Onde pedalar em São Paulo – Zona Sul

Onde pedalar em São Paulo – Zona Sul
O time da Semexe traz neste artigo alguns dos principais pontos da Zona Sul da capital paulista para quem quer pedalar.

Bora pedalar!

Onde pedalar em São Paulo? Em primeiro lugar, todos nós estamos cientes de que pedalar faz bem para o nosso corpo, alma e cabeça. Porém, se pudermos pedalar com segurança, em locais adequados e com boas campainhas será ainda melhor, correto? Sim! Portanto venha conosco conhecer alguns dos melhores points para o seu próximo pedal na Zona Sul da maior metrópole da América Latina. Aqui é Sampa, mêo! 

Seja qual for o nível do seu pedal, ou o seu “pisante”, do tênis à sapatilha, a Zona Sul de São Paulo é gigante e está apta a receber desde ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, assim como turistas, entregadores de app de alimentação, esportistas de final de semana, famílias que querem apenas soltar as pernas na bike e se divertirem, até atletas profissionais que buscam realizar treinos pesados e atingir altas velocidades. Coloque o seu capacete, vá girar o pedivela e liberar endorfina. Sem dúvida, o pós-treino pode ser “um chopps e dois pastel”.  

Enfim, a cidade de São Paulo possui 684,0 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 651,9 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 32,1 km de ciclorrotas. (fonte: Companhia De Engenharia de Tráfego – CET). Ainda não sabe onde pedalar em São Paulo? Aqui você vai descobrir!

Ciclovia Av Paulista 

Ciclovia na Av. Paulista. Rota é utilizada por todos os tipos de ciclistas. Desde entregadores de app, passando por turistas aos Paulistanos que utilizam a Bicicleta como meio de transporte.

A ciclovia da principal avenida da capital, a Av. Paulista, no coração da cidade, possui uma extensão de 2,7km interligando os bairros da zona Oeste e Centro à zona Sul. O trecho tem início na Praça Oswaldo Cruz e término na Avenida Angélica, passando por diversas ruas com ciclofaixas conectoras para outras rotas, como as ruas Domingos de Moraes, Vergueiro, Abílio Soares, Pamplona, Haddock Lobo, Frei Caneca e Bela Cintra. Além disso, vale lembrar que aos domingos a Av. Paulista abre suas faixas de automóveis para os pedestres (8h-12h), que têm livre circulação e tornam o local mais um “parque” para a cidade. 

Fique atento aos semáforos, sinalizações, pedestres e outros ciclistas que compartilham a ciclovia. E não se esqueça: Sempre use capacete!

Ciclovia Novo Rio Pinheiros 

Onde pedalar em São Paulo? A Ciclovia Novo Rio Pinheiros é repleta de belos cenários para registros fotográficos.

A principal ciclovia da cidade de São Paulo foi inaugurada no ano de 2010 e possui atualmente 21,5km de extensão total. Desde março de 2020 a estrutura é administrada por uma empresa privada (Farah Service) e possui diversos apoiadores para sua manutenção (Santander, Strava, SmartFit, Caloi, entre outros). 

Reinaugurada oficialmente em dezembro de 2020, depois de importantes reformas; recapeamento, pintura das pistas, sinalização, manutenção de pontos de apoio, limpeza e jardinagem, a “Ciclo Capivara”, como é conhecida pelos mais antigos, tem recebido cerca de 100 mil usuários por mês entre esportistas, Grupos de Pedal, Assessorias Esportivas entre outros ciclistas. Como resultado de uma obra de expansão da malha metroviária, a Ciclo possui um ponto de interdição na região da Ponte Estaiada. Ao todo, existem seis acessos: rua Miguel Yunes, entre as estações da CPTM – Jurubatuba e Autódromo, Estação Jurubatuba, passarela da EMAE, que já existia, e estação Santo Amaro, parte Sul, além das entradas da estação Vila Olímpia, passarela do Parque do Povo (Ponto de Encontro de ciclistas) e ponte Cidade Universitária, na parte Oeste da Ciclo. 

