5 tendências para Bikes de Gravel em 2022
Primeiramente, o mercado de Gravel tem crescido em todo o mundo. A notícia de que em 2022 teremos um campeonato mundial da modalidade, organizado pela UCI, certamente movimentou os fabricantes de bicicleta para desenvolver novos componentes e acessórios específicos para essas bike que são tão versáteis, seja no cascalho, terra batida ou no asfalto.
Tendências para Gravel em 2022
1. Suspensão para Gravel
Iniciamos nossa lista com três palavras simples que, por si só, são bastante inocentes. Mas, quando juntas e expostas publicamente aos olhos dos ciclistas mais exigentes, podem criar um turbilhão de discussão e polêmicas nos comentários… Suspensão em Gravel!
Sim, cada vez mais bicicletas de Gravel estão chegando com uma suspensão específica, o que, na visão não totalmente injustificada de muitas pessoas, as transformam em bicicletas de MTB.
Nos últimos 2 anos, tem havido um considerável número de lançamentos de componentes com o objetivo de fornecer mais conforto para o ciclista que pedala uma bike de performance. Alguns permaneceram por aí; dois exemplos: o Garfo Cannondale Lefty Oliver (suspensão de garfo com 30mm de curso) e o Specialized Future Shock (pequena suspensão posicionada acima do avanço) são dois exemplos importantes – enquanto outros não.
E aí, qual a sua opinião sobre uma Bike Gravel com suspensão no garfo?
2. Gravel Race bikes
Conforme as bicicletas Gravel vem se tornando cada vez mais popular, o mesmo ocorre com as competições da modalidade. Provas como a já tradicional Unbound Gravel, em Emporia, no Estado do Kansas nos EUA, ou a Gravel Brasil Ride, agora com o nome de Diverge Gravel Race para a edição de 2021, estão atraindo atletas profissionais de todo o mundo, bem como centenas de amadores em busca de um desafio sério.
Bicicletas como a Cervélo Áspero, ou a recém lançada Specialized Crux, são exatamente o tipo de máquina que você pode ver vencendo competições, inclusive as novas provas da UCI que estão por vir em 2022.
3. Espaço para pneus cada vez mais largos
Existem muitos benefícios em ter um pneu mais largo em sua Gravel ou bike de Estrada.
Os pneus mais largos, acima de 30mm, podem adicionar conforto extra, reduzir as chances de furos e, em alguns casos, rodar até mais rápido do que pneus mais estreitos.
Bicicletas Gravel são bem versáteis e com pneus mais largos, 40mm ou até 45mm por exemplo, o ciclista poderá rodar com mais facilidade em terrenos mais acidentados. E claro, com muito mais conforto.
4. vestuário específico para Gravel
O mundo Gravel tem muito estilo. Ele tem o suas próprias cores, formatos e cada vez mais adeptos por parte dos ciclistas.
Algumas marcas internacionais como a Specialized, Rapha e Morvelo Overland, já possuem linhas de acessórios e vestuários específicos para atletas de Gravel. Essa é uma tendência que veio para ficar. O mundo Gravel tem sua tribo!
O vestuário Gravel prioriza o conforto, a praticidade e o corte casual em detrimento do desempenho total.
5. Eletrificação no Gravel
Grupos eletrónicos e bikes elétricas serão cada vez mais comuns encontrarmos nas estradas de terra batida mundo afora. Bikes E-Gravel também já são uma realidade e estão presentes em competições.
28 comentários sobre “5 tendências para Bikes de Gravel em 2022”
Comentários estão encerrado.