Inédito: Tour de France Feminino 2022 terá largada na Champs – Élysées

Inédito: Tour de France Feminino 2022 terá largada na Champs – Élysées

Finalmente teremos a volta do Tour de France Feminino! A edição da grande volta feminina foi apresentada ao público na última semana pelos organizadores do evento (A.S.O – Amaury Sport Organisation), em Paris.

A largada do Tour de France Femmes 2022 ocorrerá em uma cidade muito simbólica para o ciclismo mundial: Paris, mais precisamente na famosa avenida Champs-Élysées. Esse é o local onde habitualmente termina a prova masculina. O Tour de France Femmes 2022 tem início marcado para o dia 24 de julho de 2022 e terminará em 31 de julho com uma etapa de montanha no topo de La Planche des Belles Filles. O evento feminino terá a presença de 22 equipes com 6 atletas cada, totalizando 132 ciclistas.

Fazendo uma relação com a prova masculina; Os homens saem em busca da famosa Maillot Jaune (Camisa Amarela do líder da prova), no dia 01/07/2022, com largada prevista para ocorrer em Copenhagen na Dinamarca, e finalizando a Glória Eterna do Tour, no dia 24/07/22 na mesma avenida Champs-Élysées, Paris. Ou seja: a largada das mulheres ocorrerá no dia da chegada dos homens. Uma boa estratégia de marketing para atrair público e patrocinadores? Veremos!

Pelotão feminino na Avenue des Champs-Élysées, Paris. Muito chique. Puro glamour!

Lembrando: tivemos Tour de France Feminino entre os anos de 1984 – 1989. Principalmente por motivos econômicos / financeiros, a prova feminina não teve continuidade e o sucesso da edição masculina. A empresa que atualmente organiza o Tour de France, A.S.O, também é responsável por diversas provas para mulheres, e focou nos últimos anos em competições de um dia para o ciclismo feminino; La Flèche Wallonne, Liège-Bastogne-Liège e a famosa La Course. Em 2021 a A.S.O também realizou pela primeira vez a Paris-Roubaix Feminina, vencida de maneira heróica pela inglesa Elizabeth Deignan, da equipe Trek-Segafredo.

Ficou interessado em ter uma Bike de Estrada? Ou pretende dar um belo Upgrade na sua Speed? Na Semexe você vai poder pesquisar modelos e preços e escolher sua bicicleta com procedência verificada e todo apoio dos nossos experts para tirar suas dúvidas.

Elizabeth Deignan pilotando sua Trek em região de paralelepípedos durante a Paris-Roubaix 2021.

Falando em € Euros… e desigualdade

O novo evento contará com um montante de 250.000 euros em prémios, incluindo 50.000 euros para a vencedora. Um valor superior ao das corridas masculinas de uma semana (o montante total em Euros que foi distribuído na Paris-Nice 2021 atinge, por exemplo, 144.300 euros, incluindo 16.000 euros para o vencedor), mas muito inferior ao do Tour de France masculino, onde o vencedor receberá dez vezes mais (500.000 euros), o segundo classificado 200.000 euros e o terceiro com 100.000 euros. Sobre a transmissão do evento: até agora foi confirmada a transmissão de 2h diárias ao vivo da prova feminina na France Télévisions, emissora pública francesa e em canais internacionais parceiros. Porém, os canais de outros países não foram divulgados pela assessoria de imprensa da A.S.O .

As tradicionais camisas coloridas do Tour serão confeccionadas pela italiana Santini. O líder do Tour na classificação geral recebe a mais desejada, a camisa amarela. O Líder da classificação por pontos após cada etapa recebe a camisa verde – normalmente usada por Sprinters. Já o Rei / Rainha da Montanha, aquele que “subiu mais rápido” recebe a camisa branca com bolinhas. A camisa branca é cedida ao mais rápido atleta com menos de 26 anos.

Voltando ao Tour de France Femmes 2022, as mulheres vão percorrer cerca de 1.029 km, divididos em oito etapas. Destaque-se a quinta etapa, que será a mais longa com 175 km (Bar-le-Duc > Saint-Diédes-Vosges) e a última – oitava, que conta com a dura subida de Super Planche de Las Belles Filles, somando 1.140m de altimetria com até 8,7% de inclinação e um total de 123km. Detalhe: O Tour feminino serão 8 dias seguidos de provas, sem dias de descanso. Na prova masculina em 2021 tivemos 21 etapas (21 dias) totalizando três semanas com apenas 2 dias de descanso. Em 2022 a prova masculina também terá 21 etapas com 2 dias de descanso, sendo o primeiro entre a 9ª e 10ª etapa no dia (11/07) em Morzine Les Portes du Soleil, e o segundo dia de descanso será em Carcassone dia 18/07. O Tour de France Femmes 2022 irá percorrer três regiões da França: Île-de-France, Grand Est e Bourgogne-Franche-Comté.

Confira as etapas do Tour de France Femmes 2022

Opinião: Uma brasileira que mora e pedala na França

Maria Clara é Paulistana e mora em Toulouse, na região dos Pirineus, no Sul da França, trabalha como Business Development manager, no ramo da aviação, desde 2017. Maria costuma pedalar 3 vezes por semana, cerca de 40km com sua Bike de Estrada na região do Canal du Midi, que possui um total de 240Km ligando o Mar Mediterrâneo até o Oceano Atlântico.

Conversamos com a brasileira que contou sua opinião de como foi a recepção por parte das mulheres sobre a volta do Tour de France feminino:

“Eu fiquei muito feliz com o retorno do Tour de France Femmes e certamente as francesas também!
Até porque o esporte tem ganhado cada vez mais adaptas aqui na França onde o ciclismo é super tradicional e praticado por muitas pessoas.
É legal de pensar que essa notícia tenha vindo em um momento em que o mundo vem discutindo sobre igualdade entre homens e mulheres.
Obviamente o nível de dificuldade da prova masculina não é a mesma da feminina. Mas, o mais importante é ter um espaço para as mulheres se expressarem e poderem praticar o esporte em altíssimo nível. “

Opinião: Gisele Gasparotto – Lulu Five

“A Volta do Tour de France Feminino é um marco histórico para o ciclismo, não só para as mulheres, mas para o esporte em geral. Aliás, estava passando da hora. O número de mulheres praticando ciclismo só tem aumentado, e muitas querem competir em provas que sejam exclusivas para mulheres. Ainda existe um abismo entre Masculino & Feminino, mas com muita luta estamos no caminho certo. A gente ainda tem muito o que conquistar mas também é preciso celebrar o momento e certamente o Tour de France Feminino é uma conquista para cada uma das mulheres que pedalam no Brasil e mundo afora. Riding to empower!

Gisele Gasparotto – Ciclista profissional desde 2006 e fundadora do time Lulu Five.

Pensando em fazer um Upgrade de rodas na sua Bike de Estrada? Encontre na Semexe a roda de carbono ideal para sua bike virar um foguete!

Veja também:

11 comentários sobre “Inédito: Tour de France Feminino 2022 terá largada na Champs – Élysées

  1. Pingback: ป้าย
  2. Pingback: 무료웹툰
  3. Pingback: polaris
  4. Pingback: ks quik

Comentários estão encerrado.