Guia Semexe: Tubeless – o que é?
O pneu tubeless é certamente uma das invenções no mundo da bike que veio para transformar positivamente a nossa maneira de pedalar. Conheça!
Todos os anos, a indústria da bike lança novos produtos, alguns vieram para apenas atualizar componentes antigos e poucos realmente superam o modismo e se consolidam no mercado como revolucionários. Os pneus tubeless certamente são uma das invenções mais acertadas na história da indústria da bike nos últimos anos. Bora lá entender o que são e como funcionam!
Sem muito mi mi mi: O pneu tubeless elimina as câmaras de ar da bicicleta, funcionando da mesma forma que um pneu de carro: roda + pneu + ar. Mas claro, vamos mostrar a fundo como isso funciona. E vou adiantar para vocês: é muito bom!
Opinião pessoal: eu tenho uma bike elétrica que uso diariamente para o meu deslocamento; casa – escritório (10km). Uma Caloi E-vibe Easy Rider (super recomendo essa bike por ser ao meu ver um dos melhores custo benefícios de e-bike atualmente). Infelizmente eu tive uma “maré ruim” de furos no pneu traseiro. Após ter que trocar três (3) câmaras de ar em menos de 90 dias após eu comprar a bike (eu rodo em São Paulo, trecho Campo Belo – Vila Madalena) e mais um rasgo no difícil de encontrar, pneu Schwalbe g-one 27,5X2.25, eu parti para um tubeless, Pneu Continental Cross King 27,5 Performance.
O que é o tubeless ?
Tubeless são pneus para bicicleta (diversas modalidades) que não possuem a câmara de ar. A palavra tubeless vem do inglês: tube, seria câmara de ar, e less seria “menos” = menos câmara de ar! Sacou?
E, a diferença para os pneus clássicos ou “normais”, é que o tubeless possui uma estrutura única. Por não possuir câmara de ar, ele precisa ter uma cobertura externa forte. A sustentação se dá por uma junção de componentes de borracha + aço, garantindo uma resistência necessária à pressão do ar. Um líquido selante é adicionado no pneu para garantir que o ar não vaze. O líquido selante irá cobrir pequenos e corriqueiros furos. Agora, se o pneu rasgar… Aí são outros quinhentos.
O tubeless serve para o que?
Resumindo: performance + praticidade + leveza, em suma são essas as principais serventias de um pneu tubeless. Devido a falta da câmara de ar o pneu fica mais leve e com isso o atleta certamente poderá ter uma maior performance. E usando de maneira correta o líquido selante, certamente você não terá problemas com furos durante seus treinos e competições.
Devido a sua estrutura diferenciada é possível identificar se o pneu é ou não tubeless, já que ele é visivelmente (e claro, sentindo a textura do pneu nas mãos) mais flexível. Entretanto, normalmente na lateral da maioria dos pneus costuma vir escrito “Ready for tubeless”o que significa: pronto para tubeless, ou apenas, tubeless.
Selante
Sem usar um bom selante, o pneu tubeless não irá funcionar corretamente. E isso vale para sua aplicação. O selante é líquido e possui o látex como base. Existem muitas marcas no mercado e sempre é bom conversar com o seu mecânico ou um Especialista Semexe para tirar suas dúvidas de qual selante usar.
O selante irá agir rapidamente para reter o ar e reparar a estrutura, caso aconteça algum furo na borracha do pneu. A aplicação pode ser feita de duas formas: pela válvula ou na lateral do pneu.
Realizando a conversão
Após confirmar a compatibilidade do aro e do pneu, chegou a hora da conversão para tubeless. Para isso será necessário:
- álcool isopropílico;
- Válvula especial para tubeless;
- fita de aro;
- seringa para selante (caso prefira);
- selante.
- Primeiro, retire o pneu com cuidado para não danificar a estrutura do aro. Utilize o álcool isopropílico na própria estrutura do aro, deixando agir por cerca de 10 minutos. Depois, aplique a fita. O ideal é que ela esteja centralizada. Evite deixá-la enrugada. Com a ajuda de uma faca, faça um furo no local exato da válvula.
- Após o procedimento, comece a instalação do pneu e encha de acordo com as recomendações do fabricante. Depois esvazie e inicie o processo de aplicação do selante.
- Utilizando uma seringa ou o próprio frasco do produto, coloque a quantidade recomendada pelo fabricante do selante. Em seguida, encha o pneu com uma bomba de alta pressão e verifique se o selante está devidamente distribuído, girando a roda. Verifique a pressão do pneu em sua lateral e siga corretamente a recomendação do fabricante.
Quando substituir o selante
É a mesma lógica de um pneu comum com câmara de ar. Quanto mais quilómetros você rodar, mais rápido terá que trocar. Com o selante é mesma lógica, que vai naturalmente acabando conforme o uso.
Porém, é possível SIM perceber quais furos foram vedados pelo selante, pois o processo gera uma pequena elevação para fora da borracha (nada muito grande). Após 90 dias +- (caso você use a bike com regularidade), fique de olho para perceber se existem muitas dessas pequenas elevações. Se a resposta for positiva, chegou a hora de trocar o seu selante.
A maioria dos fabricantes de selante, seja importado ou nacional possui um consenso: A permanência máxima do selante no pneu não deve ultrapassar os 6 meses de uso. Isso também vale para quem não utiliza a bike com tanta frequência.
Dica importante: Para realizar a troca do selante antigo é necessário abrir o pneu (retirar ele do aro) e tirar o antigo selante, que estará seco, com uma coloração mais amarelada. Não esqueça de raspar completamente o produto antigo, para só depois aplicar o novo. Caso o pneu não tenha nenhum rasgo, você só gastará com o valor de um novo selante =) Bom, não?!
Benefícios do tubeless
- Tchau, tchau, furos: a maioria dos ciclistas que utilizam pneus tubeless afirmam: não percebem quando furam o pneu! Perfurações até 3mm são quase que 100% garantidas de vedação com o selante é bem instalado. Ou seja, não serão pequenos pregos, vidros ou pedrinhas que vão atrapalhar o seu pedal!
- Pneu com melhor aderência: o pneu não precisa estar inflado ao seu máximo, devido a pressão estar mais baixa. Com isso, teremos uma maior aderência do pneu no chão. Maior aderência do pneu = mais conforto.
- Menor peso: sem câmara de ar e com menor pressão você tem menos peso na roda. Quem busca performance ou participa de competições vai acabar se rendendo ao tubeless.
12 comentários sobre “Guia Semexe: Tubeless – o que é?”
Comentários estão encerrado.