A Bike do futuro existe hoje!

A Bike do futuro existe hoje!

Bicicletas elétricas ou convencionais, são um ótimo custo benefício, melhora significativamente nossa qualidade de vida e certamente é uma das soluções mais viáveis para cidades sustentáveis.

Aliás, quando será esse futuro? Daqui a dez anos? Cinquenta? Não. A bike do futuro é a bike de hoje! Uma bicicleta minimalista com design que lembra as curvas de um hyper-car ou um smartphone hi-tech, ou uma bike que você aperta um botão e ela decola voo, como as naves dos Jetson? Não, meu caro Ciclista. Capacete afivelado e pé no pedal. Bora pedalar que a bike do futuro já existe e ela é muito mais acessível do que você possa imaginar.

Sistema de freios a disco

Os Freios a Disco estão presentes em diversas bicicletas, das urbanas às bikes de Estrada ou MTB de performance e até com opção de ABS. Principal vantagem do freio a disco: ele não entra em contato com o aro da bike e, assim, não o desgasta. Como ele fica no meio da roda, entra bem menos em contato com a água ou terra / lama, sendo mais eficiente do que outros sistemas de freio mais tradicionais, como o Ferradura ou V-break.

Disco de freio traseiro na Scalpel de Henrique Avancini.
  • O Rotor (Disco): existem de diversos tamanhos. Quanto maior o disco maior será a eficiência da frenagem.
  • Manetes de freio: localizados no guidão. É onde apertamos para o acionamento dos freios. Nos modelos de Freio a Disco Hidráulicos (ainda mais eficientes) existe um pequeno reservatório nos manetes, onde passam óleo ou fluidos. Esse líquido passa por uma mangueira e ocorre a frenagem do disco. Já no modelo Freio a Disco mecânico não existe esse reservatório. O acionamento do freio ocorre através de cabos e conduítes.
  • Pinça de freio: essa peça é fixada no garfo ou na suspensão da bike. Quando acionamos os manetes, ele “puxa” o cabo que empurra um pistão que está dentro do caliper, empurrando a pastilha de freio contra o disco, gerando atrito e ocorrendo a frenagem.

Pneus Tubeless

essa tecnologia não utiliza câmaras de ar dentro do pneu. A diferença desse sistema é que  o pneu fica preso diretamente no aro, ao invés da câmara haverá apenas ar e líquido selante, fazendo que o ar não escape pelas extremidades do pneu. O selante é um agente reparador de furos. O funcionamento não é diferente dos pneus tradicionais com câmera. Você apenas infla o pneu através da válvula como outro pneu comum. Atualmente, este sistema de pneu é utilizado por muitos atletas de performance. Mas está disponível para todos.

Pneu Michelin 29X2.35 Force AM Competition possui tecnologia TUBELESS READY

Com o Tubeless, praticamente 500g são eliminadas devido a falta das câmaras de ar. A bike fica mais leve. O ciclista vai poder rodar com uma libragem menor, dando mais tração para a bike. E mesmo que o pneu fure, você não vai precisar trocá-lo, o selante específico para este pneu não deixa o ar escapar e você pode seguir seu caminho sem problemas. 

E-bikes

Os modelos mais recentes ou que serão lançados em breve, prometem uma maior potência com o sistema Pedal Assistido, acima dos 350w, menor tempo de recarga (apenas 3h para carga completa), além de serem mais leves (15kg) e terem maior autonomia (entre 180 até 300km).

Você encontra na Semexe a E-MTB Caloi Elite E-vibe

Cabeamento interno

Swift Racevox Factory 2021 ´é uma bicicleta moderna – cabeamento 100% interno + grupo eletrônico SRAM RED ETAP AXS

Hoje em dia, diversos modelos de bicicletas desde bikes de baixo custo até a alta performance, possuem cabeamentos internos. O cabeamento interno dentro do quadro reduz os custos de manutenção da bike em relação a ter cabos e conduítes expostos a intempéries (sol, chuva e poeira). Também temos um ganho na aerodinâmica, sem os cabos estaremos reduzindo o arrasto aerodinâmico, e por último seria o ganho no quesito estético: uma bike com diversos cabos e conduítes expostos não é nada belo.