo tempo que reduz custos econômicos, é uma prática esportiva. Bora pedalar?

Veja também: