Bike dos Sonhos: Specialized Epic S-Works

Bike dos Sonhos: Specialized Epic S-Works

Uma bike de Cross Country obcecada em oferecer altas velocidades e baixo peso!

A Bicicleta dos sonhos que selecionamos nesta edição do Dream Bikes, possui “apenas” mais de 100 vitórias e pódios em etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike, organizada pela entidade máxima do ciclismo internacional, a UCI. Senhoras e Senhores, com vocês: Specialized Epic S-Works. já ouviram falar a frase “American Dream” ? Então… O Sonho Americano para quem deseja uma das melhores bikes de XC do mundo é produzido pela californiana Specialized.

Dupla da equipe Specialized Racing BR, Alex Malacarne e Gustavo Xavier, no alto do pódio da Brasil Ride Bahia 2021 com suas Specialized Epic S-Works.
Specialized Epic S-Works na cor Vermelho Brilhante

OPINIÃO SEMEXE – POR QUE A EPIC S-WORKS É UMA BIKE DOS SONHOS?

A Specialized Epic S-Works é uma bicicleta de MTB dos sonhos! Possui um conjunto de primeiro mundo, aliando uma configuração campeã. Oferecida pela Specialized com o excelente Grupo SRAM XX1 Eagle de 12 velocidades, possui alguns componentes de baixo peso, como as rodas de carbono Roval Control SL, pesando apenas 1248g, aliado a inovadora tecnologia de suspensão Brain, desenvolvida pela Specialized. Tanto o Brain na suspensão de garfo dianteira, quanto o Brain localizado no eixo traseiro, proporcionam automaticamente ao longo do percurso uma leitura exata do terreno, oferecendo maior grip dos pneus, dando autonomia na pilotagem, uma vez que o atleta não precisa se preocupar em travar ou soltar o sistema de suspensão. Com a tecnologia Brain aplicada na Epic S-Works, o piloto pode se dedicar exclusivamente na estratégia de escolha do melhor trajeto. Sem dúvida trata-se de uma bike para atletas exigentes e entusiastas do MTB que desejam o melhor equipamento que os profissionais de ponta usam. Mas, claramente, é preciso estar disposto a investir um valor acima da média dos preços das bicicletas dos Bikers brasileiros. Para ter uma Epic S-Works você precisa estar em outro patamar!


Fábio Lignani – Especialista Semexe
A suspensão Brain se ajusta entre o modo firme e o ativo mais rapidamente do que a reação humana seria capaz, sem a necessidade de girar nenhuma alavanca, garantindo que a suspensão esteja sempre no modo apropriado para qualquer terreno.

Se vencer não é tudo, estamos fazendo algo errado. Por 20 anos, as Epic levaram mais ciclistas ao topo do pódio do que qualquer outra bicicleta de XC full suspension. Agora, com um amortecedor Brain ainda mais inteligente, mais resistente e responsivo, e um quadro mais rígido e leve, a nova Epic com foco em corridas reduz ainda mais o tempo entre a linha de partida e a vitória.

specialized.com

Diferenciais – Quadro

Segundo a Specialized, o quadro de carbono da nova Epic S-Works 12m, retira mais de 100 gramas do seu antecessor, uma liga de carbono foi adicionada e possui um aumento de 15% na rigidez do triângulo traseiro. O “antigo” quadro FACT 11m encontrado no restante da linha Epic agora corresponde à rigidez e peso do quadro da Epic S-Works anterior.

Atleta brasileiro Alex Malacarne com sua Epic S-Works, durante etapa italiana do Campeonato Mundial de MTB XCO 2021, em Val Di Sole.

O quadro da Epic S-Works possui um Top Tube mais relaxado com ângulo de caixa de direção de 67,5 graus, combinado com um offset de garfo reduzido, maior alcance, hastes mais curtas, rabeira mais curta (Chain Stay) e movimento central mais baixo em 9 mm.

Diferenciais – Suspensão + Brain

Suspensão RockShox SID SL Ultimate BRAIN com curso de 100mm de curso, offset de 44mm, espaçamento 110mmx15mm

Como o Brain Pensa

De acordo com a Specialized, a tecnologia Brain emprega uma válvula de inércia que bloqueia o fluxo de óleo no amortecedor quando fechado, criando uma plataforma de pedal eficiente e firme em terrenos lisos e suaves. A válvula de inércia abre instantaneamente quando encontra uma força de impacto vinda de baixo, permitindo que a suspensão comprima e absorva o impacto. Essa suspensão ativa lhe permite manter o seu ritmo, aumenta o controle, reduz a fadiga e ajuda a alcançar a bandeira quadriculada mais rapidamente.

Brain na Traseira

O Brain está localizado atrás do eixo traseiro, tornando a válvula de inércia mais sensível às forças de impacto. Isso se traduz em uma mudança mais rápida e precisa entre os modos firme e ativo.

Especificações

Grupo de componentes – Drivetrain

  • Movimento central: SRAM DUB, BSA 73mm, threaded
  • Corrente: 32T
  • Pedivela: QUARQ XX1 Eagle Power Meter, Boost™ 148, DUB, 170/175mm, 32T 
  • Cassete: SRAM XG-1299 Eagle, 10-50t
  • Câmbio traseiro: SRAM XX1 Eagle AXS 12V
  • Passadores: SRAM AXS Eagle Controller

Rodas

  • Pneu dianteiro: Fast Trak, Control casing, GRIPTON® compound, 60 TPI, 2Bliss Ready, 29×2.3″
  • Pneu traseiro: Fast Trak, Control casing, GRIPTON® compound, 60 TPI, 2Bliss Ready, 29×2.3″
  • Cubo dianteiro: Roval Control SL, DT Swiss Internals, Ceramic Bearings, 6-bolt, 15mm thru-axle, 110mm spacing, Torque caps, 24h straight pull t-head
  • Cubo traseiro: Roval Control SL, DT Swiss 180 Internals, DT Swiss Ratchet EXP, Ceramic bearings, 12mm thru-axle, 148mm spacing, 24h straight-pull
  • Raios: DT Swiss Aerolite T-head
  • Aro: Roval Control SL, Carbon offset design, 29mm internal width, 4mm hook width, Tubeless ready, 24h

Componentes:

  • Selim: Body Geometry S-Works Power, carbon fiber rails, carbon fiber base
  • Fita de guidão: Specialized Trail Grips
  • Guidão: S-Works Carbon XC Mini Rise, 6-degree upsweep, 8-degree backsweep, 10mm rise, 760mm, 31.8mm
  • Canote: S-Works FACT carbon, 10mm offset, 30.9mm
  • Mesa / avanço: S-Works SL, alloy, titanium bolts, 6-degree rise

Suspensão

  • Garfo: RockShox SID SL ULTIMATE BRAIN, Top-Adjust Brain damper, Debon Air, 15x110mm, 44mm offset, 100mm Travel
  • Suspensão traseira: RockShox-Specialized BRAIN, Rx XC Tune, 5 Position Platform Adjust, Rebound Adjust, Integrated Extension, 265×52.5mm

Frameset

  • Quadro: S-Works FACT 12m Carbon, Progressive XC Race Geometry, Rider-First Engineered™, threaded BB, 12x148mm rear spacing, internal cable routing, 100mm of travel
  • Abraçadeira de Canote: Specialized Alloy, 34.9mm, Titanium bolt

Sistema de freios

  • Freio dianteiro: SRAM Level Ultimate, 2-piston caliper, hydraulic disc
  • Freio traseiro: SRAM Level Ultimate, 2-piston caliper, hydraulic disc

Veja também: