Você cuida do seu corpo e bike?

Você cuida do seu corpo e bike?

Tanto você, quanto sua bike precisam de cuidados especiais para evitar lesões e equipamentos quebrados. A gente sabe que é difícil saber tudo que é preciso para se manter em dia com seu corpo e seu equipamento.

Então preparamos uma matéria listando os principais serviços necessários e recomendados para você ficar em dia com seu corpo e equipamento.

Mecânica e manutenção.

Extremamente importante, para você garantir que seu equipamento funcione de maneira correta e dure mais.

“Diferentes modalidades de ciclismo exigem manutenções específicas e com diferentes regularidades. Por exemplo, se você pedala muito na chuva ou na lama, ou mora perto da praia, a lavagem da bicicleta é muito relevante para evitar a oxidação dos componentes. Em uso em trilhas, é importante verificar mais constantemente alinhamento das peças e apertos/folgas e verificar o estado as suspensões. Rodas desalinhadas podem desgastar de maneira desigual outros componentes, como pneus e sapatas de freio. Para uma bicicleta de médio uso, é recomendável que se faça uma revisão com lubrificação completa pelo menos uma vez ao ano. Para as de uso intenso ou de performance/competição, isso deve ser feito a cada seis meses ou menos. Além de garantir uma melhor durabilidade das peças, a manutenção da sua bike em dia também oferece uma pedalada mais segura e agradável.” – Marcella Olinto, especialista em mecânica

Nutrição voltada para o ciclismo

A alimentação correta é fundamental para qualquer atleta. No ciclismo a alimentação vai além das refeições. É muito comum e altamente recomendado que durante as provas mais longas você se alimente durante a prova.

O Ciclismo em geral é um esporte que exige muito do corpo, tanto durante as provas quanto nos treinos. Normalmente com percursos que chegam aos 3 dígitos de quilometragem, é essencial que o atleta se alimente em determinados momentos dos treinos ou provas. O sugerido é se alimentar com géis ou frutas a cada 30 ou 40 minutos de prova.

As refeições pré e pós-provas, devem ser compostas em sua maioria por carboidratos. Então pode usar e abusar das macarronadas e massas.

Recovery esportivo

O recovery é basicamente o uso de práticas para restauração da musculatura antes e depois de provas ou treinos mais intensos. A Crio imersão, imersão em banheiras de água fria e botas de compressão estão entre as mais praticadas.

“Sobre o famoso “recovery” pós prova, destaca-se o efeito a curto prazo do bem estar do atleta. Esta é a finalidade das muitas condutas empregadas com frequência na prática clínica de fisioterapeutas, massoterapeutas e preparadores físicos. Após um treino de alta intensidade, a resposta muscular imediata tipicamente é caracterizada por fadiga com consequente diminuição da capacidade de realização de tarefas em comparação com os níveis prévios ao treino. Ou seja, espera-se isso e devemos considerar esta resposta como plausível ao treinamento. Desta forma, condutas que objetivem a liberação miofascial, (massagem), crioterapia (gelo por imersão ou focal) e compressão intermitente proporcionada por botas especializadas ou manualmente por um profissional, proporcionam este alívio destas estruturas previamente exigidas em uma determinada função. Isso vale para múltiplas modalidades, porém sendo frequentemente empregado em corredores e eventos de corrida. Não há constatação na literatura sobre os efeitos focais e sistêmicos fisiológicos em relação ao rendimento, entretanto, relacionado ao bem estar do atleta, o relato geralmente é de sensação de alívio. “Deu uma soltada!” Os recursos são diversos e podem variar em duração e técnicas de aplicação. Válido lembrar, que em condições dolorosas que perduram e/ou até mesmo incapacitam o atleta, a consulta à um profissional especializado se torna pertinente” – Eduardo Pena, especialista em Ortopedia e traumatologia.

Todos esses serviços e muitos outros você encontra em : https://www.semexe.com/servicos/

12 comentários sobre “Você cuida do seu corpo e bike?

  1. Pingback: PG
  2. Pingback: jazz piano
  3. Pingback: helpful resources
  4. Pingback: blote tieten

Comentários estão encerrado.