Trecho da “Ciclo”com a nova Iluminação de LED. Gazela Fotos

Como resultado após as significativas melhorias implementadas, a Ciclovia Novo Rio Pinheiros tem se destacado como importante local para prática esportiva, deslocamento e, também, para passeios em família, tendo inclusive áreas para crianças aprenderem a pedalar e parquinho para diversão em todas as idades. A princípio, a iluminação da Ciclo está sendo implementada (lâmpadas inteligentes de LED), o horário de funcionamento atual é das 5h30 às 18​h30​​. 

No último dia 31 de julho, a segunda fase do sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros foi implementada, totalizando 10 quilômetros com 390 pontos de iluminação LED e tecnologia Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota. Portanto, os ciclistas terão mais segurança para pedalarem à noite, permitindo a reabertura da ciclovia no período noturno. 

A partir do dia 17 de agosto, os ciclistas podem entrar na ciclovia até 23h e permanecendo até meia-noite.

O horário mais “livre” e recomendado para quer quer treinar na Ciclovia é bem cedinho; 5h30-9h. Após esse horário e principalmente nos finais de semana, à Ciclovia fica com um maior fluxo de ciclistas que buscam a pista para lazer.

Além disso, os ciclistas também têm à disposição seis pontos de apoio (Miguel Yunes, Vila Olímpia, Santo Amaro, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré) com banheiro, bebedouro, atendimento, além de novos cafés, vending machines e até chuveiros distribuídos ao longo do percurso. 

O Parque Bruno Covas possui pista compartilhada para ciclistas e corredores. Gazela Fotos

A Ciclovia Novo Rio Pinheiro ganhará ainda em 2021 uma interligação com o recém-anunciado Parque Linear Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros, que terá uma extensão total de 17km. A primeira fase será entregue ainda este ano, com 8km de extensão, contudo o local será compartilhado para a prática de ciclismo e corrida. Os 9km restantes estão previstos para 2022. Certamente com a conclusão do Parque Bruno Covas o ciclista Paulistano terá mais uma boa alternativa de local bem arborizado para pedalar na Zona Sul. Por fim, vale lembrar que o ciclista pode encontrar diversos moradores “especiais”na Ciclovia, como as famosas e fofas Capivaras, aves, cachorros, gatos entre outros animais que são cuidados pelo projeto CAPA (Centro de Apoio e Proteção Animal)

Capivara tomando sol na “Ciclo Capivara”. Foto: Danilo Alvesd

Parque Ibirapuera  

Desde o dia 20 de outubro de 2020 o Parque do Ibirapuera é administrado pela empresa Urbia. Diversas melhorias de zeladoria foram implementadas no principal Parque da Cidade de São Paulo.

Acima de tudo, o Parque do Ibirapuera é um belíssimo património do Paulistano e também o principal parque da cidade, mas ele não é apenas grande, o “Ibira” é o Parque mais visitado da América do Sul. Estima-se que receba entre 12 e 14 milhões de visitas por ano. Sua área total chega aos impressionantes 1.584.000m², ou 1,58 km2 ou 158 hectares. O amplo horário de funcionamento, das 5h00 às 0h00, atrai muitas pessoas para visitação cultural e claro, praticar esportes. 

Um dos principais cartões postais da cidade, possui cerca de 3km de ciclovia com iluminação, passeios, lanchonetes e diversas opções de lazer para todas as idades. Dentro do parque você pode visitar a Oca, o Museu de Arte Moderna – MAM e o Planetário do Ibirapuera, por exemplo. É mais indicado para quem quer passear, uma vez que o local costuma ter um número grande de visitantes, inclusive crianças. 

Mapa da Ciclovia dentro do Parque do Ibirapuera

Também vale destacar que o Parque Ibirapuera tem pontos para aluguel de magrelas dentro de sua área, nos mais diversos modelos (individual, infantil, família, entre outros). Se você está entre 5 a 15km do parque, vir até o Ibirapuera de bicicleta é uma excelente escolha. Veja no mapa acima onde você pode usar. Conforme a administração do Parque recomenda, fica proibido andar fora da ciclovia em qualquer área verde ou de terra. Em conclusão, use sua bike no “Ibira” mas lembre-se que você irá encontrar pessoas e famílias que estarão realizando diversas atividades de lazer no Parque. Sempre é bom respeitar o próximo!

Parque do Povo

Mapa da Ciclovia do Parque do Povo.

Localizado no bairro Itaim Bibi, o Parque do Povo foi inaugurado em 2008, fica aberto das 6h00 às 22h00 e tem uma pequena ciclovia, de 1,3km. Ainda assim se destaca pela segurança oferecida e estrutura de lazer completa para a família. Por conta da sua boa iluminação, é frequentemente usada por ciclistas à noite. Ao seu lado possui um acesso à Ciclovia Novo Rio Pinheiros, sendo assim um importante ponto de conexões para pedaladas na capital. 

Parque das Bicicletas

Parque das Biciclietas é focado em lazer mas também encontramos uma pista Pump track para os amantes do Ciclismo BMX.

Antes de mais nada, o nome desse parque é muito bom! Ideal para os iniciantes que buscam um local seguro e tranquilo para pedalar, o Parque das Bicicletas, entrada pela rua Iraé, no bairro de Moema, próximo às avenidas Indianópolis e Ibirapuera, funciona das 6h às 22h, e recentemente ganhou uma pump track, uma pista de asfalto que consiste em um percurso de “lombadas” possibilitando a aceleração da bicicleta sem utilizar os pedais, característica da modalidade Ciclismo BMX. O Parque das Bicicletas se destaca por oferecer um percurso muito bom para as famílias com crianças pequenas, nesse sentido, tendo bem menos movimento que os demais parques da região, e áreas para piquenique e descanso, além de ótima área arborizada. Portanto, se você busca lazer com a sua magrela, vá ao Parque das Bicicletas.

USP – Cidade Universitária

Rotatória “Bolinha”é um dos locais mais procurados pelos ciclistas para treinos específicos com uma Speed Bike.

Localizada na zona Sudoeste da capital, a Cidade Universitária é uma verdadeira cidade dentro da cidade de São Paulo. Com área de mais de 3 milhões de metros quadrados, tem prefeitura própria, longas avenidas e circulação diária de aproximadamente 100 mil pessoas, principalmente estudantes. Atrai muitos ciclistas com bikes Speed, devido aos cerca de 60km de ruas dentro do campus com destaque para a tradicional “pista” da Raia Olímpica, ou o “Bolinha”, rotatória onde os ciclistas fazem treinos intervalados e de pelotão. Para quem quer encarar subidas definitivamente o destino será à Rua do Matão.  

Entretanto, por conta de incidentes que aconteceram no passado, os horários para treinamentos dos ciclistas dentro da Cidade Universitária foram limitados às terças, quintas e sábados, das 4h30 às 6h30. 

Ciclofaixas 

6,5 mil ciclistas passam diariamente pela Ciclovia da AV. Faria Lima.

Criadas pensando principalmente nos deslocamentos pela cidade, a ciclofaixas hoje em dia são importantes locais para quem gosta de andar de bicicleta. A estrutura cicloviária da Av. Faria Lima conta com cerca de 18 quilômetros de extensão, considerando seu eixo principal e as conexões, interligando o Parque Ibirapuera ao Parque do Povo e Parque Villa Lobos, na zona Oeste, por exemplo. Em média, passam diariamente pela ciclovia da Avenida Faria Lima mais de 6,5 mil ciclistas, registrando em 2019 mais de 2 milhões de passagens. Aos domingos, essas conexões são ampliadas com as ciclofaixas de lazer, oferecendo ainda mais possibilidades para os ciclistas. 

Mapas de calor mostram os locais preferidos dos ciclistas 

Mapa de calor do Strava na região Zona Sul da cidade de São Paulo.

heatmap (mapa de calor) do Strava é ótima referência para quem busca locais para pedalar, em qualquer lugar. Na zona Sul de São Paulo aparecem com destaque a Ciclovia Novo Rio Pinheiros, a USP, o Parque do Ibirapuera e as ciclofaixas da Av. Faria Lima e av. Paulista. Lembrando que quanto mais forte a cor do traçado, maior o nível de “calor”, ou seja, maior o número de passagens de ciclistas pelo local. 

Como se alimentar antes do seu Pedal?

Leia nosso texto sobre os alimentos mais indicados para o seu Pré Treino, Durante e Pós Treino.

GRUPOS DE PEDAL

Onde pedalar em São Paulo? Os grupos (gratuitos) de pedalada são muito característicos em São Paulo. Reunimos alguns exemplos de grupos abaixo & Assessorias na região da Zona Sul* 

*Todos os horários estão sujeitos a alterações. Sugerimos consulta nos links e conversar com os responsáveis dos grupos para eventuais atualizações e informações. 

Moema – New Bikers 

Quando? Terças e quintas (intermediário), às 21h 

Local: Igreja de Moema 

Domingos (iniciante), às 9h 

Local: Praça Pereira Coutinho 

Itaim Bibi Bike Velo – Bike Club SP

Quando? Segundas (avançado) e quintas (passeio), às 21h 

Local: Rua Ribeirão Claro 26, Itaim Bibi 

Jardins – Bike n Beer 

Quando? Terças (intermediário 25/30km), às 21h20 

Local: Alameda Lorena, 200 

Quando? Quintas (avançado 45/60km), às 21h20 

Local: Clube Paulistano 

Vila Nova Conceição – Corrente do Pedal Bikers 

Quando? Segundas, quartas e quintas (intermediário), terças (avançado e leve), às 21h, além dos domingos (intermediário), às 9h30 

Local: Parque das bicicletas, na Avenida Iraé x Avenida Indianópolis 

Santo Amaro – Total Bike 

Quando? sábados (intermediário), às 8h30 

Local: R. São Sebastião, 454 

Grajaú – Amigos do Pedal Zona Sul 

Quando? Terças (Pedal Intermediário), Quintas (Pedal Iniciante) e Sextas (Pedal Avançado), com saída às 20h 

Local: Posto Shell do Parque das Árvores – Próximo ao Terminal Grajaú – Av. Senador Teotônio Vilela, 3347 

Santo Amaro – Total Bike 

Quando? sábados (intermediário), às 8h30 

Local: R. São Sebastião, 454 

Interlagos – Terrara Bikers 

Quando? terças e quintas (intermediário), às 20h; domingos (iniciante), às 7h30 

Local: Av. Interlagos, 4.455 

Assessorias de pedal

Assim como as assessorias de corrida, as assessorias de pedal são cada vez mais comum no mundo do ciclismo em São Paulo. Selecionamos abaixo algumas assessorias de pedal para você poder aprender e desenvolver melhor o seu ciclismo. Onde e como pedalar em São Paulo? Com uma assessoria você terá um suporte para pedalar de maneira mais eficiente e segura.

RF Performance: Treinos na Cidade Universitária, Ciclovia Novo Rio Pinheiros, Pico do Jaraguá. Contato: 11-94764-8792. campos@2512@msn.com

RunFun: Treinos na Cidade Universitária, Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Contato: 11-99659-9270

Benevita Wellness Assessoria: Treinos na Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Contato: 11-3071-0455.

Velo 48: Treinos na Cidade Universitária e na Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Contato; Sandra: 11-99191-4737.

Lobo Assessoria: Treinos na Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Contato: 11-93236-8112.

VHE Pro: Treinos na Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Contato: 11-98061-4404. vhestevinho@gmail.com

LULU FIVE: Assessoria focada em Mulheres. Treinos na Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Contato: 11-99128-2982. contato@lulufive.com.br

Nicole Dayan Assessoria -Ciclismo outdoor/indoor: Especializada em treinamentos de Rolo Indoor. Contato: niki.dayan@gmail.com

Colaboração: Luís Schlindwein Garcia

10 comentários sobre “Onde pedalar em São Paulo – Zona Sul

  1. Pingback: Browning Guns USA
  2. Pingback: winter cafe jazz
  3. Pingback: 무료웹툰
  4. Pingback: lsm99live.com
  5. Pingback: pod
  6. Pingback: post

Comentários estão encerrado.